SEDIS realiza reestruturação do programa Banco de Alimentos em Juazeiro

por Carlos Britto // 06 de março de 2009 às 08:00

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, através da Gerência de Projetos e Convênios, realizou na manhã desta quarta-feira (05), uma capacitação para a coordenação do programa Banco de Alimentos, com o objetivo de socializar a política nacional de segurança alimentar e propor uma reestruturação do programa no município, a fim de otimizar ações e potencializar resultados significativos. Participaram da capacitação, realizada na sede da SEDIS, coordenadores, técnicos e auxiliares.

Foram discutidos a significação e os principais objetivos do programa; público alvo; parceiros em potencial; critérios para as entidades assistenciais beneficiárias; estratégias de parceria; gestão operacional; ações sócio-educativas e principais atividades a serem realizadas.

O novo modelo reflete uma mudança significativa na oferta qualitativa do serviço de atendimento às famílias em vulnerabilidade alimentar. Segundo a coordenadora de projetos e convênios, Mônica Pontes, a reestruturação segue orientações da atual administração no que diz respeito ao combate a fome e subnutrição de famílias carentes.

O programa Banco de Alimentos é uma unidade de abastecimento e segurança alimentar que arrecada alimentos por meio de articulações com estabelecimentos comerciais, indústrias e colaboradores em geral para distribuir gratuitamente às entidades e ao seu público beneficiário. Além disso, o Banco realiza ações de monitoramento de todo o processo de manipulação dos alimentos, do armazenamento ao consumo final (refeição).

O programa é essencialmente sócio-educativo. “Além de trabalhar no combate ao desperdício e com redistribuição alimentar, o programa também orienta quanto à higienização dos alimentos, do ambiente e no seu preparo. Assistentes sociais e nutricionistas realizarão visitas periódicas as entidades beneficiárias. Isso garantirá o sucesso do programa”, afirma a coordenadora Mônica.

Fonte: Ascom PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *