SAAE começa a fiscalizar caixas de gordura em estabelecimentos de Juazeiro

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2022 às 09:48

Foto: Ascom PMJ/SAAE divulgação

Em Juazeiro (BA), o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), com apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), iniciou nesta semana uma operação de fiscalização de caixas coletoras de gordura em bares, restaurantes, lanchonetes e comércios do tipo, na cidade. Nesse primeiro momento o trabalho é de orientação e advertência, com prazo de adequação.

O SAAE vem incentivando os comerciários sobre os cuidados com esses equipamentos, componentes de grande importância no sistema hidráulico que previnem entupimentos. A caixa funciona por meio de um sifão, que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.

Para a engenheira Louise Chiochetta, do setor de manutenção e operação de esgoto do SAAE, a rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de toda a população. “Seu bom funcionamento depende, em grande parte, de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente“, afirma Louise.

Caso exista alguma irregularidade, o dono do imóvel recebe uma assessoria técnica gratuita para saber como resolver o problema e também são orientados pela equipe, recebendo o prazo de 15 dias para regularização, para que então os fiscais possam retornar e certificar o imóvel. Caso não tenham sido feitas as adequações propostas pela equipe técnica, será aplicada uma multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.