Rui Costa confirma favoritismo e é reeleito governador da Bahia; Wagner e Coronel confirmados para Senado

0
Rui Costa, ao lado de Jaques Wagner e Angelo Coronel. (Foto: Agência A tarde)

Rui Costa (PT) foi reeleito neste domingo, 7, no primeiro turno das eleições 2018, para mais quatro anos à frente do Governo da Bahia. O petista obteve 75,61% dos votos válidos, contra 22,09% do segundo colocado, o candidato Zé Ronaldo (DEM).

A confirmação do resultado foi feita por volta das 21h30, quando 89,5% das urnas no estado haviam sido apuradas. Com a vitória, Rui Costa segue o caminho do antecessor, o também petista Jaques Wagner, que venceu duas eleições no primeiro turno, ocupando o posto de governador entre 2007 e 2015.

Em coletiva no Rio Vermelho, o governador Rui Costa agradeceu aos eleitores pela conquista a reeleição. “Teremos um governo que será de um partido, mas para todos os brasileiros, e por todas as forças políticas, e que possamos reunir para desenvolver em novos pilares e pilares sólidos. Longo crescimento ao nosso País. Que Deus nos abençoe e muito obrigado a esse povo maravilhoso da Bahia. Eu não tenho palavras para agradecer, a emoção é muito grande“, discursou o petista.

Novos desafios

Com a reeleição, Rui terá de enfrentar desafios em três grandes áreas: emprego e renda, visto que Salvador e região metropolitana possuíam cerca de 513 mil desempregados, segundo o último levantamento divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI); segurança pública, que também é uma questão nacional; e educação, que tem sido uma das principais preocupações, com base nos últimos dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Campanha positiva

Além de vencer o principal adversário, Rui Costa também superou os candidatos João Henrique (PRTB), que recebeu 0,59% dos votos, Célia Sacramento (Rede), com 0,48%, Marcos Mendes (PSOL), com 0,69%, e Orlando Andrade (PCO), com 0,48%.

Senado

Com 84,27% das urnas apuradas, Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD) foram eleitos senadores pela Bahia. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Wagner, ex-governador do estado, recebeu 35,58% dos votos válidos e Coronel 32,76%.

Entre os outros candidatos, Irmão Lázaro (PSC) recebeu 15,51%, Jutahy Magalhães Júnior (PSDB) 7,97% e Comandante Rangel (PSL) 4,95%. (Com informações do Jornal A Tarde)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome