Secretária de Saúde de Juazeiro detalha situação do Sanatório Nossa Senhora de Fátima

0
Fabíola Ribeiro, secretária de Saúde de Juazeiro. (Foto: Blog do Carlos Britto)

A secretária de Saúde de Juazeiro (BA), Fabíola Ribeiro, detalhou a atual situação do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, que passa por dificuldades financeiras. A clínica – que recebe pacientes de diversas cidades da região – é uma instituição filantrópica e os gastos passam da casa do R$ 200 mil mensais. Parte dessa verba é custeada pela Prefeitura de Juazeiro, enquanto a outra parte é do Governo Federal. O sanatório tem uma dívida de mais de R$ 1 milhão.

Segundo a secretária, a administração do sanatório enviou um documento oficial, ontem (15), informando que a clínica não irá fechar as portas. Fabíola Ribeiro disse que, hoje, o sanatório tem 46 pacientes, sendo 33 homens e 13 mulheres.

Existem 11 pessoas que moram dentro do sanatório há muitos anos. De Juazeiro, só temos um. Porém, como eles já estão lá há muito tempo, passa a ser de responsabilidade municipal”, explicou a secretária, informando que a Prefeitura entregará nesta sexta-feira a Residência Terapêutica, localizada no bairro Itaberaba, que irá atender pacientes por meio de “critérios de inclusão”. A unidade comporta dez usuários.

Vale destacar que desde fevereiro deste ano o sanatório não recebe pacientes sem que estejam regulados através da Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL). Assim sendo, os pacientes de Juazeiro que necessitam de atendimento de urgência e emergência devem procurar a rede de saúde pública. Havendo necessidade de transferência, será realizada por meio da CRIL. Esta reestruturação também ocorre em todos os municípios que encaminham pacientes para o sanatório, a exemplo de todas as cidades da região Norte da Bahia e municípios do Pernambuco em um raio que se estende até Serra Talhada, além de municípios do Piauí até São Raimundo Nonato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome