Será encerrada nesta quinta-feira (10) em Salvador (BA) a 28ª Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). O evento foi aberto nesta quarta (9) e discute o plano de recursos hídricos da bacia para os próximos dois anos.
A reunião também servirá para reforçar a necessidade urgente de implantar o programa de revitalização do Rio São Francisco.
No primeiro dia do evento, que foi aberto pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o potencial de geração de energia a partir do rio foi o principal tema dos debates. Vice-líder do Governo de Pernambuco na Assembleia Legislativa (Alepe), o deputado estadual Lucas Ramos elogiou os investimentos feitos pelo estado em parques híbridos, buscando a geração de energia por fontes renováveis como a eólica e a solar. “É um esforço do governador Paulo Câmara, seguindo os passos do ex-governador Eduardo Campos, para criar ambientes favoráveis à atração de empresas sem deixar de lado o desenvolvimento sustentável”, disse.
Também estão presentes na reunião plenária o secretário-executivo de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo; o prefeito de Salgueiro, Marcones Sá; o coordenador do CCR do Submédio São Francisco, Uilton Tuxá; e o professor da Facape, Aloísio Gomes. A reunião plenária é realizada no Hotel Catussaba e conta com a participação dos 62 membros titulares do CBHSF. (foto: Assessoria Lucas Ramos/divulgação)
Gostaria que o presidente do comitê da bacia respondesse a todos os sanfranciscanos O QUE TEM A VER SALVADOR COM A BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO? Primeiro, que essa cidade não fica na margem do Velho Chico. Segundo, que também não pertence nem mesmo à bacia do São Francisco. Isso cheira a turismo com o dinheiro que deveria ser gasto aqui no vale, e não num lugar estranho à área de atuação do comitê! E o ministério público não fiscaliza p CBHSF?