Segurança para segundo turno será reforçado neste fim de semana

por Carlos Britto // 30 de outubro de 2010 às 08:36

Para garantir a segurança e a lisura do 2º turno das eleições 2010, neste domingo (30), o 5º Batalhão da PM, em Petrolina, já tem definida toda sua estratégia de atuação. Uma média de 400 militares deve desenvolver o trabalho de acompanhamento nas zonas eleitorais, bem como manter o policiamento ostensivo nas áreas de abrangência da unidade: Afrânio, Dormentes e Petrolina. A PM vai contar ainda com o trabalho parceiro das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal.

A gente espera um segundo turno tranquilo, a exemplo do que aconteceu no dia 03 de outubro. Que as pessoas possam exercer sua cidadania, fazer suas escolhas, mas respeitando acima de tudo, a legislação eleitoral”, frisa o comandante do 5o BPM, tenente coronel Carlos Pereira.

Cada local de votação terá pelo menos dois policiais, além daqueles que estarão acompanhando juízes e promotores eleitorais. E as guarnições estarão circulando o tempo todo , atentas a qualquer prática que possa se configurar crime eleitoral, a exemplo de transporte irregular, aglomerações em prol de um candidato, boca de urna, dentre outras”, complementa.

De acordo com Carlos Pereira, a polícia vai ficar de olho em uma prática considerada abusiva e que se configurou com frequência no primeiro turno das eleições em Petrolina: o derramamento de santinhos em frente aos prédios de votação. “Foi uma das maiores reclamações dos próprios eleitores e das instituições envolvidas no processo eleitoral. Algo absurdo mesmo, a cidade ficou coberta desse material. Então, há uma recomendação da Justiça Eleitoral para que fiscalizemos e possamos coibir essa prática. Vamos estar atentos e se acaso algum veículo ou pessoa forem identificados, flagrados fazendo essa distribuição, nós vamos encaminhar para a delegacia onde a pessoa será autuada em flagrante por propaganda irregular”, destaca o comandante.

A polícia Militar garante que também já está preparada para garantir as comemorações dos eleitores do candidato(a) que se consagrar vencedor nas urnas. “Nós entramos previamente em contato com as coordenações das campanhas para verificar se há alguma programação, mas de qualquer forma já disponibilizaremos militares para a Avenida São Francisco, na Areia Branca, local onde normalmente acontecem comemorações populares”, destaca tenente-coronel Carlos Pereira.

Um dos prédios da Universidade Federal do Vale do São Francisco(Univasf) no campus central de Petrolina, vai funcionar excepcionalmente neste domingo, como a sede do plantão polícia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.