O nível do Rio São Francisco segue em elevação no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, e já inspira maior atenção de moradores e autoridades locais. Nessa quinta-feira (25), o rio marcou 5,10 metros, registrando um aumento de 17 centímetros em apenas um dia, conforme dados da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
A elevação contínua do Velho Chico é consequência direta das chuvas intensas registradas em Minas Gerais e no oeste baiano, que vêm aumentando significativamente o volume de água ao longo da bacia. Desde o fim do mês de novembro, o rio apresenta crescimento gradual e constante, mantendo uma tendência de alta.
Na quarta (24), o nível havia atingido 4,93 metros, o que evidencia a rapidez da subida observada nas últimas 48 horas. Esse cenário também deverá se refletir na Barragem de Sobradinho, quem vem aumentando gradativamente seu volume útil.


