Secretário municipal de Saúde de Juazeiro presta esclarecimentos à Câmara

por Carlos Britto // 14 de maio de 2009 às 11:40

O secretário municipal de Saúde de Juazeiro, Dr. Ubiratan Pedrosa compareceu à Câmara Municipal de Juazeiro nesta quarta-feira (13), para prestar esclarecimentos à Casa Aprígio Duarte Filho e ao povo em geral, sobre os problemas verificados no setor.

Durante a sessão, Ubiratan Pedrosa apresentou os problemas encontrados pela nova gestão, como dívidas e sucateamento, e falou dos planos de reestruturação, que segundo ele vão muito além de propostas de campanha eleitoral.

O vereador Alex Tanuri questionou a ausência de um plano de governo para a saúde, a falta de médicos nos postos e hospitais, e algumas medidas adotadas pela nova gestão. “Os esclarecimentos não era aquilo que esperava, foi  uma grande enganação. O secretário que  disse o básico tem que ser resolvido e nem  isso está acontecendo”, disse Tanuri.

Ainda durante audiência  foi divulgado que a inauguração do hospital Regional  está prevista para o dia 15 de julho, com a presença do Governador do estado, Jaques Wagner  e do presidente Lula.

Porém, segundo o secretário a reabertura do Regional não sanará os problemas de urgência existentes, já que o hospital funcionará com atendimentos de cirurgia oncológica, Quimioterapia, Nefrologia, Queimados e doenças infecciosas e a Pro-Matre que continuará com os atendimentos de emergência.

Com informações Ascom Câmara

Secretário municipal de Saúde de Juazeiro presta esclarecimentos à Câmara

  1. Padilha disse:

    Todo comentário sobre a inteligência de alguém demanda tempo de observação e ánalises de atitudes.
    talvez Ontem, durante o pronunciamento do Dr. Ubiratan Pedrosa, pode-se ver que trata-se de uma pessoa inteligente e preparada. Ocorre, que o distanciamento de suas ações perante as propostas de governo do Prefeito Isaac quando em campanha eleitoral. O atual secretário deixou bem claro que não exista o propalado planejamento feito pelo atual prefeito. Que, talvez, tudo mais uma vez, não passou de promessas eleitoreiras que não vão poder ser realizadas.
    Lembro-me, que na primeira entrevista na TV o secretário informou que o ex-prefeito tinha deixado um caos, pouco tempo depois o secretário elogiou o mesmo ex-prefeito no Programa Sem Fronteiras, quando da assinatura de confirmação de derterminados convênios.
    Diante das perguntas, por vez esclarecedoras, dos poucos vereadores da oposição, o que viu-se foi o total desafino com que prometeu o prefeito em campanha e o que o secretário disse que pode e está fazendo.
    Continuo dizendo que 134 dias de governo são pouco para um julgamento porém, pela explanação do que pode e vai ser feito pelo atual governo Isaac dito pelo Dr. Ubiratan, chega-se a uma conclusão.
    Ou o Prefeito Isaac é um grande mentiroso e enganador ou o Dr. Ubiratan é um secretário incompetente e falastrão. Prefiro ficar com a segunda opção

  2. Ligia disse:

    Padilha – seu comentário é bastante pertinente e demonstra estar livre de qualquer paixão política.
    Realmente, 130 dias é um tempo muito curto para simplesmente condenarmos um governo de 4 anos ao fracasso. Ainda pode dar certo. É o que todo juazeirense espera.
    É uma pena que o Secretário Ubiratan (tão elogiado por tantos, mas que para mim ainda não disse há que veio) não tenha participado da elaboração do Plano de Governo do Prefeito Isaac, nem da edição de seus programas eleitorais. As benécias que o atual prefeito prometeu, principalmente aos moradores dos distritos (com policlínicas, atendimento 24 horas e etc etc) são inúmeras e se eles (Isaac e Ubiratan) não chegarem a um acordo, o prefeito Isaac chegará ao final de seu mandato como todos os outros: como mentiroso e falastrão. E isso será uma pena para Juazeiro e para os quase 37 mil juazeirenses que, como eu, acreditaram na tão propagada mudança. É isso que dá trocar o certo pelo duvidoso!!!

  3. Feeling disse:

    KkKkkkKK se esse “certo” for o Jacaré… minha filha, o único certo que teriamos era o da falencia… só esse e mais nada =)
    Não é novidade para ninguém que Misael acabou com Juazeiro, destruiu a cidade inclusive depois da derrota para Isaac.

  4. Alex Vieira disse:

    Cara Lígia, me responda por favor: quando você fala que Juazeiro trocou o certo pelo duvidoso fala que o Secretário anterior era melhor e que o governo passado era melhor?

    Vou enumerar alguns fatos que você talvez não saiba mas que vai fazê-la refletir: O secretário anterior o Drº Armando, gerente do Banco do Brasil cedido, pouco ou nada entendia de Saúde e foi o 4º secretário a passar pela saúde, no governo anterior. Recebia ele dos cofres da Prefeitura a astronômica quantia de 18.000,00 reais, isso mesmo, dezoito mil reais, que o Município reembolsava todos os meses ao Banco do Brasil, enquanto os demais secretários ganhavam 4.900,00; No início, ele acumulava os dois salários (Bobinho ele, não?) até que o Tribunal de contas mandou devolver os valores recebidos corrigidos monetariamente ao Município. Um dos motivos para o Município ter as contas recusadas foi a gestão temerária realizada pelo excêntrico Secretário. Você sabia que ano passado foi usado dinheiro da saúde de juazeiro, numa manobra contábil habilmente arquitetada pelo Secretário da Fazenda e pelo Prefeito, para pagar os milhares de contratados e cabos eleitorais e as contas da campanha de Misael, inclusive publicidade? É por essas e outras que o ex-prefeito teve todas as contas recusadas e já foi condenado pelo TCM a devolver, só à conta de auto-promoção, R$ 50.000,00 mil reais à Prefeitura, ou seja, no final do ano enquanto os postos de saúde não atendiam mais por falta de médicos e medicamentos eles fechavam as contas à custa dos recursos da Saúde que tem verba vinculada constitucionalmente. Então, creio que vá concordar comigo, o povo não trocou o certo pelo duvidoso, trocou o ERRADO pelo TÉCNICO, que na minha opinião é como se define o Secretariado do novo Prefeito. Aliás, você e o Padilha formam uma dupla sensacional em defesa do ex-governo, mas não respondem a nenhuma das acusações formais a ele imputadas. Na verdade, é estranho ver pessoas aparentemente esclarecidas defender tanto um governo e um homem coberto em sua história pela marca da Corrupção. Nas palavras do Padilha ou vocês dois são muito burros, ou muito inocentes, ou têm rabo preso com alguém. “Quem com porcos se mistura”…!!!

  5. Sara disse:

    É um tanto estranha a reação raivosa de Alex Vieira ao comentário de Ligia. Passo a acreditar que o governo municipal realmente disponibiliza prepostos para ficarem de plantão em sua defesa. Particularmente não acredito que o município reembolsasse 18 mil reais ao Banco do Brasil, pq este não deve ser o salário de Armando, pelo que conheço do BB e de seu “regime” de cargos e salários. Seu comentário Alex, além de grosseiro, ainda mais por estar sendo destinado a uma mulher, é cheio de denuncismo. Cá entre nós, para ter acesso a estes dados só sendo muito, mas muito mesmo, da intimidade da prefeitura. O problema é que se você não puder provar, poderá ser processado. E aí vc vai entender que os burros também comem farelo!!!

  6. Tô de olho... disse:

    Quem participou da primeira reunião que o Secretário de Saúde Dr. Ubiratan fez com os médicos do PSF do município, deve estar achando estranho esta reabertura do Hospital Regional sem serviço de emergência. Naquela ocasião, o secretário comemorou a abertura do Regional, anunciando que, com isso, cerca de 2milhões de reais que a Secretaria de Saúde repassa todo mês ao Hospital Pro Matre, seriam economizados (visto que este dinheiro seria repassado agora pela secretaria estadual diretamente ao Regional e, com o Regional funcionando ele não precisaria contratar o serviço do Hosp Pro MAtre), e usaria este dinheiro na melhoria da atenção básica e do SAMU. Com esta mudança toda agora, com o Regional abrindo sem o serviço de emergência, cabe a indagação se isso foi uma especie de “cala boca”, pra fazer com que o diretor da Pro-Matre se retirasse da licitação.
    Estranho, muito estranho… mas continuo de olho!!!!

  7. Feeling disse:

    Sara… há quanto tempo?? (já estava sentindo falta)
    Pois é o Alex tá certo mesmo. Que bom que teve o mesmo ponto de vista que eu tive… essa colocação “torcar o certo pelo duvidoso” pegou mal!

  8. Alex Vieira Alves disse:

    Não sara, eu não falo daquilo que não posso provar, sou Advogado e servidor público da secretaria da fazenda há 7 anos, estudei direito e sei em quais condutas posso ou não incorrer, não é você quem vai me dizer o que falar. A informação é verdadeira e desafio o próprio Armando a dizer o contrário( pergunte a ele, já que o conhece), OU O PRÓPRIO EX-GESTOR, tenho o processo administrativo e a cópia da decisão do TCM. São informações públicas para os que sabem onde procurar e para os que não fecham os olhos. É claro que a informação é privilegiada e eu tenho proximidade com o caso, só que eu estou do lado certo, do lado dos que tentam preservar a moralidade na administração pública. E se o processo vier contra mim, que bom, porque vou poder repetir em juízo e face a face com esses prevaricadores a verdade inconteste e ainda vou receber honorários de sucumbência . E aliás você não conhece nada sobre regime de cargos e salários, pois o Banco do Brasil como Sociedade Anônima, não se subordina às mesmas regras do serviço público, os salários variam conforme o tamanho da agência baseado em metas de negociação de produtos e volume de negócios. A minha raiva é contra ladrões e corruptos, preguiçosos e sugadores, cebedais de emprego e fraudes licitatórias. Sara, se você for íntegra e honesta concordará com tudo o que eu expus, não há outra forma de lidar com os ímprobos desse País. Se quer contestar conteste com fatos e argumentos sólidos, sem paixões e devaneios tendenciosos. CADEIA AOS CORRUPTOS!!!!

  9. Sara disse:

    Eu disse que conheço o Banco do Brasil e não o Armando. O “brilhante” advogado parece que não é bom em interpretação de texto…

  10. Ronaldo Costa disse:

    Parabéns ALEX VIEIRA pela sobriedade.

    Eu lamento que o pessoal do PT de Juazeiro, como SAARA, torça contra o Prefeito Isaac, é uma visão política mesquinha e não quero crer que esse seja o caso dela, em muitos casos, é dor de cotovelo do pessoal ligado ao Suplente Josef Bandeira.

    Uma coisa é certa, o Governo Isaac ainda não encontrou o caminho certo na saúde, isso é fato.

    Mas o que se espera de um PETISTA, ´como eu´ genuíno, é que faça uma leitura honesta dos fatos.

    – A saúde em Juazeiro já se encontrava um caos em 31 de dezembro – FATO CONSUMADO.

    – O ex-Prefeito MISAEL sangrou o Município e imitando o seu espelho BANDEIRA deixou o descalabro administrativo. FATO CONSUMADO.

    – Há dificuldades reais na contratação de médicos para os PSF no interior do BRASIL, com isso sofre o Prefeito de Sr. do Bonfim, amigo querido, e também o de Juazeiro; FATO CONSUMADO.

    – Há notícias de dívidas superiores a DEZ MILHÕES DE REAIS, se isso é FATO CONSUMADO, a situação complica mais ainda.

    Aí comparo a lucidez de ALEX (e o que ele disse é verdade, pois de BANCO DO BRASIL entendo eu, e basta SAARA acessar o sítio do TRIBUNAL DE CONTAS DA BAHIA, para verificar que houve sim restituição), com a paixão de SAARA, e percebo, que de fato TUDO ESTÁ QUASE PERDIDO NESSA CIDADE.

    As pessoas ao invés de ajudarem o Gestor a enfrentarem o problema, querem crucificar e ressucitar mortos, decreptos e nefrenos das hostes políticas juazeirenses, como slavadores do cáos que eles próprios criaram.

    Sái de Juazeiro na gestão do então prefeito DURVAL BARBOSA, homem trabalhador, sério, construiu o PAULO VI, com recursos do Município, fiscalizava pessoalmente a obra, como se fosse em sua própria casa.

    Mais tarde Juazeiro virou cenário de dois valentões, e agora que está livre, querem trazer de volta os zumbis.

    Dá um tempo SAARA.

    Só falta vc me dizer que torce pelo BOTAFOGO.

  11. Feeling disse:

    Gente calma ae estão levando os post para um lado muito sério… discordo de Sara em muitos pontos e concordo com Alex e Ronaldo mas não vamos chegar a um ponto critico e de ofensas até porque no final de tudo o que vale é o Amor… =)

    AmOoOoOoOO Juazeiro mas até do que minha própria Vida!!

  12. Sara disse:

    Não se preocupe, Feeling! Eu não me amedronto com valentões pessoalmente, veja lá pela internet. Deixe os Alex´s, Ronaldos e todos os que quiserem partir para a ofensa da forma que quiserem, quem perde são eles, que desconhecem elegância e polidez.
    Vale lembrar que esse Ronaldo é o mesmo que, tempos atrás, escreveu neste mesmo blog que o povo de Juazeiro continuava mesquinho. Uma pessoa dessas não merece minha atenção.
    Darei a ele apenas uma informação: não sou PETISTA, nem voto no PT. Voto em pessoas, não em partidos! Também não torço para o BOTAFOGO, embora respeite os “alvi-negros”.

  13. Alex Vieira disse:

    Obrigado Ronaldo, vejo que a compreensão que você tem é politizada e democrática, não omite verdades incontestes ou julga por paixões partidárias.

    Quanto à Sara, gostei de saber que não é petista, na verdade só é petista hoje quem precisa do emprego pra sobreviver ou quer tapar o sol com a peneira. O País se afunda cada vez mais no ostracismo cultural; as mazelas educacionais e sociais são empurradas pra debaixo do tapete ou escondida nos assentamentos dos sem-terra, afrontando a soberania desse País e desafiando o Estado democrático. O grande programa do governo vai muito além da compra de parlamentares no mensalão, da ampliação do bolsa esmola para 50 milhões de pessoas, ele chega até o exterior onde o governo quer fazer pose de País desenvolvido que empresta ao FMI, malgrado não consiga alimentar seus compatriotas. Sara, eu não sou valentão, não sou grosseiro e respeito inclusive Joseph, meu professor de direto, patrono da minha turma de formatura na primeira turma de direito a se formar na UNEB de Juazeiro. Penso que nós todos devamos parar de querer achar o modelo ideal e propor ao Prefeito ações que favoreçam, que alavanquem a situação da saúde que não foi causada por Isaac, nem por Misael. Mas tenha certeza que está-se tentando melhorar as condições de vida desse povo. Lamento se pareci arrogante, nunca foi minha intenção. A minha indignação é contra a corrupção que assola essa nação, contra ela devemos nos unir independente de partido, religião ou time de futebol.

  14. Sara disse:

    Pronto Alex! Neste ultimo comentário vc foi polido, expressou sua opinião sem agredir ninguém!
    Para que não “briguemos” mais (risos) não vou render aos seus comentários sobre as mazelas e etc etc.
    Também me indigno com todo tipo de corrupão, a de valores morais inclusive, mas acredito que ela não está diretamente ligada a uma sigla política. PT, PC do B, PFL, PSDB e todos os outros, têm pessoas honestas e desonestas, oportunistas que só quererm se aproveitar da situação.
    Discordo quando vc tenta isentar Misael do problema da saúde. Goste-se ou não, o programa de Saúde implentado na Gestão de Joseph começou dando certo e poderia ter deslanchado para se transformar num modelo p/ a Bahia e o Brasil, quem sabe, se o ex-prefeito Misael tivesse optado por um secretário técnico e competente como a Secretária Angela Carneiro, da Administração de Joseph (mesmo que ela não fosse polida e educada, mas era competente).
    É cedo ainda, eu reconheço, mas o secretário Ubiratan parece não estar afinado completamente com os anseios do Prefeito Isaac e de suas propostas para a população.
    Tomara que o prefeito mantenha pulso firme e acredite que é capaz de realizar pelo menos a metade do que prometeu em campanha, o que já estaria de bom tamanho.

  15. Alex Vieira disse:

    Sara, nós temos mais afinidades do que eu imaginava, sou eleitor de Bandeira desde 2000, época em que cursava direito, fui concursado como auditor no governo dele e vivi aquela administração, bem como a de Misael Aguilar. Não tenho dúvida que a sepultada administração passada, com exceções de grande raridade(uma ou duas ) foi a mais corrupta da história de Juazeiro em todos os sentidos. Licitações fraudadas, contratos inexistentes, notas fiscais avulsas para pagar servidores contratados irregularmente, consultorias de valores extratosféricos, doação do Bradesco ao município em conta do chefe de Gabinete, furtos de patrimônio, enfim, Bandidos, quadrilheiros, desonestos e o chefe de tudo era o Prefeito que sabia e não tomava providência, certamente levava o dele, apesar de denúncias várias. O chefe do Saae chegou a dizer à Controladoria que não entregaria documento nenhum para auditoria, que ali mandava ele e que pagou muito caro para ocupar o cargo. Não é a toa a situação da água em Juazeiro atualmente. Na época do Bandeira havia mais lisura, nunca houve vedação ou vistas grossas nas fiscalizações da SEFAZ, apesar de haver alguns burburinhos e denúncias contra a presidente da Câmara à época e contra o tesoureiro, que enriqueceu de uma hora pra outra, tal como o tesoureiro de Misael. Mas isso não vem ao caso. Respondam perante a Receita Federal e perante o julgamento social. Quero lhe dizer que apesar de ser filiado ao PC do B desde 2006, nunca irei coadunar com corrupção e incompetência. A lei em primeiro lugar, custe o que custar. A saúde nesse país, entrementes algumas diferenças em certos lugares, deveria ser uma missão avocada pela União, assim como a educação, pois no momento em que o Estado intervencionista abriu mão da interferência na atividade econômica, optando pelo neoliberalismo, é sua obrigação cuidar das necessidades básicas do povo. Entre elas: Saúde, educação, segurança, habitação e condições mínimas de trabalho, desenvolvimento econômico e sobrevivência digna da população. Veja, pra se construir, equipar e manter um hospital são milhões de reais. Juazeiro infelizmente não dispõe desse dinheiro. Agora, não prego a omissão do poder municipal ou a sua irresponsabilidade. O prefeito prometeu policlínicas 24 horas, deve ele, pois, fixar prazo para a implantação. Só esse grupo e esse goveno, com a concepção que os seus componentes têm poderá realizar tais coisas na saúde, mas tudo começa com auditoria, arrumação das peças, captação de recursos, austeridade nos gastos e contratos, ou seja, seriedade na adminsitração. Secretariado da envergadura deste que aí está jamais Juazeiro encontrou: Fernando Dantas, Jairton Fraga, João da Costa, Plínio Amorim, etc e os demais em sua maioria homens de bem, que têm no perfil a marca da honestidade e formação intelectual. Nós, agora, temos tudo pra dar certo, penso eu. Essa esquerda que hoje tomou o poder não é aquela mesma esquerda que entrou em 2001 e repariu o governo em 21 secretarias cada qual com um partido, ávidos por poder e emprego, sem comunicação ou plano de governo a seguir. Havia departamentos com 14 chefias e 2 subordinados!!! Sem paixão Sara, acompanhe, conteste, proponha e confie torcendo pra dar certo. Essa cidade precisa que esse governo faça a coisa certa e precisa de você pra isso. Aonde iremos parar se o povo perder novamente a esperança, se novamente nos perdermos nos debates politicos egoístas e de ataques pessoais? Precisamos de todos os que amam Juazeiro de verdade para que deixemos um dia de andar à sombra e de joelhos ante a nossa vizinha cidade. A verdade é que se ganhasse MIsael continuaria um grupo de 10 ou 20 delinqüentes a defraudar os cofres públicos e enriquecer. Se ganhasse o Bandeira uma incógnita, pois talvez não repartisse o poder com tantos, mas será que nomearia um secretariado competente como fez Isaac e teria mesmo o apoio anunciado? Não tenho dúvidas que seria melhor do que Misael, mas o modelo de gestão com o Bandeira à frente já experimentamos, duas vezes, e não deu certo. E olhe que havia muito mais dinheiro de 2000 a 2004, porque hoje temos um Bloqueio de 1.000.000,00 todos os meses (QUEM É O PAI DA CRIANÇA? NINGUÉM ASSUME). Isso tudo me leva a crer que se precisa, hoje, de uma mudança não só das pessoas que lideram mas uma mudança de pensamento, de ideologia, um choque de gestão, com transparência, sobriedade, austeridade e LEGALIDADE. Tenho esperado e tenho visto tudo isso nesse governo, devemos dar tempo ao tempo!!! Se for um outro fiasco Sara, eu engrossarei junto com você o grito da mudança por uma Juazeiro melhor!!!!

    Saudações calorosas!

  16. Sara disse:

    Alex, Vou cobrar essa última promessa!
    Bom final de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *