Representantes das Forças Armadas inspecionam códigos-fontes das urnas

por Carlos Britto // 04 de agosto de 2022 às 08:05

Foto: Antonio Augusto/Secom TSE

Representantes técnicos das Forças Armadas indicados pelo Ministério da Defesa iniciaram nesta quarta-feira (3) a inspeção dos códigos-fontes das urnas eletrônicas. No período da manhã, a equipe assistiu a apresentações feitas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI/TSE) sobre o processo eletrônico, com foco nos sistemas de votação e de totalização.

Já no período da tarde, os técnicos das Forças Armadas iniciaram a primeira etapa do processo de inspeção, quando assinaram o termo de confidencialidade e acessaram os códigos-fontes dos programas de computador que são embarcados na urna eletrônica.

Participam da inspeção o Coronel Marcelo Nogueira de Sousa (Exército); Coronel Ricardo Sant’ana (Exército); Capitão Marcus Rogers Cavalcante Andrade (Marinha); Capitão Hélio Mendes Salmon (Marinha); Capitão Vilc Queupe Rufino (Marinha); Tenente-Coronel Rafael Salema Marques (Força Aérea); Major Renato Vargas Monteiro (Exército); Major Márcio Antônio Amite (Exército); e Capitão Heitor Albuquerque Vieira (Força Aérea).

Lucas Pavão, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), também participou da inspeção como representante da agremiação.

Sobre a ação

A abertura dos códigos-fontes é uma atividade obrigatória realizada pelo TSE antes de cada eleição, e é uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral. Esse conjunto de linhas de programação pode ser inspecionado por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições.

Até o momento, estiveram presentes no TSE para inspeção do código-fonte as seguintes entidades:

30/11/2021 – Partido Verde (PV): não inspecionou;

09/12/2021 – Partido Liberal (PL): não inspecionou;

17 a 21/01/2022 – Controladoria-Geral da União (CGU): inspecionou;

21 a 23/02/2022 – Ministério Público Federal (MPF): inspecionou;

21 a 23/03/2022 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): inspecionou;

26 a 28/04/2022 – Senado Federal: inspecionou;

02 a 05/08/2022 – Partido Trabalhista Brasileiro (PTB): inspeção em andamento;

22 a 26/08/2022 – Polícia Federal (a realizar): inspeção prevista.

Representantes das Forças Armadas inspecionam códigos-fontes das urnas

  1. Pé no Saco disse:

    Quer dizer que o Fachin pediu arrego,quem tem C… tem medo na hora do pega pra capar.

  2. Paulo disse:

    Não sei quem são os mais corruptos ai

  3. Bosco disse:

    Leia direito a matéria. Não vão pensado que o golpe que vcs bolsonarista quer dar ! Tem que ler e entender.

  4. Irineu disse:

    Bosco, Porquê choras pestista?

  5. otavio disse:

    Essa inspeção é um dos primeiros passos. As urnas eletrônicas para serem possíveis de auditoria, teria que o voto ser impresso eletronicamente e guardado realmente em uma urna física acoplada a não urna eletrônica. Uma outra maneira de se fazer uma auditagem, é que os TRE’s possam imprimir o resultado de cada não urna eletrônica e que esse mesmo resultado seja o apurado no Super Computador do TSE, isto é, o resultado dos TRE’s serão os mesmos divulgados pelo TSE, ou por outra, não é necessário que os TRE’s enviem os resultados para o TSE, esses já vão automaticamente, mas é necessário que os TRE’s fiquem com os resultados também, aí sim, se facilita uma eventual recontagem. Não nan nin nã não de só o TSE ter esses resultados. Eleição é sim um problema de Segurança Nacional. Os donos do mundo querem mandar no Brasil de todo jeito, e se depender da esquerdalha estamos fritos, nossa salvação é que por incrível que pareça, quem não aceita Ditadura de jeito nenhum são as Forças Armadas do País.

  6. Defensor da liberdade disse:

    Grande bosta as forças armadas falidas do Brasil. Acho que tomariam surra até da Coréia do Norte.

  7. Bosco disse:

    Eu não estou chorando. Agora vc vai chorar em breve. Tira as escamas dos olhos

  8. Bosco disse:

    No mínimo vc deve ser um daqueles que passa fome p comprar uma arma

  9. BOSCO disse:

    Tds as pessoas boas do mundo inteiro gasta de mim. O restante não presta! Não vale nada! É que os bolsonarista são. Gente somos tds filhos de Deus. Dia 2 de outubro ta se aproximando. Cada uma que faça sua escolha. So não podemos ver e fingir que não viu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.