O representante da comissão pela aprovação do salário dos técnicos em nível médio, Júlio César Monteiro, lamenta que o reajuste salarial da categoria encontre tantas barreiras no Congresso, enquanto os parlamentares aprovam seus próprios salários num piscar de olhos.
Confiram:
Como sabes, sou membro e militante da comissão pela aprovação do salario dos técnicos em nível médio, um projeto que há mais de 5 anos temos corrido atrás pela valorização profissional. O mesmo passa de relator pra relator, e é a mesma conversa, a falácia de indexação do salário mínimo, o que julgam inconstitucional, argumento que utilizam para não aprovarem o salários dos técnicos.
O parecer de Osmar Serraglio, que apresentou emendas com base em relatório de Marco Maia e Roberto Santiago, não atendendo as solicitações de todo País acerca da aprovação sem emendas e substitutivo. O referido projeto aguarda ainda apreciação da CCJC.
O que indigna é a aprovação relâmpago dos salários dos deputados. Até o momento não ouvimos falar de nada que impeça, nenhuma jurisprudência contra, nem um fato de indexação. Por lá está tudo certo e aprovado, sem burocracia e sem necessitar de manifestação popular, sem saber se a sociedade aprova ou não. Sobre o argumento do deputado GONZAGA PATRIOTA, que o aumento evita a corrupção, acho improvável. Quantos tantos escândalos já aconteceram no País, e o que apenas vimos como punição foi apenas renúncias para se livrarem de serem cassados. Até agora ninguém preso.
Esperamos para essa nova legislatura a compreensão de que esses profissionais fazem jus a esse País e ajudam com força do trabalho pouco valorizado, mas que junto com a sociedade pagam os salários de ambos que ali estão para legislar, afinal de contas muitos impostos pagam-se neste País.
Esperamos que aconteça o mesmo com o PL 2861/2008, assim como o salário dos deputados saíram não só do pensamento, imediatamente para o papel, mas para a vigência da lei que validou o aumento dos salários dos Deputados.
Júlio César Monteiro/Técnico



