Representante comercial alerta para hackers fraudando boletos de empresas em Petrolina

1

Em contato com o Blog, o representante Cássio Gardel de Souza está chamando atenção para um golpe que vem sendo aplicado por hackers na empresa em que trabalha e em várias outras de Petrolina.

Confiram:

Meu nome é Cássio Gardel de Souza, representante legal da empresa Gardéis Equipamentos. Somos uma revenda de EPI e estamos situados em Petrolina-PE, atendemos todo o Vale do São Francisco.

No início de setembro um de nossos clientes nos informou que recebeu um e-mail suspeito. Neste constava um novo boleto com um valor menor que o boleto original, com uma alegação de um cálculo errado no imposto, bem como o anexo de uma baixa fantasiosa do boleto original. O e-mail que fez o envio é totalmente desconhecido, inclusive o domínio.

Depois disso, continuaram enviando e-mails para nossos clientes, que até essa data somente os clientes que nos contataram já somam mais de 50 casos. Alguns clientes infelizmente caíram no golpe e pagaram o boleto fraudado.

O que fizemos para tentar resolver o problema foi enviar uma mala direta para todos os nossos cliente informando da fraude, bem como formatar nosso computadores, trocar senha de sistema e-mail, adquirir antivírus pago, bem como registrar um B.O na Delegacia da Polícia Civil. Fomos à Polícia Federal e eles disseram que só investigam casos que estejam causando prejuízo para união (órgãos públicos). Falamos com o banco e até o momento não conseguimos resolver definitivamente o problema, pois continuam enviando boletos fraudados para nossos clientes.

Pesquisando na internet, descobrimos que esse golpe está sendo aplicado em todo o Brasil, inclusive aqui na região do Vale várias empresas estão sendo vítimas. Só as que nós ficamos sabendo foram: Frutec, Agroirriga, Ponto de Limpeza, Central do Adubo, Rumo Agrícola. Inclusive o agente que fez o B.O informou que outras empresas já registraram B.O com o mesmo caso.

A informação do boleto, como Razão Social, CNPJ, dia do vencimento, e-mail, valor etc, os hacker estão pegando no XML na nota fiscal, que fica disponível no site da Receita Federal, e com apenas uma combinação numérica obtêm as notas fiscais emitidas. Só não sabemos como eles conseguem ter acesso a esses XMLs das notas fiscais.

Segue acima um dos primeiros e-mail fraudulentos que enviaram, bem como B.O que registramos na Polícia Civil.

É importante que essa informações sejam divulgadas para que os setores financeiro das empresa se atualizem e não caiam nesse tipo de golpe.

Abaixo está o alerta que emitimos aos nossos clientes:

Prezados Clientes,

Recebemos informações e constatamos que estão fraudando os boletos da Gardéis Equipamentos, peço ao(s) Senhores que verifiquem caso recebam algum e-mail ou correspondência , pois nossos e-mail são coorporativos e não enviamos pelo correio e terceiros. Segue e-mail pelo qual enviamos boleto.

contato@gardeisequipamentos.com.br

financeiro@gardeisequipamentos.com.br 

Responsáveis pelo envio de boleto: Maria de Cássia e Neide Rodovalho

Cássio Gardel de Souza/Leitor

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome