SAAE Juazeiro instala bombas de elevação e monitora ações na Barragem do São Geraldo

por Carlos Britto // 21 de janeiro de 2022 às 09:10

Foto: Ascom PMJ/SAAE divulgação

Com o aumento da vazão da Barragem de Sobradinho (BA) e a consequente elevação do nível do Rio São Francisco, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro acelerou alguns procedimentos preventivos. No dia de ontem (20) a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre, acompanhada da equipe técnica da autarquia, realizou mais uma ação. Desta vez foram montadas três bombas nas comportas da Barragem do São Geraldo. Cada bomba tem capacidade de 750 metros cúbicos por hora (m³/h).

Nós vamos testar essas bombas e fechar as comportas, deixando-as em funcionamento. Queremos tranquilizar a população de que não há risco algum de inundação, devido ao não fechamento dessas comportas até o momento“, informou Josilene.

De acordo com a engenheira de Projetos e Obras, Vanda Rosado, as bombas de elevação, instaladas no dique, no momento em que se fecha as comportas, farão com que as águas sejam transportadas para o outro lado do canal, desaguando no rio.

De acordo com uma nota pública enviada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), até a próxima segunda-feira (24), a cada dois dias, a barragem de Sobradinho estará liberando 500 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), totalizando ao final do dia 24 uma vazão de 4 mil m³/s. “Nossa equipe está atenta. Já instalamos 11 pontos de monitoramento às margens do rio, e mais 8 serão instalados até o final do mês. Este monitoramento servirá de base para definir as cotas topográficas de inundação na cidade“, esclarece a engenheira Vanda Rosado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.