Representantes da UPA 24h de Petrolina e de Central de Regulação de Leitos reúnem-se para discutir fluxo de pacientes da Rede PEBA

0
Foto: Ascom UPAE/Imip divulgação

Representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Petrolina, gerida pelo Imip, e da Central de Regulação Interestadual de Leitos Pernambuco-Bahia (CRIL) reuniram-se, no início da semana, para esclarecer alguns pontos da regulação e fluxo de pacientes dentro da Rede Pernambuco-Bahia (PEBA), composta por 53 municípios e mais de 2 milhões de habitantes.

A iniciativa aconteceu em comum acordo. “Queríamos conhecer melhor a central de regulação e os seus critérios, tendo em vista que a UPA não é hospital e deveria ficar com pacientes apenas pelo período de 24 horas. Sabemos que na prática não é isso que acontece, e precisávamos colocar essas dificuldades de maneira mais direta para CRIL, assim como oferecer a nossa contrapartida”, esclarece a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin.

O momento foi considerado muito produtivo e dele saíram alguns encaminhamentos, como viabilização e utilização dos leitos de retaguarda criados em alguns municípios da Rede PEBA; otimização do fluxo para endoscopias de emergência e urgências oftalmológicas; e implantação de uma planilha de monitoramento para levantamento do perfil dos pacientes da UPA que precisam de regulação.

Somos parceiros da CRIL, temos um bom relacionamento com o órgão. Entendemos que a quantidade de leitos disponíveis na Rede PEBA é insuficiente, e por isso temos que comemorar cada avanço. Todas as nossas ações têm como objetivo final melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários e isso inclui a regulação de pacientes no menor tempo possível”, destacou a gestora.

Fortalecimento

De acordo com a gestora de regulação da 4ª Macrorregião de Saúde de Pernambuco, Cláudia Galindo, esses encontros favorecem o fortalecimento da rede de atenção à saúde. “Se eu entendo a sua dificuldade e você a minha fica mais fácil de colaborarmos um com o outro. De mãos dadas é que conseguimos avançar“, ratificou ao final da reunião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome