Secretaria de Ressocialização de PE esclarece que está acompanhando situação dos detentos em Petrolina

por Carlos Britto // 29 de junho de 2020 às 12:33

Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Na manhã desta segunda-feira (29) a superintendente de Capacitação e ressocialização da Secretaria executiva de ressocialização Estadual, Valéria Fernandes, participou do programa Carlos Britto na Rural FM, e esclareceu os dados divulgados recentemente, de que 90 detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes estão com o novo coronavírus. 

Segundo ela, o governo estadual está realizando uma testagem em massa em todos os presídios. “Estamos identificando o vírus, mas na verdade eles não estão com  a doença. Com esse teste, estamos tendo a oportunidade de verificar quem já teve contato com o vírus. Como é um vírus que ainda está sendo estudado, a gente não tem a definição que mesmo tardiamente sendo identificado, uma vez que nenhum está com sintomas, há a transmissão ou não. Então é mais uma prevenção. Por garantia, eles estão sendo isolados”, explicou a superintendente. 

Na Penitenciária de Petrolina, existe uma população carcerária de 1.195 detentos e 703 já foram testados para o novo coronavírus. Ela explica que o tipo de teste realizado é diferente, “ele identifica o contato com o vírus, mas não identifica a intensidade desse vírus. Então como não tem isso, eles estão ficando isolados pelo período de 14 dias como qualquer pessoa que teve o sintoma, passou sintoma e foi liberado”.

Mesmo além da capacidade de acomodação de internos, o governo estadual afirma que está mantendo os detentos isolados dos demais. “Mesmo estando além da capacidade, não é uma superlotação. O diretor teve como manejar as alas para que ficasse isolado quem está nessa quarentena”. Esta semana, serão liberadas as pessoas que estão nesse local, além de continuar com os testes rápidos nos outros presos até atingir os 100%.

A superintendente também ressaltou que as unidades de todo o Estado realizam as medidas de higienização e de segurança contra o novo coronavírus, seguindo o plano de contingenciamento estadual. “Houve uma ampliação da jornada do pessoal da Unidade Básica de Saúde que está instalada na unidade penitenciária, de domingo a domingo. A higienização na porta de entrada. A quarentena na porta de entrada para quem vem da rua, o privado de liberdade fica na quarentena, por 14 dias para verificar a questão dos sintomas, porque aí não vai para o pavilhão, já vai para um local específico”.

Questionada sobre a denúncia de familiares de detentos de que não está permitida a entrada de alimentos e que estão sem informações do estado de saúde deles, ela disse que está permitida a entrada de mantimentos, após higienização, “Elas não estão tendo a oportunidade de entregar pessoalmente. A gente fez modificações também no cardápio, ampliou com comidas quentes a noite. E vale salientar que todas as unidades têm nutricionista”. Com relação às informações, existe um telefone para contato no setor do psicossocial que funciona em todas as unidades penitenciárias. Em Petrolina o número é 87 3866-6643. 

Secretaria de Ressocialização de PE esclarece que está acompanhando situação dos detentos em Petrolina

  1. Marco Antonio disse:

    A penitenciária Dr. Edvaldo Gomes hoje está com quase o tríplo da sua capacidade normal e a SERES vem dizer que não há superotação? O que esperar dessa secretaria e desse governo que realocaram agentes da penitenciária de Petrolina (que já estava com déficit) para cobrir as penitenciárias da RMR? O sistema carcerário de Pernambuco é, indiscutivelmente, um dos piores do país (em superlotação, em déficit de agentes, em estrutura, em tudo!) mas para a SERES e para o GOVERNO PE está tudo certo e dentro dos conformes. ATENÇÃO AUTORIDADES!!!! O SISTEMA PENITENCIÁRIO É UMA BOMBA CHIANDO, PRESTES A EXPLODIR!!!! JÁ TENHO DITO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários