Salgueiro: Aprovados em concurso público saem às ruas para reivindicar convocação

0

Em Salgueiro, no Sertão Central, vários professores aprovados dentro das 41 vagas e do cadastro reserva do concurso público realizado pela Prefeitura Municipal em 2020, foram às ruas e avenidas da cidade na manhã desta sexta-feira (12), para reivindicar a convocação. Eles foram até a sede da prefeitura para tentar falar com o prefeito Marcones Sá (PSB). Acompanhados por um carro de som, eles seguravam um cartaz com a frase “dentro ou fora das vagas, somos todos aprovados prefeito, então não brinque de fazer seleção. #convocaçãojá”.

Antes do protesto, parte dos educadores já tinham entrado com uma ação na Justiça pedindo que a administração municipal não fizesse uma Seleção Pública Simplificada apenas para “tapar buraco”. O pedido foi acatado pelo juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro, Neider Moreira, que suspendeu a seleção e indicou que o prefeito contrate os aprovados no cadastro reserva, mesmo de forma precária. A prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para manter a seleção simplificada e aguarda uma decisão.

O Blog do Alvinho Patriota também ressalta que o prefeito assinou um decreto nesta semana, reduzindo de 41 para 31 o número de professores que já havia convocado para a Secretaria Municipal de Educação. Os 10 que ficaram de fora se revoltaram porque já tinham feito perícia e efetuado gastos com exames para serem efetivados.

O prefeito recebeu os professores e culpou a gestão passada pela celeuma. Ele disse aos manifestantes que o quadro de vagas da administração municipal só dispõe de 31 vagas para professor. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o prefeito deu total apoio à causa dos professores, “colocando a prefeitura, enquanto instituição, à disposição para averiguar a motivação do ato do antigo gestor e tomar todas as medidas cabíveis para não prejudicar a classe”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome