A Unidade de Negócios do Sebrae no Sertão do São Francisco realiza durante esta semana em Petrolina um feito inédito na história do Empretec em todo o interior do Nordeste: a conclusão, no mesmo ano, de cinco turmas deste Seminário, promovido pelo Sebrae e as Nações Unidas, que é considerado o maior programa de capacitação empreendedora do mundo.
O grupo de 24 participantes da 5ª turma em 2010 do Empretec em Petrolina começou as atividades na última segunda-feira (22), com uma série de vivências, experiências empresariais e dinâmicas de grupo. Reunidos no auditório de um hotel da cidade, empresários de diversos segmentos produtivos da região e candidatos a abrir seus próprios negócios estão conhecendo de perto e aprendendo a desenvolver as 10 características do comportamento empreendedor: busca de oportunidades e iniciativas; estabelecimento de metas; persistência; planejamento e monitoramento sistemático; comprometimento; busca de informações; enfrentar riscos calculados; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança e exigência de qualidade e eficiência.
Os futuros empretecos concluem o seminário no próximo sábado (27), com excelentes expectativas de futuro.
Segundo um dos participantes, o empresário do segmento de fruticultura Ângelo Meneghel, a experiência vem sendo muito proveitosa e promete mudanças favoráveis em seu negócio até o final do ano. “Tenho um único sócio, que inclusive já fez o Empretec e me convenceu a fazer o Seminário, principalmente por suas sugestões sempre acertadas na empresa. Aqui já identifiquei vários pontos positivos, a exemplo de tomada de decisões e estabelecimento de metas, além de aprender um pouco como correr riscos calculados”.
Segundo o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae no Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, que responde por oito municípios (Petrolina, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Afrânio), o Seminário já capacitou quase mil empreendedores no Sertão. “Com a conclusão deste grupo, contabilizamos 34 turmas do Empretec na região. Isso representa um grande avanço para o segmento de capacitação empresarial, desenvolvimento de novos negócios e incremento da economia regional”, pontuou. (com informações e foto da CLAS Comunicação & Marketing)



