Rio São Francisco receberá um milhão de peixes

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2011 às 22:27

Durante uma das mais tradicionais manifestações populares de Alagoas, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL), o rio São Francisco irá se encher de vida com a inserção de cerca de 1 milhão de peixes juvenis.

O peixamento será realizado no domingo, 09 de janeiro, às 10h30, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e já é tradição na festa, que terá início na sexta-feira, 07 de janeiro.

Serão inseridos no “Velho Chico” peixes das espécies curimatã pacu, piau, niquim, dourado e piabas, todas espécies nativa da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

As piabas, além de povoar o rio, também terão a função de fortalecer a cadeia alimentar do ecossistema, já que servem de alimentos para peixes carnívoros, mas que estão desaparecendo do rio.

Rio São Francisco receberá um milhão de peixes

  1. naldo disse:

    parabens pela inicativa da codevsf. a natureza e a população ribeirinha agracem !

  2. Ricardo Ney amorim Moreira disse:

    Acho muito boa ações como essa que visam a preservação das especies de peixes do Velho Chico, porém ele está morrendo e os seu peixes também. Vejam, o Rio das Velhas que é o principal afluente do São Francisco, já o polui bastante com resíduos de esgotos de Belo Horeizonte e de algumas cidades mineiras, pois bem aí ele vem recebendo mais poluição de várias cidades bahianas: Pilão Arcado, Remansso, Casa Nova, Sobradinho e algumas pernambucanas: Petrolina, Santa Maria, Cabrobó, Orocó, Belém do São francisco, Itacuruba, Petrolândia e aí vai. Aqui em Petrolina ele já esta bastante degradado e poluido, foi feito uma pesquisa por alguns estudiosos da área, aqui em Petrolina e constataram uma enorme quantidade de coliformes fecais. suas águas estão impróprias até para o banho ( Mesmo assim, Rodeadouro, Ilha da Amélia, Ilha do Massagano, Ilhas do Fogo, Orla 1, e outros pontos estão repletas de banhistas), que na maioria das vezes não estão atentos a esta informação.
    Outro ponto importante também é o Siltre que é o resultado de sobras dos agrotoxicos que são usados nas propriedades ribeirinhas, com a drenagem os resíduos dos venenos escorrem para as águas do Velho Chico, provocando uma grande taxa de mortandade de peixes, fato esse que impossibilita até o cultivo de peixes em Tanques-redes aqui na nossa região ( Os alevinos morrem devido a falta de oxigênio), a Codevasf que o diga com sua falta de sucesso nesse projeto ( Tanques -rede na Tapera e nas Pedrinhas).

    Também nessa foto podemos ver a degradação da mata siliar e os barrancos que quase não existem mais, O Velho Chico é um Rio de barranco.
    E agora com a Transposição é que ele irá se não for cuidado ficar pior.
    Faço votos que a população de peixes aumente e nosso Rio seja revitalizado.

    Obs: De vez em quando ando de Kaiaqui e posso observar ali em baicho da ponte ou em qualquer ponto entre Juazeiro e Petrolina, lixo como: animais mortos, fraldas descartaveis, sacolas plasticas, garrafas pet etc… Boiando. E penssar que quando eu era criança e ia pescar com meu pai, as vezes bebia água do São francisco, só que isso trem mais de 30 anos.

  3. Ricardo Ney Amorim Moreira disse:

    Carlinhos um abraço e td de bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários