Seca prolongada já ameaça reservatórios no Sertão pernambucano

por Carlos Britto // 29 de outubro de 2013 às 11:02

18mai2012---companhia-pernambucana-de-saneamento-flagra-carro-pipa-retirando-irregularmente-agua-da-lagoa-da-comunidO prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses.

A falta de acúmulo de água pelas poucas chuvas é apontada por especialistas como um dos principais problemas em médio prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011.

A atual estiagem, segundo o governo, foi responsável pela morte de 4 milhões de animais somente em 2012.

A situação das barragens e açudes de abastecimento é preocupante em pelo menos cinco Estados, segundo dados colhidos pelo UOL com os institutos de recursos hídricos e meio ambiente. Ao todo, oito dos nove Estados do Nordeste estão em área do semiárido – só o Maranhão está fora – e sofrem com a seca.

Em 2013, por exemplo, a região enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados”, disse o meteorologista Humberto Barbosa, da Universidade Federal de Alagoas.

Colapso

Em Pernambuco, 36 dos 107 reservatórios estão em colapso, com menos de 10% da capacidade. Desses, 21 estão sem nenhuma gota de água e comprometem o abastecimento de cidades.

Um deles é o segundo maior reservatório, o de Entremontes, em Parnamirim, no Sertão Central, que está completamente vazio. A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) informou que 25 cidades enfrentam problemas de abastecimento atualmente, sendo 13 delas em colapso completo. (Fonte/foto: UOL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários