Salgueiro: Comissão é criada para discutir soluções para os acidentes com motocicletas no município

0

O Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes com Motocicletas, realizado na última quinta-feira (25) em Salgueiro (PE), no Sertão Central, resultou na criação de uma comissão que discutirá soluções para o problema, tema do encontro, mensalmente. O grupo, resultado do evento promovido pelo ‘Moto Amiga’ em parceria com o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam-PE), começará os trabalhos logo após o carnaval.

Representantes da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Gerência Regional de Saúde (Geres), Departamento de Transporte e Trânsito (DTTrans) , Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Secretaria de Saúde de Salgueiro farão parte da Comissão, que terá o apoio do representante da CDL na cidade Alessandro Araújo.

O ‘Moto Amiga’ é uma organização cujo objetivo é reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. Além de fóruns como o da última quinta-feira, promove o Curso de Pilotagem Defensiva direcionado para o público habilitado: motociclistas, mototaxistas e motofretistas. Em Salgueiro, o curso gratuito será ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão do Centro de Treinamento da Honda (CETH). Os três primeiros eventos estão previstos para acontecer ainda no primeiro trimestre de 2018. A carga do curso contará com quatro horas/aula, divididas em dois módulos – fundamentos teóricos e aplicação prática.

Aulas

As aulas acontecerão no pátio da concessionária Aliança Motos, localizada na Avenida Coronel Veremundo Soares, 1700, Bairro Nossa Senhora das Graças (próximo à BR-232), das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Entre os temas, serão abordados a definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); e manutenção correta das motocicletas. As inscrições podem ser realizadas na própria Aliança Motos. Outras informações, por meio do telefone (87) 3894-2600.

De acordo com dados do Cepam-PE, mais de 70% dos pacientes internados por acidente com motocicletas não possuíam habilitação ou nunca fizeram algum tipo de treinamento para conduzir o veículo. “Na região do Sertão de Pernambuco, especificamente, há uma necessidade de promover ações de fiscalização e prevenção de acidentes de moto, realizadas por todos os órgãos envolvidos na mobilização”, convoca o médico e coordenador executivo do Cepam-PE, João Veiga. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

19 − dezessete =