Representante da Viva Petrolina rebate críticas de leitor em relação à frota de ônibus na cidade

por Carlos Britto // 01 de junho de 2016 às 20:00

(Foto: Arquivo Blog)

onibus viva petrolinaEm e-mail enviado ao Blog, o leitor Saulo Emanuel Almeida Bastos suscita o questionamento sobre a quantidade de ônibus urbanos em Petrolina, comparando com cidades de porte similar, a exemplo de Caruaru (no Agreste do estado), Feira de Santana (BA) e Blumenau (SC). E faz o seguinte questionamento: “os empresários vão reclamar sempre enquanto não colocarem mais ônibus (novos) para circular, pois a população não está disposta a sair de casa e enfrentar esperas gigantes nos pontos, poucas linhas e itinerários mal elaborados pela fraca AMMPLA”.

O diretor da Viva Petrolina, Rafael Pires Teles, prestou os devidos esclarecimentos ao leitor e aos usuários do transporte coletivo na cidade, numa nota ao Blog.

Confiram:

Os serviços de transporte público, diferentemente do que supõe o autor do texto, não são feitos para pobres ou ricos. São feitos para todos. Não há, no Brasil ou no mundo, qualquer estudo que condicione o tamanho dos sistemas de transporte à renda média da população. Cabe destacar que as cidades mais ricas do país são justamente as que contam com sistemas de transporte mais sofisticados – trens, metrôs, corredores de ônibus e até monotrilhos. É, aliás, nas cidades com menor renda per capita que os sistemas de transporte apresentam maiores deficiências, justo porque encontram maior dificuldade de custeio.

Por outro lado, esses serviços não são dimensionados pelo quantitativo da população ou pela área territorial do município, mas sim pela quantidade de pessoas que utilizam. E quanto a isso é importante notar que os ônibus de Petrolina transportam 40 mil passageiros nos dias úteis; os de Caruaru, que tem praticamente a mesma quantidade de moradores, transportam 60 mil e os de Blumenau, citada pelo leitor do blog, transporta 120 mil. Considerando que a frota urbana dessas cidades é de 72, 85 e 240 ônibus, descobre-se que cada ônibus em Petrolina chega a transportar 555 pessoas por dia útil, contra 705 de Caruaru e 500 de Blumenau. E o que isso significa? Nada.

A quantidade de passageiros transportados por cada ônibus em um dia é um dado relativo. Os ônibus de Petrolina fazem mais viagens por dia que os de Blumenau e menos que os de Caruaru. E por quê? Porque embora tenham o mesmo porte, as cidades têm economias diferentes e as pessoas têm necessidades diferentes – e isso não necessariamente reflete a renda. Blumenau, uma cidade industrial, tem menor procura pelo transporte fora dos horários de entrada e saída das fábricas. Em Caruaru, por causa da Feira da Sulanca, os ônibus começam a circular bem mais cedo, antes das 4h da manhã. Em Petrolina, por causa da fruticultura, boa parte dos postos de trabalho está na zona rural – aliás, segundo o IBGE, um em cada 4 petrolinenses mora na zona rural, diferente do que acontece, por exemplo, em Blumenau ou Caruaru. E é isso que explica a desproporção entre habitantes e passageiros transportados nessas cidades. 

Quanto aos ônibus novos, sim, eles também apresentam defeitos. Aliás, como bem testemunhou o leitor, antes mesmo de começarem a rodar comercialmente – o que aliás comprova que não é por falta de manutenção que os problemas acontecem. Os ônibus novos incorporaram uma série de novas tecnologias, sensores eletrônicos que ajudam a reduzir a poluição mas que, ao mesmo tempo, são mais sensíveis à má condição das vias.

Rafael Pires Teles/Empresa Viva Petrolina

Representante da Viva Petrolina rebate críticas de leitor em relação à frota de ônibus na cidade

  1. Cidadão disse:

    Acho que ele complicou mais ainda ao responder o cidadão que utiliza ônibus.

  2. Marcos disse:

    Senhor Rafael,o senhor deveria tomar vergonha e quando a população falar desse empresa que presta um péssimo serviço à população, o senhor deveria ficar calado e bem calado, pois resido na cidade há muitos anos e infelizmente dependo dessa empresinha para me deslocar, ônibus velhos, sucateados, o usuário espera mais de uma hora nas paradas esperando ônibus que muitas vezes desviam as suas rotas e quando a gente liga para saber alguma informação da senhora Sandra ela nos trata com ignorância e em algumas situações ainda chamam um tal de Anderson para continuar com a esculhambação.,sem contar que uma amiga minha ligou falou com uma mulher que eu acredito que tenha sido essa mesma Sandra e ela disse que ao perguntar sobre o ônibus do Jardim Amazonas a mesma disse que realmente o ônibus passa sentido bairro porém não volta sentido Centro pelo mesmo local se não atrasa a viagem Como é que vcs dão essa ordem ao motorista sabendo que esse é o único ônibus que passa no Jardim São Paulo,Alto do Cocar e sabendo também que muitas vezes apenas existe um ônibus rodando na linha?Então Seu Rafael se existe algum mentiroso em toda essa história é apenas você que com certeza é pago para defender a sua empresa

    1. jocelia Rodrigues disse:

      Parabéns Marcos, belíssima resposta! Essa empresa presta, um péssimo e precário serviço a população…Esperar/pegar ônibus em Petrolina, é um tormento!

  3. Saulo Bastos disse:

    Carlos Britto, não convenceram as argumentações do Sr. Rafael, mas acredito que a Ammpla seja mais culpada que os empresários, pois ela permite que as empresas continuem prestando desserviço à população.
    Na verdade em meu email citei comparativamente Feira de Santana e Blumenau, abordando a relação população/frota.

  4. Maria disse:

    O sr. Rafael falou, falou e não disse nada. Ainda ontem peguei um circular dessa empresa, o ônibus estava tão a perigo,parecia que estava tudo solto. Ele andou mais pela perícia e paciência do motorista.
    Agora, sr. Rafael, se não tem condições de prestar um bom serviço, pegue seus ônibus e saia da cidade, dê lugar para que outras empresas prestem um excelente serviço que a cidade merece.

  5. santos disse:

    QUE NA VERDADE SAULO BASTOS OS 22 ÔNIBUS PINTADOS QUE CHEGARAM A UM TEMPO ATRÁS NA VIVA PETROLINA, ERAM DE UMA EMPRESA DE FEIRA DE SANTANA QUE PERDEU A LICITAÇÃO E JÁ ESTA A MAIS DE UM ANO PARADOS, CONCLUINDO É UMA VERGONHA UMA CIDADE COMO PETROLINA PASSAR POR ISSO, ACEITAR SUCATAS QUE JÁ NÃO RODÃO MAIS EM OUTRAS CIDADES…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários