Reunião discutirá situação das famílias da zona norte

por Carlos Britto // 12 de maio de 2010 às 21:04

familias zona norte

Uma comissão formada por vereadores e representantes das famílias de quatro bairros da zona norte ameaçadas de despejo deverão se reunir nesta quinta-feira (13) com o superintendente de habitação da Prefeitura de Petrolina, Ednaldo Lima.

Na manhã de hoje (12), centenas de moradores dos bairros São Jorge, Santa Luzia, Terras do Sul e São Joaquim lotaram as dependências da Casa Plínio Amorim. Eles tentavam pressionar os vereadores a buscarem, junto com o Executivo Municipal, uma saída para evitar que milhares de famílias sejam obrigadas a deixar seus imóveis dentro de 48 horas, conforme mandado judicial. A maioria das famílias não possui as escrituras dos imóveis porque compraram os terrenos nas mãos de terceiros. Agora, os verdadeiros donos conseguiram, na justiça, reaver a posse desses terrenos.

O líder comunitário dos bairros São Jorge e Santa Luzia, Antonio Aurélio (mais conhecido como ‘Gordo’), criticou duramente a decisão judicial que favoreceu os donos dos terrenos. O promotor do Ministério Público Estadual, Tilemon Gonçalves, já se prontificou, inclusive, em ajudar as famílias ameaçadas. “Ele (Tilemon) nos informou que não participou de nenhum julgamento (dos terrenos). Tudo foi feito à revelia dele”, revelou Gordo.

As críticas do comunitário também são direcionadas ao cartório, que registrou o bairro com vários nomes, além de autenticar mais de um proprietário. Um deles é Evanir Teodora da Silva, conhecida como ‘Vilô’, que vendeu lotes do atual bairro Mandacaru mesmo sabendo que tinham dono. “Essa área tem nome de Vila Caroá, Vila Massangano, Vila Mandacaru. Qual o registro verdadeiro dessas terras?”, indagou.

Bento Florêncio dos Santos, presidente da associação do bairro Mandacaru, é outro indignado com a situação. Ele lembra já ter conseguido várias reivindicações para a comunidade, a exemplo de uma escola, água tratada e pavimentação de ruas. “Nós temos uma declaração de compra e venda dos terrenos, não roubamos nada”, desabafou. Presente à sessão , o secretário Kléber Carlos, garantiu que o prefeito Júlio Lóssio tomará todas as medidas a fim de evitar o despejo das famílias.

Por Antonio Carlos Miranda

Reunião discutirá situação das famílias da zona norte

  1. Petrolina minha Terra meu lugar disse:

    O vereador Osinaldo falou bonito e forte na sessão de ontem quando disse: Se não resolverem o problema com o executivo e o judiciário o mesmo vai pedir uma CPI da venda de lotes e terrenos em Petrolina. EU ACHO QUE VAI GENTE PRA CADEIA!

  2. SOUZA disse:

    OS FORASTEIROS SE DERAM MAU COM AS INVASÕES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários