Salgueiro: Fantástico Mundo das Sanfonas é tema de exposição na Casa da Cultura com trabalhos de cinco fotógrafos

1

Os apaixonados por fotografia e pelo universo da sanfona como o instrumento mais popular no Nordeste, podem apreciar a exposição fotográfica coletiva O Fantástico Mundo das Sanfonas, que foi aberta neste sábado (2) e ficará em cartaz até o dia 20 de maio, na Casa da Cultura, em Salgueiro (PE), no Sertão Central. O projeto faz parte de uma pesquisa de extensão universitária, organizada pelo jornalista Emanuel Andrade, que reuniu o trabalho de cinco fotógrafos. São registros de shows em festivais do gênero, rodas de sanfona e instantes de intimidade do artista no palco e em casa.

Cerca de 80 imagens em policromia e em preto e branco foram assinadas pelos fotógrafos Ivan Cruz, Héliton Araújo, Gilson Pereira, Diego Fernandes e Regina Lima. Com uma proposta pedagógica, a exposição focar a trajetória da sanfona desde a criação do Sheng, na China por volta de 2.700, a. C, que originou o harmônio, a gaita de boca até chegar à sanfona que se popularizou no Brasil, principalmente no Nordeste.

Além de destacar a evolução do instrumento, a amostra que tem apoio da Prefeitura/Secretaria de Cultura, conta com textos poéticos sobre a temática, xilogravuras, reportagens jornalísticas e letras de canções clássicas que evocam a sanfona.

Os registros fotográficos traduzem apresentações de grandes músicos do Nordeste e do Sul, puxando o fole no sertão. Lá, o visitante vai poder apreciar feras a exemplo de Dominguinhos, Oswaldinho, Toninho Ferragutti, Hermeto Pascoal, Camarão, Renato Borghetii, Pinto do Acordeon, Cesinha, Waldonys, artistas da região como Nêgo do Mestre, Danilo Pernambucano e Teresinha do Acordeon entre outros talentos.

Outra novidade é a interação com os artistas que tenham interesse em divulgar seu trabalho no decorrer da amostra. É só deixar com os funcionários da Casa da Cultura um Cd ou DVD que ficará dentro de uma arupemba como expositor de divulgação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

três − três =