Secretaria de Agricultura apresenta ações para área rural de Petrolina

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2022 às 08:00

Foto: PMP

Neste ano de 2022, a zona rural do município contou com diversas ações da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Agricultura, como teve uma atenção especial para a melhoria de cerca de 2 mil km de estradas vicinais e o acesso à água nas áreas de sequeiro, irrigada e ribeirinha, com a instalação de sistemas simplificados de abastecimento, também conhecidos como adutoras.

Durante o ano, as equipes da Seagri estiveram tanto com a Operação de Patrolamento quanto com a de Tapa-buracos em diversas localidades como Salinas, Atalho, Carretão, Cabaceira de Cima e de Baixo, Facheiro, Morrim, Formosa, Cacimba Velha, Horizonte, Garcinha, Volta do Riacho, Barra Franca, Rumão, Primazia, Chapada do Alegre, Baixa do Bina, Baixa do Lajedo, Baixa Alegre a Simpatia, Almas, Caititu, Kaeira, Rajada até a divisa com a Bahia, e Sítio Angico. Além destas, Serra, Arias, Atalho, as vilas do N-4 e N-10 no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (PISNC), e Assentamento Cacimba dos Sonhos que foram atendidos neste mês de dezembro. Também foram melhorados trechos no Assentamento São Paulo, Simpatia, e nos sítios Miradouro, Serra, Arias e Atalho.

As ações da Seagri se estenderam também para proporcionar uma maior segurança hídrica, principalmente, na área de sequeiro do município, entregando 13 adutoras instaladas e concluídas, e tendo mais de 12 outras em fase de autorização para funcionamento, cumprindo os trâmites burocráticos exigidos pela Codevasf. Mais de 2 mil famílias das comunidades de Garça, Vira Beiju, Pau Ferro, Lagoa dos Cavalos, Varginha, Capim, Km 45, N-3, Rio Jardim, Budim, Ponta da Serra, Sirigadinha, Volta do Pascácio, Cachoeirinha e Cristália foram beneficiadas e agora contam com água saindo de suas torneiras. Houve também a ampliação de sistemas já existentes na Vila 12, Cacimba do Baltazar, Serra da Santa e Serrote Pelado.

O secretário de Agricultura, Gilberto Melo, reforçou a limpeza e recuperação das barragens de Santo Antônio, Garcinha e Baixa do Bina, o que favoreceu diversos agricultores e suas plantações após as chuvas quando foi possível um considerável armazenamento de água, já que houve até mesmo transbordo em algumas. “A Secretaria de Agricultura tem atuado fortemente no interior da cidade, em especial atendendo aos pedidos do prefeito Simão Durando para garantir que a missão de proporcionar estradas melhores e mais acesso à água ao homem e à mulher do campo sejam realizadas com sucesso. É claro que é humanamente impossível zerarmos todas as necessidades de uma vez, mas garantimos que temos trabalhado forte para que nossos amigos e amigas da zona rural tenham cada vez mais uma qualidade de vida digna”, destacou Gilberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.