Responsável por projeto de revitalização de Praça no Centro de Petrolina esclarece críticas

por Carlos Britto // 08 de agosto de 2011 às 14:11

Diante das várias críticas recebidas ao projeto de revitalização da Praça Maria Auxiliadora, no Centro de Petrolina, a diretora de projetos Anna César Lamenha (MAC Construções Ltda/IDEA Arquitetura & Construção) enviou sua justificativa ao Blog.

O projeto foi encomendado pela prefeitura municipal. Confiram:

A ideia principal da concepção do Projeto é a renovação do aspecto geral da Praça, procurando trazer um visual mais atrativo e mais atual.

O canteiro central, que homenageia Nossa Senhora Auxiliadora, recebe uma pintura marfim, para que possamos apreciá-la até de dia – a cor branca que reflete 86% da luz do sol é extremamente prejudicial aos nossos olhos, causando ofuscamento e acelerando processos de fotofobia – foi adornado com Ixoras vermelhas – arbusto que floresce por todo o ano, ignorando com vigor e beleza a presença escaldante do nosso Sol.

As Fontes existentes foram mantidas de outra forma mais natural. Recriadas como vertentes de água que brotam de Potes de barro e jorra em diferentes alturas, num sistema de circulação altamente econômico para se manter acionado o dia todo.

Os Postes, do estilo Frances Art Nouveau (1900), e a estrutura metálica em “chicote” do mesmo estilo, dos bancos, recebem uma pintura com nuances douradas, conferindo a tradição da sua procedência, enquanto que os assentos de madeira recebem cores alegres e vibrantes, que nos facilita identificá-los rapidamente, compondo com os Postes um encontro do antigo com o moderno das cores quentes.

O sistema de irrigação utilizado foi por gotejamento com bomba de pressão para manter durante todo o ano a umidade do solo e, desta forma, as árvores existentes mais viçosas. Uma cisterna de 3.000 litros vai proporcionar esta irrigação e sua manutenção de água será feita semanalmente por um carro pipa que, transportando água diretamente do rio, libertará a Prefeitura da cidade das altas contas de consumo da concessionária local.

A iluminação é um ponto alto, para destacar a paisagem noturna e convidar as pessoas ao passeio e ao lazer nas noites mornas da nossa cidade, transformando isso em um hábito.

Os canteiros recebem uma pintura de contorno na cor verde, para nos remeter ao meio ambiente e trazer mais sensação do frescor das plantas, já que não podemos ter grandes áreas cobertas de grama – o seu custo de manutenção seria altíssimo para a nossa realidade e aos cofres públicos.

A utilização de elementos rústicos e artesanais – as pedras de todos os tamanhos e formas, o reaproveitamento de troncos cortados e galhos secos, os Potes e vasos de barro e a areia – aparecem para nos remeter a nossa origem: o Sertão do Nordeste do Brasil, um clima quase que desértico, encantador até para quem não conhece.

Anna Moura Lamenha/Diretora de Projetos (MAC Construções Ltda/IDEA Arquitetura & Construção)

Responsável por projeto de revitalização de Praça no Centro de Petrolina esclarece críticas

  1. Sharlys Douglas disse:

    Explicou, porém não justificou. Britto, a propósito circulou, semana passada, que o R$ adquirido com as vendas dos terrenos públicos municipais, seriam empregados para a revitalização das praças de nossa cidade. Pergunto eu: As revitalizações serão no mesmo estilo do que estão fazendo na Praça Maria Auxiliadora??? Francamente!

  2. Lourinaldo Cavalcanti disse:

    Esta semana passada dei uma caminhada pelas praças Centrais de Petrolina, quais sejam as praças Dom Malam, Maria Auxiliadora e da Concha.
    Quando garoto conheci estas praças, na época em que no entorno da Catedral não existia a pedra portuguesa (era uma terra alaranjada e cheia de pedregulhos pequenos) e na praça Dom Malam em frente ao edíficio dos Borges as pessoas (principalmente as garotas) ficavam dando voltas na calçada da mesma nos finais de semana e os marmanjos em grupos perfilados e alinhados, conversando e vendo as meninas circularem…
    O que está faltando nestas praças além do projeto e manutenção acima são árvores e plantas!!!
    Você olha de longe e vê aquele vazio de árvores verdes e frondosas como antigamente.
    Só vizualiza árvores velhas e ressequidas, um oco só! Para atestar isso passem pela Guararapes de carro e olhem para esquerda.

    Vamos replantar vários tipos de árvores frondosas nestas praças!!

    A situação da praça da Matriz é a mesma coisa, não tem árvores!

    É isso!

  3. Adriano disse:

    Quem paga esse conta ?

    Primeiro a prefeitura deixa morrer todas as praças. Digo todas por que na cidade não tem hoje uma praça que se possa tirar uma foto e mandar de lembrança para alguem.
    Outro dia escutei no Radio um cara falando que foi fazer um site sobre Petrolina e não encontrou uma praça que servisse para uma foto bacana.
    Mas agora a Prefeitura aparece com esse Projeto de revitalização das praças.
    E o Dinheiro que foi gasto antes, Por Guilherme ( Conhecido como o rei das pracinhas ) Fernando Bezerra e Odacy. Todos esses construiram ou deram manutenção no que estava feito em relação as praças.
    Agora essa administração que ta aí deixa tudo morrer e depois quer se promover com projetos de revitalização.
    Dr. Julio, o sr deve ser muito mal acessorado. Sua equipe não lhe disse ainda que Petrolina é uma cidade de Grandes Prefeitos, que fizeram seus nomes alicerçados em Grandes obras.
    Ou será que tem um consultor soprando no seu ouvido para lhe convencer de que essas creches do nova semente e a revitalização do que o sr. deixou morrer vai fazer os eu nome crescer nas pesquisas ?
    -Seu nome Dr Julio já está marcado na História de Petrolina, como o “pior Prefeito de todos os tempos”, e sua eleição servirá de exemplo para que a população não cometa um erro desse nunca mais.
    Esses conceitos, essas palavras bonitas da Sra. Anna Moura, serão muito interessantes para ela e para a MAC que ganharam a licitação e vão receber uma boa grana pelo serviço.
    E a população ?
    Vai pagar a conta pela segunda vez. Plantas, tintas, sistemas de irrigação, tudo isso tem um preço.

  4. oliveira disse:

    Numa coisa ela esta correta, insistir em gramados aqui no sertão é jogar dinheiro fora, a manutenção é muito cara e mais cedo ou mais tarde acabam abandonando mesmo.

  5. diego araujo disse:

    Grama a manutenção é extremamente alta? alta é os desvios causados pelos poderes publicos…uma grama onde dixaria a praça com um ambiente muito mais tranguilizante nao vejo nenhum absurdo em coloca-la…gostam de economizar aqui para desviar ali…

  6. Aldo Vitória disse:

    Só quero saber quanto está sendo gastos pra fazer isto?

    e a praça D.Malan, onde fica nesta história?

    a praça do Palmeiras?

    a praça do Pio XI?

    quanto vai custar ao bolso do povo

  7. Eugênio Cruz disse:

    Não sei se Anna é petrolinense. Nem se a MAC Construções Ltda/IDEA Arquitetura & Construção é petrolinense (O nome IDEA me remete a algo que não é petrolinense). A praça com certeza é. Com certeza qualquer transeunte nascido e crescido na cidade não precisa de nenhuma explicação esdrúxula para tentar justificar a feiura da NOVA composição de cores ridículas imposta por uma prefeitura não-petrolinense, pois eles sabem que está feio e pronto. Com certeza ninguém ficou cego nem se tiver passado um dia inteiro admirando a beleza da praça. Com certeza ninguém deixou de achar a praça convidativa por ela não ter cores alegres, vibrantes ou “cheguei’s”. Pintura verde para remeter ao meio ambiente ou a alguma outra NOVA coisa? Será que eles acham que as NOVAS cores combinam com a catedral? Ou será que planejam pintá-la seguindo as mesmas explicações pseudo-técnicas que usaram pra praça? Não estou sendo bairrista, pois se alguém de fora fizesse algo bonito e notável pela nossa cidade eu seria o primeiro a aplaudir, mas não é o caso (como também não é o caso da atual administração da rodoviária, que é de Campina Grande). Já espero triste a próxima manchete do meu amigo Carlos Britto: “Nasce mais um Frankenstein das mãos da Prefeitura Municipal”.

  8. Desconstruidor de Discurso disse:

    Petrolina não ter uma praça para tirar fotos.!!! até onde chega a mente desses ex-cabideiros. Várias pessoas de fora já tiraram várias fotos da nossa querida praça Dom Malan, Auxiliadora, 21 de Setembro, só para não citar tantas outras. No mais, confesso que nem sabia da existência de referida polêmica. Talvez, restrinja-se ao mundo deste blog, assim como a grande festa que foi a festa do fusca.

  9. Faísca disse:

    Nós queremos árvores do nosso bioma, nós queremos sombras, pássaros cantando e bancos para sentar. Isso, é pedir muito? A praça está feia, o parque municipal não tem árvores, as avenidas não tem árvores. Niguém aguenta tanto calor! Se não temos guerras, coloca o exército para arborizar a cidade, as unversidades para elaborar projetos e preparar mudas de árvores. Queremos ver UMBUZEIROS, UMBURANAS QUIXABEIRAS, PAU FERRO, CACTOS, CAATIGUEIRAS, JATOBÀRES etc…

  10. maria disse:

    Muito boa, Eugênio Cruz!
    E aquele verde em que pintaram os canteiros?! Que ridículo!!!!

  11. Naja disse:

    Dizer que na época de Guilherme, FBC e Odacy as praças eram bem cuidadas, é brincadeira, coisa de gente que não conhece Petrolina, moro aqui tem mais 30 anos e nunca vi árvores frondosas na praça da catedral. Oh viúvas da prefeitura para criticarem. Se não faz, criticam, se faz criticam. Quem vai entender esse povo. No mais, parabéns a Prefeitura, estar ficando uma beleza.

  12. Ser inteligente disse:

    Este é o preço de escolha errada de um profissional não preparado para trabalha com paisagismo. A defesa da profissional é tão fraca , com a composição imposta sem nenhum critério técnico.

  13. Luciana disse:

    Semana passada a praça estava com contornos verdes nos canteiro e bancos de tudo quanto é cor. UMA POLUIÇÃO VISUAL TOTAL!! Hoje vi que pintaram de branco novamente os contornos dos canteiros. Jogou dinheiro fora…E outra estão pintando bancos quebrados. Acho que não necessita ser arquiteto para notar essas coisas.

  14. absurdo disse:

    Quanto custou essa desgraceira? A praça ficou horrível!

  15. DESCONFIADO disse:

    Ela deve estar no período de estágio. Quem será o orientador desta paisagista?

  16. absurdo disse:

    QUANTO CUSTOU AQUELA OBRA? O POVO PAGA, O POVO FISCALIZA!

  17. Naja disse:

    só sei que depois de 30, 40, 50 anos sem uma reforma de verdade, júlio lóssio fez a diferença, o resto é crítica dos invejosos daqueles incopetentes que tiveram a chance e não fizeram.

  18. Adriano disse:

    Desconstruidor de discurso….
    vai dar uma olhada no que resta da praça ao lado da Igreja Matriz. Era uma pequena praça, muito aconchegante e arborizada. Vai lá ver o que restou….. Prepara essa equipe para ganhar mais uma licitação para revitalização da Praça da Sementeira ( Academia da cidade) Onde todas as plantas morreram e as ultimas agonizam sob o sol escaldante e nem uam gotinha de água.
    O que acontece é que esse prefeito se preparou na escola de prefeitos de cidades pequenas que um faz e o outro desmancha.
    Só que Petrolina é conhecida por seus políticos ousados e impossíveis desde Nilo Coelho.
    Nós blogueiros imploramos para que a empresa MAC responsável pela CONCEPÇÃO DO PROJETO, nos informe qual o custo desse projeto ??????

  19. Lo disse:

    Gente qta Felicidade ao ler essa reportagem, há muito n tinha andado no centro da cidade, fui sábado, q qdo cheguei ao Auxiliadora, sem exagero dei um grito: que coisa horrível!!! O verde, é simplesmente é horrível, comentei com um amigo: A canteiro de Obras deve ter feito doação e tão reaproveitando as tintas, chego aqui e vejo que ‘aquilo’, monstruoso de feio, passou por um projeto arquitetônico? MEU DEUS!!! qualquer criança daria mais vida. Gente convenhamos, as praças precisam sim, de uma boa repaginada, mas Petrolina merece zelo, dedicação, o que merece ser feito merece ser bem feito, tá simplesmente decadente, horrível, de mal gosto!!! E olha q qdo vi, pensei q fosse rabugisse minha

  20. Osvaldo disse:

    Vi e gostei.
    Custou dinheiro, claro mas quem reclama são os mesmos que acham que não devem dar uns reais por deixar o carro em segurança no estacionamento do shopping.
    Os que querem a grama vejam a noticia recente do que foi um gramado junto ao aeroporto e entendam que é burrice mesmo querer verde onde ele não dá.

  21. Flor disse:

    Ainda bem que não fui só eu que achei aquele verde “limão” horroroso!! Mantenham a praça como ela era antes , com as cores originais !!! Clássico, simples e bonito !!! Meu Deus !!! A praça é tão linda !!! A Catedral é simplesmente maravilhosa !!! Pra que florear !!! O simples é sempre melhor !!!

  22. Kleyton Nunez disse:

    Péssima e de muito mal gosto como quase todo o remendo que esse governo tem feito, é um absurdo colocar as cores preferidas do gestor em monumentos e praças públicas, esse ai de NOVO não tem nada, acreditei na juventude e estou vendo o atraso de políticos arrogantes, perseguidores e ultrapassados, quero que o povo dê a ele nas urnas o mesmo tratamento que ele tem dado a cidade, será justo.

  23. Yolande disse:

    Se quer colorido por que não colocam cor na Nossa Senhora? Ela é toda branca e sem graça. Tenho certeza que muitos corações ficariam felizes em vê a Nossa Senhora Maria Auxiliadora com as cores que lhe são próprias.

  24. Maria disse:

    Gente!
    Precisamos é de plantas e árvores para amenizar o calor e não areia nos canteiros.
    Vereadores, se manifestem, impeçam que continuem com essa burrice que estão fazendo com a praça.

  25. Jumento brabo disse:

    Nunca vi tanto mal gosto, estão pintando os bancos de madeira com as cores da bandeira, ridículo não combina com o estilo da praça, quem fez o projeto deve se reciclar urgente, estão colocando plantas nada comuns tipo “Sisal” enormes e espinhosas, que absurdo é esse? Esse grupo chefiado pelos caciques Guilherme Coelho e Júlio Lóssio tem realmente um estilo diferente de governar, é o estilo “carangueijo” que ou não sabe pra onde vai ou só anda para trás, senhor daí sanidade a esse povo ou então que o tempo voe para eles não destruirem o que ainda sobra de Petrolina… Cadê que ele pinta a clinica dele colorida? Estão fazendo de nossa cidade um circo da alegria e os palhaços somos nós “o povo”.

  26. Sandra Gonzaga disse:

    Criar um jardim temático sobre a caatinga não me parece má idéia, mas encher uma praça de pedras e cactos, numa cidade que tem como dádiva, o Rio São Francisco, sendo por isso parte de um Sertão irrigado, com constatáves possibilidades de flores e frutos?
    As praças normalmente nos encantam e dão uma pausa no corre corre urbano. A população, que já não descansa seus olhos naquela linda praça, reprova tal projeto e seria respeitoso revê-lo e refazê-lo, com mais sensibilidade e menos conceito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários