Secretárias de Saúde de Juazeiro e Petrolina se reúnem e alinham serviços prestados nos dois municípios

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2019 às 15:02

(Foto: Ascom PMJ/Divulgação)

A secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, recebeu na segunda-feira (21) a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, e representantes do setor. O encontro teve como objetivo o alinhamento de ações que acontecem em ambas as cidades para um detalhamento e conhecimento técnico do que vem sendo realizado no setor nas duas cidades.

Magnilde Albuquerque colocou em discussão assuntos como incentivos para os agentes de endemias, funcionamento da Central de Regulação em Juazeiro, do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cobertura vacinal e estratégias adotadas, agendas de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o acolhimento de demanda espontânea.

Já Fabíola Ribeiro trouxe para o encontro o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), regulação de leitos no Hospital Clínica Nossa Senhora de Fátima com integração da rede psicossocial Juazeiro-Petrolina, alta e reinserção de pacientes na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) – a partir de 1º/02 o sanatório passará a ser serviço de portas fechadas para demanda espontânea, com internamento mediante regulação. Na parte de vigilância sanitária, a pauta foi instalação de processos administrativos, processo de multa, instâncias julgadoras e apoio jurídico.

Colegiado

De acordo com Magnilde, as duas secretarias começaram um colegiado para discutir junto ao corpo técnico os projetos exitosos e também as dificuldades enfrentadas por cada uma. “Somos cidades vizinhas unidas por uma ponte e compartilhamos as mesmas dificuldades seja de recurso ou de assistência e, conversando com as duas equipes, estamos trazendo as experiências exitosas de uma e da outra para somarmos e tentarmos qualificar nossos trabalhos em Petrolina e em Juazeiro”, pontuou.

Já Fabíola Ribeiro também pontuou como proveitoso o encontro, e de grande troca de experiências. “Estivemos com nosso corpo técnico e ouvimos as ações proveitosas que aconteceram em Petrolina. Nossa equipe tirou suas dúvidas quanto a alguns procedimentos adotados, bem como apresentamos nossas experiências exitosas e respondemos alguns questionamentos da parte técnica. Já estamos com um novo encontro agendado, e nesse vamos abordar outras temáticas da nossa rede. É um primeiro passo para alinharmos nossos serviços”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários