Sem água nas torneiras, moradores de comunidade rural de Petrolina reclamam da conta

por Carlos Britto // 23 de agosto de 2021 às 07:26

Foto: divulgação

Localizada a 45 km de Petrolina, a comunidade rural de Terra Nova vem há muito tempo sofrendo com a falta d’água nas torneiras dos moradores, chegando a durar até 20 dias. Uma das comunitárias, Maria Madalena de 59 anos, nascida na comunidade, não contém sua insatisfação. “É motivo de muita revolta ver a rede de água passar no seu terreiro e a Compesa não fornecer sua água, e a gente tendo de pagar para ter água em carro-pipa”, lamenta.

Em Terra Nova constam aproximadamente 400 imóveis. O povoado  está às margens da BR-407, onde fica a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro do Crioulo (também na zona rural), que abastece Pau Ferro, Rajada, Afrânio e Dormentes.

Segundo os moradores, a Compesa tem se negado a fornecer água diariamente, mas a conta permanece com valores absurdos, e ainda há imóveis sem hidrômetro, o que favorece o desperdício de água,  prejudicando assim os demais moradores que residem na parte final de algumas vias.

O ouvidor da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), Pedro Caldas, esteve acompanhado do vereador Marquinhos de Rajada e do gerente regional da Secretaria de Governo, Rogério Passos, que se prontificou em passar o relatório ao diretor-presidente da Armup, Rubem Franca, a fim de buscar uma solução junto à Compesa.

É inadmissível morar às margens do Rio São Francisco e constatar que ainda muitos irmãos do interior não dispõem de água tratada. Não podemos aceitar que os governos levem água da transposição para o Ceará e a Paraíba, enquanto Terra Nova, Curral Queimado e os Assentamentos Lyndolpho Silva e Nossa Senhora de Fátima não tenham água tratada todo dia em suas torneiras”, criticou Pedro Caldas.

Apoio

O vereador Marquinhos de Rajada também se colocou à disposição da comunidade de Terra Nova e demonstrou confiança na aprovação do projeto de lei do Poder Executivo, que pretende municipalizar o sistema de água e esgoto da cidade. O presidente da Associação de Moradores de Terra Nova acredita que agora a comunidade ganhou um aliado para buscar solucionar esse problema. A reportagem do Blog vai entrar em contato com a assessoria da Compesa sobre o assunto.

Foto: divulgação

Sem água nas torneiras, moradores de comunidade rural de Petrolina reclamam da conta

  1. disse:

    Bota no pau aqui na região de Rajada não sai água o agricultores joga na justiça e está tirando 6 mil e ainda recebe uma carrada de água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários