Secretária de Saúde de Petrolina lamenta pouco interesse de psiquiatras em atuar na rede pública

por Carlos Britto // 07 de dezembro de 2012 às 11:02

A secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, mostra-se preocupada com a pouca quantidade de psiquiatras no mercado dispostos a atuar na rede pública.

Na cidade, por exemplo, existem seis profissionais da área registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), mas só um presta atendimentos à rede municipal de saúde mental.

Segundo assessoria da prefeitura, Petrolina conta com três unidades de Apoio Psicossocial (CAPS) que atuam nessa área: o CAPS-AD é a unidade que atende as pessoas que sofrem com algum transtorno oriundo do uso abusivo de álcool e outras drogas; o CAPS II atende pacientes que passam por transtornos clinico-psíquicos; e o CAPS Infantil, que atende crianças com qualquer disfunção psíquica mental até a fase final da adolescência.

A falta de incentivo à profissão e a baixa remuneração têm sido os principais obstáculos. Lúcia explica que mesmo a psiquiatria evoluindo e tendo um crescimento no número de pacientes nos últimos anos, a profissão ainda é restrita a consultas ambulatórias. Em outras áreas, os médicos contam com cirurgias ou procedimentos que ajudam na complementação de seu orçamento.

Por isso a Secretaria tem investido em novos equipamentos e qualificação profissional para estimular a equipe que atua nos CAPS. “Estamos empenhando esforços na busca de novos psiquiatras para a rede municipal de saúde. Petrolina esta de portas abertas para a chegada de novos profissionais”, conclui Lúcia. (Foto: Assessoria divulgação)

Secretária de Saúde de Petrolina lamenta pouco interesse de psiquiatras em atuar na rede pública

  1. Watergate disse:

    Sinto cheiro de desculpas no ar, para não implantar o tal do “Hospital da Mente”, uma das mentiras de campanha do Doutor!

  2. PapaiNoel disse:

    Muita FRACA!

  3. Enfermeira disse:

    Se houvesse concurso público para a secretaria de saúde de Petrolina, no lugar de ajeitadinho administrativo, aumentaria a chance de ter mais médicos psiquiatras e enfermeiros especialistas em saúde mental! O último concurso para a saúde ocorreu em 2007 e o “Doutor” Prefeito da “Saúde” não está se importando com a exigência da administração pública em relação aos concursos para provimento de servidores!!!

  4. População disse:

    A saúde vai de mal a pior

  5. falo mesmo! disse:

    EITA PETROLINA TÀ LASCADA MESMO ,
    NINGUÈM MERECE UMA GESTÃO DESTA, SÒ OS TOLOS DERAM CREDITO A UMA DISGRAÇENSA OUTRA VEZ, O FIM DO MUNDO JÀ COMECOU EM PETROLINA!

  6. ALGUEM disse:

    EITA CASAL PERFEITO NAS DESCULPAS VC E O DR. ESTA TRABALHANDO NO LUGAR ERRADO. NA SAUDE TEM QUE TER PESSOAS QUE TENHA AMOR AS A OUTRAS.

  7. MARIVALDO disse:

    secretataria, pois so sabe cantar: NÃO SEI NADA, NÃO SEI NADA, NÃO SEI NADA , NÃO SEI NADA…… ASSIM COMO QUASE TODA SUA EQUIPE QUE SO SABE DEZER AMEM À VONTADE DO DOUTOR QUE COINCIDENTEMENTE, TBEM , NAO SABE DE NADA, NADINHA A NÃO SER…………SE DEUS QUISER , ESTA PERTO DE TERMINAR ESSE NOSSO SOFRIMENTO. POIS O POVO JÁ SE ARREPENDEU, MEU PAI, SOCORRA-NOS,TIRA ESSE HOME PRA BEM LONGE DAQUI. TOMA OUTRO RUMO DOUTOR……

  8. cacia disse:

    Conheço pessoas que precisam ser avalidada pelo o psquiatra mas faz mais de anos que tomam os remédios passados só pelo o Clinico Geral um descaso total, nunca tinha visto isso antes.

  9. XXXXX disse:

    NADA, NADA, NADA, EU NÃO ESTOU FAZENDO NADA…
    É UMA VERGONHA O QUE ESSA PREFEITURA QUER PAGAR AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, UM PSICÓLOGO, ASSISTENTE SOCIAL, TERAPEUTA OCUPACIONAL… RECEBE 1.000, POR ISSO NÃO TEM PSIQUIATRA QUE SE SUBMETA A RECEBER O VALOR PAGO PELA PREFEITURA!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários