Salgueiro: Após registrar 170 casos, prefeitura afirma que epidemia de dengue está controlada

0

Mutirão contra a dengue 01 (1)Depois de várias medidas de combate à dengue, a Prefeitura de Salgueiro (PE), no Sertão Central,  anunciou finalmente uma boa notícia: a doença foi controlada no município. Segundo a administração, entre as estratégias de enfrentamento, profissionais da saúde passaram por capacitação de manejo clínico da dengue e agentes de saúde uniram-se aos de endemia num mutirão, indo a casas e estabelecimentos de todos os bairros. As pessoas detectadas com o sintoma da dengue eram encaminhadas para a Unidade de Saúde da Família. As equipes também coletaram prováveis criadouros do inseto, exterminando larvas e orientando os moradores sobre as formas de prevenção.

Ainda na luta pelo fim da epidemia em Salgueiro, foram contratados, em caráter de emergência, dez novos agentes de endemia, além de ter realizado reuniões com o Ministério Público (MP) para informar e definir medidas legais para proprietários de imóveis reincidentes em foco de dengue, promover campanhas de conscientização nos sinais de trânsito, com faixas e recados de alerta no vidro traseiro dos carros e  distribuir panfletos no estádio Cornélio de Barros, o Salgueirão.

De acordo com o supervisor do Programa de Controle da Dengue, Uilson de Lavor, nas duas últimas pesquisas do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), foi registrada uma redução de 50% no número de focos. O pico das notificações foi na 20ª semana deste ano, com 170 registros, decrescendo, na 21ª, para 130 casos; na 24ª, para 57 e na 30ª, para sete.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome