Secretária de Saúde de Petrolina surpreende-se com conta que município terá de arcar com UPAe

por Carlos Britto // 18 de julho de 2013 às 08:00

Lúcia Giesta_640x360A secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, não escondeu certa surpresa durante a apresentação da estrutura da Unidade de Pronto-Atendimento Especialidades (UPAe) em Petrolina, feita ontem (17) pelo secretário estadual Antonio Figueira.

A UPAe, que será inaugurada no final de julho, oferecerá serviços de média complexidade a pacientes de municípios que integram a 8ª Geres no Sertão – Petrolina, Dormentes, Lagoa Grande, Afrânio, Cabrobó, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

Cada um deles terá de fazer uma contrapartida para arcar com os custos da UPAe, que serão compartilhados também entre os governos federal e estadual. É justamente neste ponto que Lúcia Giesta ainda está reticente se o município vai aderir ou não.

O motivo é que Petrolina, entre todos os municípios sob abrangência da 8ª Geres, terá de entrar com a maior contrapartida: mais de R$ 2,34 milhões por ano. Para Lúcia, a conta é salgada demais para a prefeitura. Por outro lado, o município que não fizer o co-financiamento deixará de receber qualquer recurso voluntário do Estado, em qualquer área.

Secretária de Saúde de Petrolina surpreende-se com conta que município terá de arcar com UPAe

  1. Flávio disse:

    Interessante! 2,34 milhões por ano para a saúde é muito. Mas 8 milhões em 15 dias de festa não é. Acorda Petrolina!!!

    1. Pedro Henrique disse:

      Certa a secretária, o Estado não pode obrigar nenhum município a criar despesa, e muito menos com ameaças de cortar investimento para a cidade. Isso revela o quão é ditador esse Governo do Estado, mesmo que travestido de democrático. Eduardo Campos que banque junto com o Governo Federal essa despesa, assim como ele faz em Recife. Não aceitamos truculência, imposição e ameaças!

  2. Manifestante disse:

    PRA SAÚDE É CARO INVESTIR NÉ SEU PREFEITO, AGORA PRA GASTAR DINHEIRO PÚBLICO COM O SÃO JOÃO E DEMAIS COISAS SUPERFULAS VOCÊ NÃO ACHA RUIM, NÓS ESTAMOS FUDID.S COM UM PREFEITO DESSA LAIA E AINDA QUE ELE FAÇA PARTE DA ÁREA DE SAÚDE COMO PROFISSÃO(MEDICO OFTALMOLOGISTA), NÃO AJUDA EM NADA RELACIONADO A SAÚDE PÚBLICA DE PETROLINA…SE NÃO FOSSE O IMIP PETROLINA TAVA MAIS LASCADA DO QUE JÁ ESTÁ!!!!

    1. ana disse:

      gente precisamos tirar esse homem do poder, acordaaaaaaaa petolina, parace que o povo ta acostumado a sofrer, gostam de festa pagam por ingressos carissimos e camartes que a propria prefeirura monta , depois vão pedir remedios nos postos de saude de graça, vão falar com o prefeio de voces que troca remedios da saude por 8 milhoes em 15 dias de festaaa, acordaaaaaaaa petrolinaaaaaaaaaa

      1. Muriçoca disse:

        Sonhar não custa nada, vão ficar mais 4 anos longe da teta da prefeitura.

  3. Lucio disse:

    Parece brincadeira a possibilidade de a Secretária ter esboçado esse tipo de comentário. Há uma inversão de prioridades. Em que universo paralelo São João é mais importante que Saúde Pública?

    1. Muriçoca disse:

      Não confunda alhos com bugalhos, na peça orçamentária cada macaco fica no seu galho. O são joão é feito dentro da verba carimbada para turismo e eventos, que não pode ser gasto para outra finalidade, como por exemplo, a saúde. Todos sabemos que o MUNICÍPIO é responsável pela SAÚDE BÁSICA (PSF, UBS), já o ESTADO é responsável pela MÉDIA e ALTA complexidade. Sem contar que a constituição obriga a União e o Estado apoiar os municípios tecnicamente e financeiramente na prestação da saúde e educação básica, NÃO O CONTRÁRIO, principalmente porque os entes municipais vivem de pires na mão. Portanto, O Governo de Pernambuco é que tem a responsabilidade de manter a UPA-e, com apoio do Governo Federal.

      1. mosca disse:

        MURIÇOCA VC E BABONA DO PREFEITO POR CERTO NUNCA PRECISOU DE IR PARA UM POSTO DE SAÚDE.DEVE TER PLANO DE SAÚDE………

      2. Flávio disse:

        Acreditar que veio 8 milhões do turismo para o são joão é a mesma coisa que acritar em gnomo, mula sem cabeça, etc. É muita inocencia!!!

  4. diego disse:

    Se diminuir as regalias dos vereadores e do prefeito tenho certeza q vai conseguir paga as contas

  5. pingo lingo disse:

    Ficou surpresa secretária: É a mesma sensação que um pai ou uma mãe tem quando chega numa nova semente para matricular seus filhos e tomam conhecimento que tem que pagar ou quando chega numa ame e tem que comprar o remedio…
    Santa paciencia doutora…

  6. Edu disse:

    Por aí se tira as prioridades do Prefeito. Festa dá votos. Foi com festa de 15 dias q ele foi reeleito. Acorda Petrolina!!!

  7. Mauricio disse:

    AGORA EU PERGUNTO: QUANTO É QUE O ESTADO VAI PAGAR AO IMIP PARA GERIR ESSA UPA?

    1. Jair Lima disse:

      Vale lembrar que o Secretário de Saúde do Estado é um dos donos do IMIP. Cadê o MP!?

    2. Dreda disse:

      Essa é exatamente a pergunta a ser feita!

    3. MÁRIO SILVA disse:

      O ESTADO E A UNIÃO ENTRAM COM 80% DAS DESPESAS.

  8. Roberto Gomes disse:

    Esse Governo é uma farsa. Tem dinheiro pra gastar com tanta besteira, mas na hora de cuidar realmente das pessoas eles dão um jeito de escapar.

    Prometeram tanta coisa e não fizeram nada.

    1. Muriçoca disse:

      Entenda uma regra; SAÚDE BÁSICA, obrigação do Município; SAÚDE DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE, obrigação do Estado. Sem contar que o Estado tem obrigação constitucional de apoiar o município na prestação da saúde básica, COISA QUE ATÉ HOJE O ESTADO NÃO CUMPRE. Não vamos inverter as coisas, nessa história o mocinho é o município.

  9. Nilo Saldanha disse:

    Se no lugar de médicos, chamassem a banda Aviões do Forró pra fazer cirurgias, eles pagariam mole mole essa conta. Dinheiro pro São João nunca é problema. Agora, pra saude da população os cofres da Prefeitura estarão sempre fechados. E essa tal de Lucia Indigesta e seu chefe mor, Tonho Lóssio, formam uma dupla dos infernos…

    1. Muriçoca disse:

      O município não gastou dinheiro da prefeitura. E dinheiro pra festa é uma coisa, dinheiro pra saúde é outra. Não misture as coisas. Sem contar que o município só é obrigado por lei a prestar os serviços de saúde básica (PSF e UBS). Saúde de média e alta é com o Estado.

  10. Coco Seco disse:

    Me veio à mente o jingle da campanha eleitoral do atual prefeito: “é o prefeito da saúde, lá lá lá…”

    1. Muriçoca disse:

      E é o prefeito da saúde sim, mas da saúde básica, não da média e alta complexidade, que é atribuição constitucional do Governo do Estado. Portanto, o município por lei não é obrigado a manter a UPA-e, e sim o Estado, com apoio do Governo Federal.

  11. Pedro Lino disse:

    Mais a conta é maius que óbvia: Se a UPAe é em Petrolina e é a cidade com maior população e mais atendimentos, só pode ser a que terá uma parte maior.

    1. Muriçoca disse:

      A questão não é essa, a questão é que a saúde de média e alta complexidade é competência do Governo do Estado, com apoio do Governo Federal.

  12. Observadora disse:

    Querida a saúde de Petrolina vai bem não é? Não precisamos de mais postos de saúde, hospitais, médicos, UPAs, etc não é? Cada vez me surpreendo com pessoas sem compromisso e capacidade gerenciando esta prefeitura.

    1. Muriçoca disse:

      Queremos sim UPA 24 horas, UPA-e, e também queremos um hospital regional. Mas a questão é que o município não é obrigado por lei a prestar serviço de média e alta complexidade.

  13. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    ISSO NÃO É SURPRESA,PORQUE QUANDO É PRA DESEMBOLSAR DINHEIRO PÚBLICO EM FAVOR DA POPULAÇÃO SE COLOCA MIL E UMA DIFICULDADE.TAMBÉM EXISTE ESSE REVANCHISMO DA PREFEITURA CONTRA GOVERNO DO ESTADO CONTRA COMPESA E POR AI VAI,E O POVO É QUEM PAGA POR ISSO,SÓ QUE ESSA VELHA POLÍTICA ESTÁ ULTRAPASSADA.
    O INTERESSANTE É QUE QUANDO É PRA FAZER FESTA MILIONÁRIA NUM INSTANTE O DINHEIRO APARECE.NUM PISCAR DE OLHOS PARECE ATÉ MÁGICA.
    ESQUECE ELES QUE O VALE ACORDOU E O QUE VALE É CERTOS POLÍTICOS PERDERAM O CARTAZ.

    1. Muriçoca disse:

      O problema de tudo é o que diz a lei, o município tem obrigação constitucional de prestar a saúde básica (PSF, UBS), a de média e alta complexidade é obrigação do Estado, com apoio da União.

    2. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

      A MAIOR PARTE DO DINHEIRO DO SÃO JOÃO É PRIVADO, POR ISSO QUE É RÁPIDO.

  14. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    RATIFICANDO.
    ISSO NÃO É NENHUMA SURPRESA,PORQUE QUANDO É PRA DESEMBOLSAR DINHEIRO PÚBLICO EM FAVOR DA POPULAÇÃO SE COLOCA MIL E UMA DIFICULDADE.TAMBÉM EXISTE ESSE REVANCHISMO DA PREFEITURA CONTRA GOVERNO DO ESTADO CONTRA COMPESA E POR AI VAI,E O POVO É QUEM PAGA POR ISSO,SÓ QUE ESSA VELHA POLÍTICA ESTÁ ULTRAPASSADA.
    O INTERESSANTE É QUE QUANDO É PRA FAZER FESTA MILIONÁRIA NUM INSTANTE O DINHEIRO APARECE.NUM PISCAR DE OLHOS PARECE ATÉ MÁGICA.
    ESQUECE ELES QUE O VALE ACORDOU E O QUE VALE É QUE CERTOS POLÍTICOS PERDERAM O CARTAZ.

  15. Marivaldo disse:

    Leitura de pensamento: “2,34 milhões + 6,0 milhões = 8,34 milhões > dez dias de São João, estou na dúvida, se aderirmos vai interferir na festança. Essa UPAE do governador da oposição deveria ter sido construída lá pro lado de Orocó ou Cabrobó!”

    1. Muriçoca disse:

      A questão não é ser em Orocó ou Cabrobó, ou questão de oposição, a questão é constitucional, tanto que o Secretário não pode obrigar o município a contribuir com a verba, por isso a ameaça aos prefeitos que não contribuir perder as verbas voluntárias do Governo do Estado, tipo convênio ou o próprio fundo municipal criado recentemente.

      1. Julia disse:

        Muriçoca. Tá na cara que você trabalha na Secretaria de Saúde e tá orientada a responder a cada comentário com o mesmo discurso. Só defende, com o mesmo discurso que a sua chefe sempre orienta. Repetir, repetir, repetir, pra entrar na cabeça da gente por osmose. A lei não é bem assim não. O município sempre tem a contra-partida, até nos serviços que não são de Atenção Básica. Veja o caso do SAMU, que é média. O município não faz sua contra-partida? Veja o caso do HUT, que é média e alta. O município não faz sua contra-partida? O município participa sim com percentual. É que em Petrolina, tudo que vem do Estado, é sempre ruim, sem critérios de análise, sem imparcialidade.

  16. luciene disse:

    a cidade crescendo a cada dia e precisando de mais hospitais( unidades de saúde publicas) e a prefeitura se recusando aderir dizendo que não tem dinheiro para pagar a conta. lembre-se quem vai perder não é o prefeito nem a secretaria de saúde e suas respectivas famílias que tem planos de saúde e dinheiro para gastar quando necessário, quem vai sofre é o povo pobre que depende do SUS.

    1. Muriçoca disse:

      Sabemos, e queremos, mais hospitais; mas a questão é sim de falta de verbas, pois os municípios estão com os pires na mão, fruto da concentração tributária na mão da União e dos Estados. A questão também é constitucional, pois o município não é obrigado a prestar serviços (e nem apoiar o Estado) de média e alta complexidade, tanto que o secretário no evento ameaçou os prefeitos que não aderirem de cortar as verbas voluntárias, leia-se convênio, e quem sabe o recém criado fundo municipal.

  17. ticão disse:

    A Srª deveria ficar surpressa é com os gastos astr|ônomicos do são joão de Petrolina, más não, a cara de pau da srª e do seu prefeitinnn, é simplesmente absurda, seus caras de madeira cheias de cupim.

  18. Petrolinense Justa disse:

    Conta salgada pro municipio??? Como assim Dona Lucia? Estamos falando de saúde sra secretaria, mas se fosse pro festejos juninos esse valor seria pouco neh?
    ATENÇÃO:TROCO O PREFEITO DE MINHA CIDADE POR UMA CAIXA DE CHICLETE FECHADA…

    1. Pedro disse:

      Trocaria por um governo corrupto também?

    2. Muriçoca disse:

      É salgada sim, pois os municípios não contavam com despesa, e nem tem caixa disponível para isso, pois na arrecadação tributária ficam com a menor parte, e na distribuição de serviços ficam com a maior parte. E não foi só a secretária que reclamou, os prefeitos presentes também reclamaram, e muito.

  19. Paulo Morais disse:

    Ela está preocupa é porque o dinheiro não passa pela mão dela, quem administra é o secretário e tio do prefeito, um tal de tio Julinho. Ela não ver a cor do dinheiro. Outra preocupação é R$ 100.000,000(Cem mil reais) que o instituto dos olhos (que é do prefeito) recebe por mês sem fazer uma unica cirurgia de catarata. Com a UPEe, vai acabar a moleza de receber sem prestar serviço.
    Fora Júlio Lóssio já!

  20. joao paulo disse:

    ´Será que essa SECRETÁRIAnão sabe que é obrigatório a CONTRAPARTIDA? O “PPREFEITO COVARDE” pretende fazer o QUÊ? Continuar sem fazer nada pela saúde.

    SERÁ QUE É MAIS IMPORTANTE GASTAR 8 MILHÔES POR ANO COM POLÍTICA DE PÃO E CIRCO DO QUE INVESTIR 2,34 MILHÕES NA SAÚDE DA POPULAÇÃO?

    SERÁ QUE SÓ DEUS PODE RESOLVER ESSE ABSURDO????

    Será que INCOMPETÊNCIA e MAU- CARATISMO é uma NOVA CIÊNCIA ?
    Pergunto isso porque tem MUITA GENTE COMPETENTE E HONESTO sendo comandados por essa CAMBADA.

  21. MAGUIM disse:

    EDUARDO NÃO E O BONZÃO BANCA SOZINHO OS GASTOS COM A UPAE AFINAL E PRA ATENDER O SERTÃO TODINHO…

  22. Dreda disse:

    Peraí um momento, vamos analisar a situação com calma, esquecendo um pouco o escândalo do São João. Praticamente todos os hospitais e UPAs de Recife são bancados pelo Governo Estadual. Quanto o município de Recife paga de contrapartida? Por que Petrolina deve ser tratada de forma inferior? Se a UPA é do Estado, por que a Prefeitura de Petrolina deve desviar os recursos da atenção básica para pagar o IMIP, uma entidade privada que será o órgão gestor dessa UPA, sem licitação, só por conta da influência do secretário de saúde Figueira, que é presidente (temporariamente afastado) do IMIP. Qual é orçamento mensal do IMIP para gerir essa UPA?

    1. Alma arrependida disse:

      Santa ignorância a sua muriçoca. Eduardo só está faltando sentar na cadeira de Lossio para governar Petrolina.
      Em todos os serviços da saúde existe a contrapartida de cada esfera de governo, esses puxa sacos são cegos e vão continuar sendo.
      O que Lossio tá fazendo gente? Nada, nada,nada,nada,nada,nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
      Acorda Petrolina.

  23. Pedro Lino disse:

    A UPA funciona assim em todo Brasil. Governo Federal, Estadual e municipal cada um com uma contra partida. Lá em Juazeiro funciona perfeitamente, tanto que vai ser construída mais uma UPA.

  24. pedro e lina disse:

    Devemos substituir o nome da prefeitura municipal de petrolina por prefeitura cara de pau de sucupira. Temos como prefeito JULIO ÓCIO, como secretária de saúde LÚCIA INDIGESTA. A coisa está tão cômica e saindo dos limites, perderam o fio da meada. Estou envergonhado de ser petrolinense e esses hoje no comando dando direções pra onde os narizes deles apontam. Não tenho a menor dúvida que em PETROLINA em pouco tempo haverá uma grande revolução. AGUARDEM. O VALE ACORDOU.

  25. Alexandre Campello disse:

    E esse cara quer ser Governador. Ou pretensão!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. MARCOS PEREIRA disse:

    É, O EX-VEREADOR OSINALDO, SÓ FALTOU MORRER DE GRITAR NA TRIBUNA DA CAMARA E NAS RÁDIOS POR CAUSAS DOS ABSURDOS QUE SE GASTOS NOS ULTIMOS SÃO JOÃOS DE PETROLINA. AINDA BEM QUE PARACE QUE OS GRITOS SERVIRAM AOS MENOS PARA ACORDAR O VALE. ACORDOU VALE? FORA JULIO LOSSIO!!!!

  27. aroldo Lima disse:

    Jogaram uma praga em PETROLINA,como é que esse cara veio parar aqui e ainda conseguiu ser prefeito duas vezes,foi uma praga bem jogada.O cara fica vendendo o que é ja é nosso e ao invés de ir atras de recursos em Brasilia.Daqui a pouco ele vai vender até a PMP.Vai te imbora ,ninguem te aguenta mais aqui não,volta pra teu Ceará/Pará sei la o que.

  28. Rafael disse:

    Afinal, se nas propagandas do deputado que se candidatou a prefeito de petrolina, o Sr. Fernando filho esta UPA seria administrada com recursos federais e estaduais, pq agora o município é que terá que arcar com a maior parte dos gastos? Na minha opinião esta UPA já começou errado pq nas propagandas de FF a UPA estava sendo construída dia e noite e só agora depois de quase um ano é que ela veio ficar pronta? E por que se o município discordar em fazer este financiamento não receberá mais qualquer recurso voluntário do estado em qualquer área? não entendi esta última parte!!! eita politicazinha desgraçada e nojenta viu???!!!! Acho que isto está sendo inconstitucional!!!! Outra coisa: os outros municípios irão contribuir com a UPA de petrolina ou é só petrolina que irá arcar com os custos (tirando estado e união)? Eu hein!!!! petrolina irá bancar equipamentos de saúde para outros municípios de graça!!!! Igual faz com o HUT!!!! Meu Deus!!!!!

  29. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    QUANDO CHEGA AS URNAS TUDO É DIFERENTE, DA ULTIMA FOI 1.8 DE DIFERENÇA………………………….OUTROS NÃO SABE SE ESTÃO NA TERRA OU EM MARTE………………….O QUE TEM HAVER SÃO JOÃO COM A SAÚDE,COMO SE O DINHEIRO DOS EMPRESÁRIO E DO MINISTÉRIO DO TURISMO PODERIA SER TRANSFERIDO PARA SAÚDE.

    AGORA O GOVERNADOR TÁ QUERENDO PASSAR A RESPONSABILIDADE DELE PARA PREFEITURA, JÁ QUE PELA LEI SAÚDE É UM DEVER DO ESTADO…………………E SEGURANÇA TAMBÉM.

  30. SAÚDE+10 disse:

    Existe um Planejamento REGIONAL para a Rede de Urgências e Emergências – na qual está inserida a estratégia Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado – e para o qual os Municípios que compõem a VIII Região de Saúde, após a construção dos respectivos Planos Municipais, conjugaram esforços conjuntos de cooperação e também pactuaram responsabilidades. O Estado se coloca como partícipe, mas também como mediador do processo de pactuação, incentivando e apoiando tecnicamente os Municípios.

  31. disse:

    Muriçoca, você deve ser uma daquelas funcionarias babonas da secretaria de saúde, que está lá de favor, e que tem que agüentar o mau humor da secretária e que ainda por cima é obrigada a puxar o saco. Tome uma atitude na vida: estude e passe num concurso, só assim você vai se tornar uma cidadã de verdade, sem precisar defender quem não merece defesa.

  32. gil disse:

    eu comparo esses vereadores e o grupo que governa nossa cidade a um canse ta comendo tudo que a cidade tem não presta conta de nada e os vereadores fica só vendo e não fas nada!!!!!

  33. Militante do SUS disse:

    O SUS é responsabilidade das três esferas de governo
    A Constituição brasileira estabelece que a saúde é um dever do Estado.
    Aqui, deve-se entender Estado não apenas como o governo federal, mas como
    Poder Público, abrangendo a União, os estados, o Distrito Federal e os
    municípios. A implementação e a gestão do SUS são, portanto, também
    obrigações das municipalidades, que devem trabalhar integradas às demais
    esferas de governo, na construção de políticas setoriais e intersetoriais que
    garantam à população acesso universal e igualitário à saúde O município é responsável pela saúde de sua população integralmente, ou
    seja, deve garantir que ela tenha acessos à atenção básica e aos serviços
    especializados (de média e alta complexidade), mesmo quando localizados fora
    de seu território, controlando, racionalizando e avaliando os resultados obtidos.
    Só assim estará promovendo saúde integral, como determina a legislação. É
    preciso que isso fique claro, porque muitas vezes o gestor municipal entende
    que sua responsabilidade acaba na atenção básica em saúde e que as ações e os
    serviços de maior complexidade são responsabilidade do Estado ou da União – o
    que não é verdade.
    PRINCIPAIS ATIVIDADES DO GESTOR MUNICIPAL;
    Executar as ações da Atenção Básica;
    Co-responsabilidade de assistência de atenção à saúde de média e alta complexidade, muito embora a ALTA COMPLEXIDADE está na responsabilidade da esfera estadual. Porém a MÉDIA COMPLEXIDADE (Exemplos: Consultas e Exames Especializados, Internamentos…) São também de responsabilidade municipal, considerando portanto o porte do município, onde os municípios menores como não tem capacidade de ofertar estes serviços, terão portanto que garantir aos seus munícipes e, se não for possível no seu território, mas, obrigatoriamente terá que referenciar para o território de maior porte mais próximo, ou na impossibilidade total destes é que o Estado deverá suprir… Vale salientar, que todo financiamento da Saúde, pela Constituinte, deverá ser tripartite (União, Estado e Município), o que não vem acontecendo com Petrolina, que vem jogando sua responsabilidade sanitária para a gestão estadual e até federal como está fazendo com o Hospital do Trauma, empurrando para a UNIVASF. Os demais municípios (Cabrobó, Dormentes, Santa Maria, etc), todos possuem um pequeno hospital e tentam realizar partos das suas munícipes, mesmo com dificuldades… e o município de Petrolina joga esta sua responsabilidade no HDM que é referência para 52 municípios que fazem parte da Rede Interestadual PE/BA. Portanto, o leitor que se identifica como Muriçoca, é bom sair do repeteco e fazer uma boa leitura pela Lei Orgânica da Saúde 8080/90 e o Decreto 7.508/11, antes de defender cegamente uma gestão municipal absurda como esta existente em Petrolina. Vocês que aqui defendem esta gestão municipal, sejam mais coerentes e pensem mais na população que vem sendo desassistida…

  34. Sertaneja disse:

    Municípios maiores certamente possuem população maior e consequentemente recebem mais recursos. No caso, está é mais uma obra que irá beneficiar a população petrolinense, que por sua vez terá a UPAE em seu território, sendo assim aos serviços de urgência e pronto atendimento os demais municípios não terão acesso, pois para tal, existem os hospitais municipais que irão absolver esta demanda. O que não é o caso de Petrolina que não possui Hospital Municipal abarrotando o Traumas que é Regional e deixando os outros municípios sem referência para os casos graves!
    Além disso os demais municípios ainda terão que gastar com o transporte desses pacientes, no caso de Cabrobó serão 184 km, município mais distante de Petrolina. Para te auxiliar segue os cálculos que dividem a população de cada Município pelo valor que terá que ser reembolsado, tendo com resultado o valor gasto por pessoa por ano, pasmem o valor é irrisório!
    CIDADE – POPULAÇÃO – VALOR ANUAL – VALOR POR PESSOA/ANO
    Petrolina – 293.962 mil – 2, 34 milhões – 7,9 reais pessoa/ano
    Sta Maria – 39,435 mil – 384,7 mil – 9,75 reais pessoa/ano
    Cabrobó – 30,873 mil – 316,2 mil – 10,2 reais pessoa/ano
    Lagoa Grande – 22,760 mil – 237,5 mil – 10,4 reais pessoa/ano
    Afrânio – 17.586 mil – 180,6 mil – 10,3 reais pessoa/ano
    Dormentes – 16.917 mil – 180,2 mil – 10,6 reais pessoa/ano
    Orocó – 13.180 mil – 143,8 mil -10, 9 reais pessoa/ano
    (IBGE 2010)
    Façam vocês mesmos a conta, e vejam que quem está pagando mais é o menor Município!
    Se toca Petrolina que vocês agora só tem a atenção básica para da de conta!!!

  35. disse:

    uma vergonha essa prefeitura de petrolina ,nunca vi tanta regalia ,roubalheira e todo mundo fica calado é posto de saúde sem remédio sem médico ……..

  36. Flanklin Stem Santos da Silva disse:

    SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
    A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
    Graduado… Dr. Médico – 100%
    Graduado… Dr. Enfermeiro – 70% do Dr. Médico
    Graduado… Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro
    Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde – 50% dos outros Doutores da saúde
    Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde – 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

    30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE

    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

    1 – Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

    2 – Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

    3 – Apertou a barriga e fez ‘ahhnnn’, dá BUSCOPAN;

    4 – Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

    5 – Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

    6 – Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

    7 – Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

    8 – Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

    9 – Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

    10 – Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

    …e mais…

    Arritmia doidona dá AMIODARONA…

    Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

    …e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE…
    …DIGA QUE:

    É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

    Parece brincadeira, mas… É verdade!

    (Recebido por e-mail – Autor Desconhecido)

    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    Doutor (Dr.): É importante ressaltar que doutor via de regra não configura forma de tratamento, mas título acadêmico. Seu uso deve-se limitar apenas a comunicações dirigidas a pessoas que alcançaram o grau acadêmico de doutoramento(português europeu)ou doutorado(português brasileiro). Por questões culturais, tal título é permitido aos Bacharéis em Enfermagem pela LEI COFEN 256/2001, Odontologia, em Direito e em Medicina, e qualquer outro profissional de nível superior ou da saúde. Entretanto, formalmente, deve-se usar o tratamento Senhor que confere a desejada formalidade às comunicações.

    Fonte: Pronome de tratamento
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome_de_tratamento

  37. Flanklin Stem Santos da Silva disse:

    Cofen reconhece direito de enfermeiro usar título de “doutor”
    BRASÍLIA/VALE DO ASSU – A partir de agora a classe dos enfermeiros poderá, a exemplo de outros profissionais tais como médicos, advogados, engenheiros e outros, usar o título de “doutor”. Autorização neste sentido foi dada por meio da resolução número 256/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em Brasília. O órgão federal considerou que “o uso do título de doutor tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente ou cliente”.
    Além disso, o Cofen entendeu que “o título tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior”.
    O organismo classista interpretou, também, que “a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de doutor”. O Cofen observou ainda que “a não-utilização do título de doutor leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternamente, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior”.

  38. Flanklin Stem Santos da Silva disse:

    É HORA DE AGRADECER
    PARABÉNS IMIP POR SUA BLINHANTE ADMINISTRAÇÃO…
    PARABÉNS A VOCÊS QUE FAZEM A UPAE GARANHUNS.
    A CADA UM DE VOCÊS QUE LEVAM A SAÚDE, A ESPERANÇA, E A DIGNIDADE NO MOMENTO EM QUE MUITAS VEZES NÃO MAIS ACREDITAMOS E SURGE UMA NOVA ESPERANÇA COM OS DOUTORES MÉDICOS E ENFERMEIROS E RESPECTIVOS TÉCNICOS E AUXILIARES, COM CERTEZA AO FINAL DE CADA EXPEDIENTE É DITO MISSÃO COMPRIDA!

    PARABÉNS DOUTORES MÉDICOS E ENFERMEIROS E TODOS.

    UPAE GARANHUNS 24 HORAS JÁ – ACREDITE É PRECISO FUNCIONAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários