SAMU de Juazeiro: Equipe pode ser trocada

por Carlos Britto // 13 de abril de 2009 às 15:15

Boa parte da equipe de SAMU pode ser trocada ainda hoje (13). A informação foi dada pelo radialista Geraldo José no Sem Fronteiras de hoje.

As reclamações sobre o atendimento sem qualidade e o tratamento dos profissionais têm sido alvo de muita crítica na cidade.

SAMU de Juazeiro: Equipe pode ser trocada

  1. cesar carvalho disse:

    há muito tempo, nao é deste governo, que o povo reclama melhorias no atendimento do SAMU, sao pessoas mal humoradas que querem resolver os problemas por telefone, nem parece que sao pagas pelo povo, entretanto, se for trocar todo mundo que trata mal o povo na prefeitura, vao ficar, pouquissimas pessoas, sairia da irmã do prefeito que passa seus dias nos corredores da prefeitura perseguindo quem nao votou no irmão aos secretarios que, sequer, atendem o povo, sao todos iguais, quando estao na campanha sao uns exemplos de educação quando ganham… na proxima nao vou mais confiar, vou seguir a minha intuição, cair novamente no conto do vigario e elegi Flavio Luiz pra prefeito e nao Isaac, pois de longe, ele manda muito mais que o prefeito.

  2. Ana's disse:

    As pessoas deveriam conhecer mais o serviço do SAMU para depois fazerem esses tipos de comentários. O serviço é legislado por uma portaria ministerial onde os problemas vão ser “resolvidos” pelo telefone, isso se chama REGULAÇÃO MÉDICA, nem todos casos vão ser enviadas ambulâncias, como rege a portaria (MS nº 2048).
    Os profissionais deste serviço agora estão trabalhando sobre pressão e não sabem se terão seu serviço amanhã, isso sim abala o serviço e descaracteriza o mesmo.
    Cuidado com o disse me disse, isso só suja a reputação e afeta os prestadores!!!

  3. Tenho 4 anos no SAMU. O maior problema desde a fundação da instituição é justamente a falta de esclarecimento da população sobre o que é e como deve funcionar o SAMU.
    Precisar de médico e precisar de ambulância são coisas bem distintas. Ambulância do SAMU não é para febre, não é para qualquer tipo de cefaléia, não é para muita coisa que a população pensa que é!
    Não é nem mesmo para as parturientes que entram em trabalho de parto sem nenhuma co-morbidade associada. Mas como tirar este costume da população agora?
    AS NORMAS QUE REGEM O FUNCIONAMENTO DO SAMU SÃO DETERMINADAS POR PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. Nem Prefeito, nem Secretário, nem Radialista pode interferir no funcionamento da instituição.
    aluilce@terra.com.br

  4. Joana disse:

    Esse doutor aqui de cima não deve trabalhar no SAMU não. Pois mandam ambulância pra qq besteira, dor de cabeça, diarréia e alcoolismo…Falam de regulação médica porém não sabem fazê-la. Mandam pactes que não precisam ao hospital e passam dipirona pros que deveriam ir ao hospital.
    E ainda tem mais. Os profissionais não sabem avaliar as queixas, por vezes ao chegarem ao local de atendimento avaliam nao ter necessidade de levar o pacte ao hospital mas mesmo assim o fazem por serem mancomunados com o dono da PROMATRE, pra que levem pactes e e serem agraciados com benesses do MANDA CHUVA da saúde de juazeiro,o Sr, pedro borges.

  5. Sou um dos poucos comentaristas do blog a não ter medo de “mostrar a cara”. Se você acha que eu não trabalho lá, se um dia você precisar do serviço na quinta à noite verá que eu trabalho lá.
    Sobre as informações ocasionalmente inverídicas (para não dizer MENTIROSAS mesmo) fornecidas por solicitantes que dizem que o paciente esta “morrendo” quando na verdade às vezes está é com DNV, não temos como atestar a veracidade destas informações, salvo quando a ambulância chega ao local. Mas mentir para o médico acerca dos sintomas do paciente para induzir o médico a enviar ambulância não deixa de ser “trote” – e devia ser também crime!
    Agora, uns poucos colegas médicos e boa parte dos técnicos de enfermagem dos hospitais ficam aborrecidos com a presença do SAMU, isso ficam. Mas eles só o ficam por também não terem ciência do funcionamento do hospital e da AUTORIDADE concedida por PORTARIA MINISTERIAL ao médico regulador.
    Mas o SAMU desperta mesmo raivas e paixões. É um serviço de primeiro mundo, instalado sem o devido esclarecimento, num país de terceiro mundo.
    aluilce@terra.com.br

  6. Agora esta é para você BRITTO: Se quiser um bom nível de debate de idéias no seu blog, você precisar urgentemente cadastar os usuários. Não é justo que qualquer um diga o que acha sem “assinar em baixo”.
    Siga o exemplo de seu colega Magno Martins e cadastre os usuários.
    Pena que o blog do Magno não dá importância aos fatos de todo o Vale do S. Francisco, se atendo apenas ao lado Pernambucano. Pois lá sim os usuários são cadastrados e o diálogo é mais transparente!
    aluilce@terra.com.br

  7. Opara disse:

    O blog está crescendo… e certamente vai precisar de mudanças… acredito que o cadastro dos blogueiros é essencial. Uma coisa é vc defender sua tese; outra, tentar atingir de forma rasteira outro blogueiro. Apesar de eu aparecer com um nick fictício… sou cadastrado… e Britto sabe quem sou eu.

  8. joana disse:

    Realmente,
    A culpa é dos pacientes. Vamos processá-los.
    Os médicos do SAMU sequer se identificam ao telefone, falam que não podem dar seu nome.
    Que maravilha, vamos processar os pacientes!!!!
    Vc deve ser mais um que faz bico no SAMU, bico no psf…é a famosa empurroterapia., ou Doutor Ao, ao….ao endocrino, ao pediatra, ao obstetra, ao cardiologista… A desculpe-me AUTORIDADE.
    Qual foi seu treinamento ao entrar no SAMU???
    Tem curso de ACLS, ATLS???
    Ou foi QI???
    Ah não, deve ter sido concurso público com mais vagas que candidatos.
    Segundo o Doutor, a saúde de Juazeiro deve ser de primeiro Mundo.
    Educaçao Permanente para os profissionais..Aliás, Doutor, tirando dengue, hanseníase e tuberculose, quais foram as capacitações q vc recebeu?
    É uma vergonha os médicos não dizerem seu nome ao atender o telefone do SAMU.
    Apesar de medicarem os pacientes pelo telefone…dizem que é pra se protegerem…que vergonha!!!!!!

  9. SAMU disse:

    Achar q parturiente em trabalho de parto não é urgência já é demais. Deve ter sido no seu plantão, Dr. Aluilce, então, que aquela parturiente que deu entrevista na TV na virada do ano 2008/2009 falou que chamou o SAMU pq estava com dor, não foi atendida e acabou parindo no meio da rua, em cima de uma carroça.
    Falar de serviço de primeiro mundo sem conhecer como funciona o serviço de saúde dos países do primeiro mundo é bobagem.
    O SAMU realmente precisa de gente nova, com vontade de trabalhar, com paciência em atender a população. E não como a maioria que considera o SAMU como um bico e oferecem um serviço de péssima qualidade. Quem trabalha em emregência sabe q, mesmo tendo 3 médicos em cada plantão do SAMU, NUNCA um médico acompanha a ambulância. Se a população liga e fala mentiras em relação a condição clínica do paciente, basta um médico acompanhar a ambulância, avaliar o paciente in loco e, sendo trote, não fazer a remoção do paciente. Mas o q acontece é q os médicos do SAMU mandam ambulâncias com técnicos de enfermagens e estudantes de enfermagem, os quais não podem e nem devem avaliar se o paciente necessita daquela remoção. Fazendo isso, logo logo a poplação se educa e saberá q será em vão chamar o SAMU inventando mentiras em relação ao quadro clínico do familiar. Bom, é só uma sugestão. Ah, as ligações do SAMU não são gravadas, se estão surgindo tantas denúncias em relação ao atendimento, basta instalar uma auditoria séria e acaba com isso.

  10. Ana´s disse:

    Ignorancia da população!!!
    Leiam a Portaria do Ministério da Saúde de n° 2048, e depois processem Lula!
    Os 2 (DOIS) médicos que ficam no plantão se dividem em REGULADOR e INTENSIVISTA, e o médico só sai na USA (Unidade de Suporte Avançado). São informações básicas que qualquer pessoa deveria saber antes de criticar o serviço, para ao menos saber o que criticar.
    As auditorias são feitas regularmente e são SIM gravadas todas ligações feitas para o SAMU.
    Realmente, Dr Aluilce, um serviço desse nível em um país de terceiro mundo é um desperdício!

  11. UMBERTO ALVES disse:

    Como cidadão reconheço a importância do SAMU, pois já solicitei o serviço e constatei a seriedade dos profissionais. A população precisa entender que é um serviço de URGÊNCIA, e só deve ser solicitado nesta circuntância. Antes da sua implantação, as vitimas de acidentes eram socorridas sem nenhum cuidado, agravando o quadro. O SAMU é um serviço fundamental e o bom funcionamento depende também da colaboração da população.

  12. Lea Moreira disse:

    Trabalho no SAMU desde a sua implantação em 2004, e sim, fomos treinados pelo Dr. Paulo, que fez o seu treinamento na França, e deu treinamentro para os profissionais desse serviço, a seleção desses profissionais foi curricular, teriam que ter especialização em UTI,ATLS e outros mais.A equipe do SAMU entao muito competente, o que infelizmente houve foi a falta de experiencia de alguns profissionais, que entraram na gestao de Mizael e nao regulam as ocorrencias corretamente e enviam a ambulancia para tudo.A saida de cada uma dessas ambulancia o custo é altissimo, por isso usam a regulação médica, q é preconizada pelo MS para definir o que é urgencia e o que não é urgencia. Dr. Aluilce ainda é um dos poucos medicos que restaram ,que sabem trabalhar direito e tem paixao pelo que faz.Trabalhar no SAMU é apaixonante, e para os que nao conseguem esse proeza , tornam-se inimigos do serviço e daqueles que o fazem. Ah e quanto a gravação das ligações deixo aqui uma pergunta:Algumas reclamações na auditoria e justiça foram feitas contra o SAMU para o nao envio de ambulancia, por nao haver necessidade, como o caso de transporte social e etc, entao pq nunca houve punição para os profissionais?Resposta:pq havia as gravações mostrando a verdade.Outra coisa a morte da gestante foi em um domingo e enao era Dr. Aluilce o plantonista.E para encerrar, muitas pessoas ligam para o serviço e agradecem pelo socorro do SAMU e aumento da sobrevida dos pacientes.Samu é coisa séria.

  13. SAMU disse:

    Serviço de primeiro mundo, excelente… opinião essa compartilhada apenas por quem trabalha lá… hahaha… piada, né?
    Não falei em morte de gestante, falei q gestante em trabalho de parto é urgência, sim!! E por alguns não considerarem isso é q ainda acontece de paciente parir em cima de uma carroça, sem assistência médica, em Juazeiro. serviço de primeiro mundo. Mas foi bom relembrar o caso da gestante q morreu tb, a mesma estava com cefaléia e, por telefone, foi prescrito medicação pra dor, sem ao menos saber a pressão arterial da paciente. Serviço de primeiro mundo!!! Auditoria nesses telefonemas urgente!!!!

  14. Intensivista disse:

    Léa Moreira disse
    …teriam que ter especialização em UTI,ATLS e outros mais”…
    Teriam não significa ter.
    Ninguém falou da morte da gestante, mas já q voce tocou no assunto.
    A paciente ligou pro Samu referindo dor de cabeça, sequer pensaram em Pré Eclâmpsia, afinal como pensariam se nem verificaram a pressão arterial da paciente. Mas prescreveram dipirona. Gestante +cefaléia = dipirona – – receita do samu.
    2horas depois a paciente deu entrada na Pró Matre com eclâmpsia, e morreu logo depois. Claro,, a culpa é do hospital dirão os defensores do samu “dipirona”. E pior, os médicos do samu são os mesmos do PSF. Aqueles que não diagnosticaram a Pré Eclampsia e deixaram que a paciente evoluísse de forma fatal.Isso porque estamos falando na principal causa de morte materna no gravidez/puerpério.
    Parabéns samu. Parabéns Dr. Paulo pelo treinamento dado aos médicos do samu.
    Parabéns ministério da saúde por dar trabalho a ana’s, dr aluilce e léa moreira.

  15. Ana's disse:

    O caso da gestante foi apurado pela SMS, e diga-se de passagem que ela foi atendida em um Hospital e liberada, para depois ligar e ser enviada ambulância, se quiserem comprovar peçam, via Ministério Público, cópias do processo.
    Aos que criticam tanto o serviço convido a passar um dia na unidade, assim conhecerão o nosso dia-a-dia.
    Ah, e diga-se de passagem Leo, no dia da denúncia da tão esclarecida diretora, uma paciente ligou para avisar-nos que tentou falar no rádio sobre o bom atendimento que teve do serviço, mas essa não teve voz no tão conceituado programa de rádio, que toda a população acredita na imparcialidade.

  16. População Atenta disse:

    Obrigado Ana’s pelo documento.

    1.O médico que vai ao local de atendimento é chamado de INTERVENCIONISTA, e não intensivista como dito aqui antes por funcionários do SAMU. Não basta ter a portaria e sim ler a mesma e estudá-la;
    2. Omédico regulador deve “definir e acionar o serviço de destino do paciente, informando-o sobre as condições
    e previsão de chegada do mesmo, sugerindo os meios necessários ao seu acolhimento”, o que não ocorre. Simplesmente o SAMU chega com o paciente sem entrar em contato prévio com as unidades hospitalares;

    3. “- participar de programa de educação continuada para suas tarefas” – quando foi realizado o último treinamento aos profissionais do SAMU ???;

    Isso só nas páginas 8,9 e 10 da portaria.
    Profissionais do SAMU, se acham que a portaria serve apenas para defendê-los, estudem-na antes, pois o que serve pra defender, serve tb para cobrá-los. Não usem a portaria como escudo. Usem como instrumento de trabalho. Cumpram todos os itens, e não apenas os que os convém.

  17. Ana's disse:

    Bate boca desnecessário.
    Se vc estudou pra atacar, vamos lá:

    1 – Médico que atende em pre-hospitalar tanto pode ser denominado intensivista como intervencionaista, classificações que denominam a mesma função.

    2 – Os hospitais não têm um sistema de rádio vinculado ao SAMU porque concluiram ser um gasto desnecessário, pois teriam que ter profissionais para operar tal instrumento.

    3 – Suporte Básico de Vida – 1º semestre 2008
    Técnicas de Imobilização – 2º semestre 2008
    Direção Defensiva – 2º semestre 2008
    Regulação Médica com o coordenador estadual de urgência – previsto para o proximo mês.

    SAMU trabalha sério.

  18. sol disse:

    É lamentável lermos o que escreve quem não precisa ou não precisou do serviço 192. Eu tenho um depoimento de fato acontecido em maio 2009.Precisei do SAMU para minha mãe, que apresentou-se com hipertenção ,dor precordial, sudorese intensa,ao ligar para 192 contei o q acontecia naquele momento,fui orientada como agir até a chegada da equipe.E qdo chegaram para nós familiares era como se tivessem chegado os anjos para nós da uma luz.E ali no local cuidaram da minha mãe com o maior profissionalismo,respeito e ao mesmo tempo carinho,depois de a estabilizar foi levada para o hospital.E hoje ela está no convivio da nossa familia GRAÇAS A DEUS E AO ATENDIMENTO 192.Seremos eternamente gratos a EQUIPE SAMU192.Parabéns a todos que fazem parte deste serviço,sintam-se importante na vida daqueles q ja foram atendidos por vcs.Um abraço aos profissionais do 192. Sol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *