Segunda oficina de combate à desertificação será em Petrolina

por Carlos Britto // 12 de abril de 2009 às 21:00

Na próxima terça-feira (14), o município de Petrolina  recebe a segunda das cinco oficinas regionais de construção do Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-PE).

No encontro, estarão presentes técnicos da Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma), membros da sociedade civil organizada, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de setores produtivos de 14 municípios do Sertão do São Francisco e Sertão de Itaparica.

As oficinas funcionam em caráter consultivo e servem para colher contribuições dos envolvidos no processo de desertificação no Estado para a construção do PAE-PE. Na primeira oficina, que ocorreu em Salgueiro (30 e 31 de março e 1º de abril), a equipe da Sectma detectou problemas como excesso de desmatamento, fiscalização insuficiente, práticas agrícolas não sustentáveis e a gestão deficiente de recursos hídricos como principais agravantes da desertificação naquela região.

Ao término do ciclo das cinco oficinas, a Sectma terá em mãos um diagnóstico do processo climático, no Sertão e Agreste do Estado, para que possa traçar as diretrizes necessárias à implantação do PAE-PE.

Fonte: pe360graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *