Salgueiro: Comunidade quilombola de Conceição das Crioulas ganha posse definitiva de terras

2

quilombolasLocalizada a 41,5 km de Salgueiro (PE), no Sertão Central, a comunidade quilombola de Conceição das Crioulas celebrou ontem (22) a posse definitiva sobre 897 hectares, que passam a pertencer legalmente ao seu território.

Na Casa das Juventudes, sob os olhares emocionados dos moradores, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, entregou os títulos de domínio territorial às famílias da localidade. Além dele, estiveram presentes o prefeito Marcones Libório de Sá, o superintendente da Superintendência Regional do Incra, Victor Hugo, e a coordenadora de Regularização de Territórios Quilombolas, Givânia Silva.

Para a coordenadora da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Valdeci Maria da Silva, o momento era muito esperado. “É uma satisfação imensa ver o resultado da nossa luta, porque a gente acredita e confia no melhor para a nossa comunidade”, declarou. “Queremos mais. O objetivo dos agricultores que estão aqui é continuar lutando“, completou.

Desafios

Guedes ressaltou que, ao lado da comemoração, os moradores terão muitos desafios pela frente, sobretudo em relação à falta de chuvas. “É muito importante que os direitos do homem e da mulher do campo sejam, todos, preservados. Nós temos muito para fazer, agora, e o Incra vai continuar o seu trabalho“, disse.

Na mesma linha de pensamento, o prefeito chamou a atenção para a problemática do semiárido e a complexidade da administração coletiva da terra. “Esse momento é de uma simbologia enorme, mas nós temos que pensar no amanhã. Olhar para frente. O desafio, agora, é construir o novo”, ponderou Marcones. (Foto: Assessoria/divulgação)

2 COMENTÁRIOS

  1. O prefeito de Salgueiro,não gosta da comunidade do distrito de conceição das Crioulas,ele foi vice prefeito e agora já está com seis anos de mandato como prefeito e nesse tempo todo quase quinze anos,nunca colocou uma pedra de calçamento no distrito,lá o povo vive na poeira,passando sede e tendo de viver com os esgotos ao céu aberto,pois ele nada vez para melhorar a situação da comunidade,ele não gosta do moradores desta querida localidade,pois nas ultimas eleições foi derrotado nas urnas para prefeito e vai ser novamente para presidente,governador e deputado.

  2. Estão falando que isso é questão de justiça!
    JUSTIÇA????? Que justiça é essa que tira as terra das pessoas que tem os documentos legais de posse destas terras, que moram lá a mais de 70 anos, que construiriam suas vidas nesses locais, que sua história e tudo que conseguiu na vida está depositada lá.
    LEMBRO: ESSAS PESSOAS TEM OS DOCUMENTOS LEGAIS DE POSSE DESTAS TERRAS
    AI VEM OUTROS E TIRAM ISSO DELAS
    ISSO É JUSTIÇA??????????????????????????????????
    Essa decisão vai acabar com a vida de MUITASSSSSS PESSOAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome