Secretário estadual de Meio Ambiente anuncia investimentos para Pernambuco

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2021 às 16:00

Foto: Reprodução/Internet

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, esteve em Petrolina na manhã desta sexta-feira (10), para anunciar investimentos na ordem de R$ 75 milhões em ações para erradicar os lixões, apoiar trabalhos de coleta seletiva nos municípios e o reaproveitamento de resíduos sólidos, além da recuperação de mil nascentes de rios em 50 municípios do Estado.

O anúncio foi feito durante uma reunião entre conselheiros empresariais da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/Fiepe). “Precisamos avançar em sistemas cada vez menos emissores de gases de efeito estufa, combinando com recuperação de vegetação nativa capazes de retroalimentar a produção de água“, ressaltou, exemplificando a Caatinga.

Durante entrevista concedida ao programa Painel 100,7 com Carlos Britto, na rádio Grande Rio FM, hoje, o secretário destacou que pesquisas feitas em 2019 indicavam que Pernambuco emitiu mais de 19 milhões de toneladas de gases CO2 por ano, e a produção de resíduos sólidos chegou a 6 milhões de toneladas.

Ele disse ainda que, para solucionar o problema, o governo está trabalhando com o Plano de Descarbonização e a Transição Energética do Estado, financiado pela União Européia. “Esse plano faz com que Pernambuco contribua para diminuir a emissão dos gases que são causadores do aquecimento global. O documento tem que repercutir em políticas concretas na realidade dos municípios”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *