SAAE Juazeiro faz balanço de 2022 destacando investimentos e valorização dos servidores

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2023 às 09:06

Foto: Ascom PMJ/SAAE divulgação

Encerrado o ano de 2022, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro (BA) divulgou os resultados do trabalho realizado. E o balanço é positivo.

As comunidades da zona rural estiveram no foco das ações do órgão municipal no que se refere à ampliação e melhoria na qualidade do abastecimento d’água. Na lista estão os distritos de Itamotinga, Canoas e na comunidade de Passarinho, em Maniçoba Velha, além dos moradores da Fazenda Tanque da Boa Hora, em Pinhões.

Os esforços para levar água potável às famílias da área de sequeiro do município não pararam. A autarquia forneceu mais de 100 caminhões-pipa, com 16 mil litros levando água para milhares de famílias de povoados como Bargado, Serra da Madeira, Vermelho dos Costas, Muquém, Monte Alegre, Barra Bonita, Camaleão, Mina, Saco da Mina, Jaburu, Santana, entre outras.

O SAAE também trabalhou na manutenção e reparo dos poços nas comunidades rurais, realizando a substituição da bomba de sucção de poços comunitários de vários povoados, como o de Caldeirão da Canoa, em Itamotinga, além do povoado de Alegre, no Salitre, entre outros.

Atendendo uma reivindicação antiga das famílias da zona rural, o SAAE levou a água aos cemitérios locais, já que havia a impossibilidade de limpar os túmulos por causa da falta de água.

No interior também realizou obras de expansão da rede coletora de esgoto. No distrito de Carnaíba do Sertão, garantiu saneamento em ruas da área central do distrito (do Comércio e da Estação) que ainda não possuíam cobertura desse tipo de serviço. E no distrito de Pinhões implantou a expansão da rede coletora de esgoto. Foram 400 metros de saneamento atendendo três ruas, beneficiando mais de 50 famílias. A obra realizada com recursos próprios.

Zona urbana

Também com recursos próprios, SAAE investiu na melhoria da rede de esgotamento sanitário em diversos pontos da zona urbana da cidade. No bairro Dom José Rodrigues, foram construídos quase 400 metros de rede nas Ruas Xique-Xique e Vitória, com tubos PVC de 150 mm, beneficiando em torno de 70 famílias. Ainda foi implantada a rede coletora de esgoto e condominial da Rua Hermenegildo Brandão, no bairro Alto da Maravilha.

A Prefeitura de Juazeiro, conseguiu junto ao Consórcio de Municípios do Norte, uma nova escavadeira hidráulica para auxiliar na limpeza das margens dos córregos existentes na cidade. Graças a um braço articulado mais longo em relação às escavadeiras convencionais, a máquina possibilitará a limpeza de áreas com maior dificuldade de acesso.

Outro destaque foi o programa Cata-Bagulho, visando a acabar com o descarte irregular de objetos inutilizáveis. O órgão também investiu na ampliação de rede de água na cidade. No Loteamento Nossa Senhora das Grotas, foram quase 6 mil metros de tubulação, beneficiando cerca de 1.500 famílias. Iniciou a ampliação de rede de água no Nova Vitória, onde foram implantados mais de 3.000 mil metros de tubulação, e inaugurou a rede de distribuição de água da localidade conhecida como Morrão.

Valorização do servidor

Os servidores do SAAE Juazeiro ganharam reajuste no Auxílio Alimentação. Foram beneficiados todos os servidores efetivos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Autarquia da Administração Indireta do Município de Juazeiro. O valor do benefício, agora, é de R$ 550,00. Conforme o projeto da prefeitura, haverá reajuste anualmente, seguindo o índice oficial de inflação.

A categoria recebeu ainda cursos e palestras, nas diversas áreas de segurança do trabalho e treinamentos específicos, como NR35 e NR33. Além disso, a gestão abriu processo seletivo simplificado para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva.

O compromisso da nossa gestão é valorizar os servidores municipais e investir em serviços e projetos que beneficiem o povo de Juazeiro. Estamos garantindo mais qualidade no atendimento do SAAE, seja com a melhoria dos serviços oferecidos e a valorização profissional através de salários, capacitação ou, simplesmente, adotando meios para garantir o bem-estar do funcionalismo“, ponderou a prefeita Suzana Ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.