Secretário de Saúde de Casa Nova quer ampliar unidades de PSF

por Carlos Britto // 08 de abril de 2009 às 06:30

Ampliar a rede de atenção básica de saúde em Casa Nova (BA). Esta é a meta do secretário municipal de Saúde, Solon Xavier, para a gestão do prefeito Orlando Xavier. Ele informou que vai unir esforços no sentido de ampliar o número de Postos de Saúde da Família (PSFs). Atualmente Casa Nova possui apenas duas unidades.

De acordo com Solon, o grande desafio neste momento é conseguir viabilizar as ações diante da atual crise econômica, que provocou, inclusive, o corte de recursos federais para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Temos um município com nove mil quilômetros quadrados de extensão e quase 66 mil habitantes e precisamos tanto de recursos para infra-estrutura física quanto para deslocamento. Isso gera um custo alto”, argumenta o secretário. Contudo, pela estimativa de recursos estaduais e federais que deverão aportar em Casa Nova, ele acredita que possa investir na construção de mais dois ou três postos de PSFs e. consequentemente, na ampliação de agentes comunitários e médicos da família.

Solon justifica a necessidade de investir na atenção básica como forma de desafogar o hospital público, destinando-o a pacientes que realmente exijam atendimentos mais cuidadosos de média e alta complexidade.

O secretário revelou também que vai participar de um encontro, nos próximos dias 16 e 17, com o objetivo de discutir o formato da pactuação que Casa Nova tem com a rede do SUS de Juazeiro como forma de melhorar o atendimento aos pacientes casanovenses encaminhados para Juazeiro.

Além disso, outro tema a ser tratado será um modelo de regionalização da saúde entre a cidade baiana e Petrolina (PE), as mais importantes do Vale do São Francisco. “Precisamos ter centros de referência na saúde pública para garantirmos a qualidade do atendimento aos pacientes de toda região”, ponderou Solon.

Secretário de Saúde de Casa Nova quer ampliar unidades de PSF

  1. olha realmente casa nova precisa de uma atençao a saude publica
    eu moro em sao paulo a 18 anos mais custumo viajar todos os anos para casa nova pois sou casanovense.
    mais confesso que tenho medo pois tenho filho pequeno
    da ultima vez que fui ai passei o maior vexame com a minha filha.
    no hopital sem medico para atender
    entao eu acho que tem que mudar pra melor.,,
    estamos esperando pois a minha familia apoia o prefeito o. xavier.

  2. alba disse:

    Será que o povo casanovense nao encherga esse nepotismo descarado em Casa Nova, é pai filho irmã, sabe-se la quantos parentes mais o prefeito vai empregar na prefeitura.
    Isso sem falar no vice prefeito que tá comecando na politica agora.

    Cadê a oposicão?
    Pelo amor de Deus façam alguma coisa!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *