River Shopping sedia mostra sobre Braille

por Carlos Britto // 06 de julho de 2009 às 09:11

Prossegue até o dia 12, no River Shopping, uma mostra fotográfica sobre o francês Louis Braille, o criador da famoso sistema de leitura para cegos. O evento, aberto na sexta-feira (03), é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e o Ministério Público.

Segundo Hélio Araújo, presidente do Conselho, a exposição tem como objetivo mostrar a história de alguém que prestou uma ajuda valiosa aos cegos do mundo inteiro.

Braille, que ficou cego aos três anos, quando brincava com uma ferramenta pontiaguda na oficina do seu pai – um fabricante de arreios e selas – concluiu seu brilhante método de leitura em 1824. Tinha apenas 15 anos. Quatro anos depois, em 1829, ele publicou o sistema de leitura batizado com seu nome pelo Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, onde ganhou uma bolsa para estudar aos 10 anos.

Apesar disso, devido ao desconhecimento pela inovação do método, a descoberta de Braille enfrentou muitos preconceitos. No próprio instituto, o sistema em Braille só foi oficializado em 1854, dois anos após a morte do seu inventor, vítima de tuberculose aos 43 anos.  

De lá para cá, exceto por pequenas melhorias, o sistema em Braille continua o mesmo. Atualmente, explica Hélio, o método em Braille tem uma grande valia na inclusão social. “Ele ajuda e muito os estudantes cegos nas escolas”, afirma. Confira as fotos da mostra no River Shopping. Vale a pena conferir:

helio-cadeirante-002

helio-cadeirante-001        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *