Sem fraudes, Enem termina com 27,9% de abstenção

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2012 às 07:20

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, revelou os números do balanço inicial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Com dados preliminares, o ministro afirma que o exame aconteceu dentro do esperado e que nenhuma fraude foi registrada. Foram 4,17 milhões de participantes, com índice de abstenção de 27,9%. Considerada uma “operação logística complicada” pelo ministro, a realização do exame contou com 15.076 locais de prova, em 1.615 municípios do Brasil.

Para Mercadante, o Enem 2012 pode ser simbolizado pela estudante Pâmela Oliveira, do Mato Grosso do Sul, que deu à luz no banheiro da Escola Estadual Catarina de Abreu, um pouco antes do início da prova. O bebê passa bem e já tem nome – Everton – em homenagem ao irmão da mãe.

O ministro ligou para a estudante, avisando que ela teria direito de fazer nova prova, nos dias 4 e 5 de dezembro, quando o exame será aplicado em unidades prisionais e socioeducaticas. “Ela simboliza o Enem. Enquanto pessoas como ela aproveitam a oportunidade de realizar o exame para entrar no ensino superior, outros não têm essa seriedade“, comentou, falando sobre o boato que percorreu as redes sociais sobre a possível anulação da prova, no sábado (3). O boato teve origem em Campinas, município de São Paulo.

“Identificamos a origem do boato, entramos em contato com a Polícia Federal. A Delegacia de Crimes Eletrônicos vai concluir o processo. Esse tipo de irresponsabilidade gera uma insegurança. Precisamos melhorar a legislação penal, para tipificar esse caso como crime“, destacou. Mercadante ainda falou sobre a importância do exame na vida de muitos jovens. “A universidade muda a vida da gente, é um ritual de passagem, que não pode ser fragilizado por quem quer que seja. Foi um movimento muito irresponsável.” (do NE-10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários