Representação estudantil da Facape tem atuação abaixo da crítica

110

simulado_enem2009_solido_pre_vestibular01 Vai de mal a pior a representação dos estudantes da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (Facape). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Diretórios Acadêmicos (DAs) foram incapazes de promover qualquer movimento ou ação contra o aumento de mais de 15% aplicado nas mensalidades.

Os alunos estão indignados. Os representantes, não.

“Nós fizemos movimento pelo Facebook,” disse Fernando Silva, presidente do DCE. Na página do DCE da Facape, o Blog não encontrou nada sobre aumento de mensalidade. Em compensação, promoção ao prefeito tem lugar garantido por lá.

O DCE deveria esquecer a venda de ingressos para festas, as fotos posadas na reitoria, as viagens, o vício do Facebook e viver a realidade da comunidade acadêmica.

Protesto se faz é na faculdade, nas entradas dos turnos, estimulando movimentos e passando nas salas, chamando para os piquetes e “convocando para a luta”.

“Os representantes estudantis” da Facape continuam em estado letárgico e nem questionam o porquê do aumento, quando a prefeitura deve cerca de R$ 4 milhões à faculdade.

Representante estudantil, sem coragem para o movimento ou que seja mais “chegado” da reitoria que dos alunos, tem que abrir mão da representação e pedir para sair. Exatamente o que todos os integrantes do DCE e dos DAs da Facape deveriam fazer.

110 COMENTÁRIOS

  1. Caro Senhor Carlos Britto:

    Em que pese a inércia do DCE e DAs alguns aluno estão se mobilizando para contestar o expressivo aumento de mensalidades na FACAPE.
    Amanhã 17/05/2013 um grupo de alunos do curso de Direito protocolizará um requerimento solicitando informações sobre a execução financeira dos recursos desta Autarquia, Principalmente no que tange ao pagamento de salários e gratificações.
    Esperamos que nos seja dado em momento propício espaço em seu blog para comentarmos nossas ações.

    Atenciosamente:
    Adão Lima de Souza, aluno do 7º período de Direito.

    • Pois é.
      “Protesto pelo Facebook”. Agora foi que vi mesmo!
      Toda hora compartilham notícias da prefeitura, anúncios de festa. Botar a cara a tapa e lutar pelos interesses dos alunos, nada!
      É a tal sedução do poder e da inércia. Nem todos tem caráter pra não cair nela.

      • Para senhor (a) que não sabe as grandes mobilizações no mundo hoje acontecem pelo facebook. Venha participar do DCE amigo, temos cargos vagos, e bote também a cara para bater.

  2. Se a FACAPE é uma Autarquia Municial, ou seja, tem vínculo com o municípo, quem é que DCE deve promover? Fernando Filho? Acho que isso não se passa de jogo de política, brigas pessoais, etc..

  3. OXE. Esse Glauber ]e do DCE. \Tem que promover é os alunos, ignorante. Nada de politico nenhum. Como voce está entre os incompetentes e fracos saia também. \e você Adão, só agora? Cai fora também.

    • Sra. Luiza,

      Se a senhora leu o comentario do nosso amigo, Adão. A senhora deve ter percebido que os alunos estão tentando ir atrás de alguma solução. Ademais, eu, enquanto aluno da FACAPE, também, participei das assinaturas da referida mobilização. Contudo, vamos falar menos e fazer mais.

      Atenciosamente,

      Jairo Fonseca, 7º Período de Direito, FACAPE.

  4. É, ouvi do presidente do DCE que ele foi pedir orientação ao pessoal responsável pela comunicação dá FACAPE, daí eu ouvi que ele foi, orientado a ficar em silêncio no momento, não se pronunciar para não render mais conversa, no meio da roda, um aluno do curso de direito foi bastante feliz com o quê disse ao presidente do DCE, realmente você está completamente equivocado, como é que você representa o alunado e vai pedir orientação ao povo subordinado do presidente e dos directores, vc toda hora se equivoca, vc tem que esquecer esse povo e se juntar aos estudantes. Você dar margem para os alunos falar de você.

    • Amigo acho que você entendeu errado, nosso DCE tem uma Diretória de comunicação e disse que estava em contato com Rafael nosso Diretor de Comunicação e o mesmo disse que ia fazer uma nota em nome do DCE e chamar os DAs de cada curso pois temos a mesma voz e voto nos conselhos.

  5. Quanta alienação nessa juventude de hoje! Protestos “virtuais” pelo “face” não resolvem nada. Tem de por a “mão na massa” e exigir explicações pelos meios legais, inclusive acionando a própria justiça, já que é um direito de todo cidadão ser informado e esclarecido sobre fatos pertinentes a aplicação de recursos em entidades de interesse como educação e a FACAPE como autarquia esta sujeita a leis de “transparência pública” também e explicar porque esses aumentos abusivos e justifica-los.

  6. Desde o início eu sabia que toda essa pompa de DCE, DA, não ia servir pra P* nenhuma. Mal defendem os interesses deles mesmos. São figuras de papelão da autarquia, fazendo os incautos acreditar que existem de verdade e que defendem interesses dos alunos.

  7. Já que o DCE não representa os alunos, os próprios alunos deveriam exigir a renúncia desse pessoal. DCE é para representar os estudantes e não serviço de marketing de qualquer que seja o político.
    Na minha época de estudante na FACAPE enfrentamos ninguém menos que o Guilherme Coelho, uma vez que ele queria extinguir a FACAPE que só tinha o curso de Aministração dizendo ele que não era importante a faculdade aqui em Petrolina. Hoje ele pode até negar que disse isso, mas disse.
    E foram os estudantes dessa época que garantiu a eleição para a Diretoria e melhoras para a faculdade e como consequência temos uma estrutura melhor aí vem esses que hoje estão no DCE fazer marketing para quem só pensa em destruir a cidade.

  8. È muito tenso tudo isso,sei que a faculdade deve ter seus motivos para aumentar a mensalidade dos cursos,mas uma faculdade que é uma Autarquia deveria ter realmente a ajuda da prefeitura;ao invés de ele estar promovendo show’s de 300/500 mil (no mínimo) deveria estar ajudando o povo da seca,devia estar ajudando a nós estudantes que somos o futuro dessa cidade.
    Sou a favor dos estudantes se reunirem,e fazer uma negorciação pacifica com a diretoria da Facape e rever esta questão do ajuste da mensalidade!

  9. Caros leitores do blog, gostaria de informar que o DCE está buscando melhoras para os estudantes sim, se levarmos em conta que o DCE não estava em funcionamento nos anos anteriores. Nos do DCE conseguimos um redução sim no aumento da mensalidade, pois este seria de 27% com desconto de 8% para os pagamentos avista, Pleiteamos e conseguimos o aumento para 15% e o desconto para pagamentos avista de 10%. O que nos foi alegado para o aumento da mensalidade foi a a alta taxa de inadimplência dos alunos e a futura criação de novos cursos, o que requer um gasto para a criação destes. O blog enfatiza a má gestão do DCE mas este se esquece de projetos como o Dia das Mães solidário, eventos esportivos, confecções de carteiras estudantis, confecções de camisas para os cursos, descontos em alguns estabelecimentos para alunos da Facape. Em relação a venda de ingressos de festas o DCE promove tais atos pois não recebemos nenhuma quantia monetária da FACAPE, o que acontece em outras instituições, e temos despesas com transporte, xerox, impressão, para pleitearmos alguns eventos, desta maneira como não recebemos valor algum da Faculdade temos que ter como suprir o nossos gastos ( não gastos pessoais, mais gastos em função do DCE). Alguns estudantes da FACAPE criticam o DCE, mais estes que criticam o DCE nunca tiveram a iniciativa de tomar a frente do DCE, permanecendo este fechado durante gestões anteriores. Acredito que na medida do possível o DCE busca sim o interesse dos estudantes, mais as decisões tomadas em relação ao regime jurídico da faculdade são previstas em lei.

    • Mical…Vc é maluco ou se faz? O blog disse que vocês nâo mobilizaram e não se uniram a nós em nada. Para de desculpa e diz ai ou mostra uma foto de vocês lutando. Vocês não fizeram porra nenhuma mesmo

      • Em primeiro lugar modere suas palavras, pois não usei desrespeito com ninguém para você estar me chamando me maluco! Se continuar me ofendendo gostaria que provasse que sou maluco! Em Segundo lugar você sabe onde fica o DCE, então junte-se a nos e venha ajudar, garanto que suas ideias serão bem vindas.

  10. Nos do DCE estamos de portas abertas para todos os alunos que criticam a nossa gestão em se juntar ao DCE, para que possamos estar juntos e tentarmos melhorias para os estudantes. Em vez de ficar com críticas infundadas junte-se a nós e venha entrar na nossa luta em prol dos estudantes, pois garanto que se tanto crítica, tenho certeza que tem força para ajudar os estudantes, agora ficar de braços cruzados reclamando de quem tenta fazer algo é uma das maiores hipocrisias de quem quer mudanças

    • Micael….Por isso esse DCE está como está. Com gente do seu nível fazendo parte. Sem estrutura para aceitar crítica ou capacidade para entender um texto que lê. O texto diz que vocês não fizeram NADA, NENHUM MOVIMENTO com os alunos ou para proteger os alunos. Sou estudante de contábeis e sei disso.
      |Para de se fingir de cegou pu tenta melhorar. Sai do face e aprende a interpretar. Fraco

      • como já citei acima, entre para o DCE e ajude também. não entendi o que quis dizer com gente do seu nível… nível de entrar em algo para ajudar em vez de criticar ? Se o seu “nível” como diz é tão mais elevado que o meu, vá ao DCE estaremos de portas abertas para suas sugestões. Tem um provérbio chinês que diz: Faça melhor, só assim poderá falar do que já foi feito. No entanto só vejo ofensas e reclamações. Atitudes 0

    • Já que a ajuda é tão bem vinda..
      Por que não convoca a faculdade toda p que possa entrar em mobilização?
      Garanto que tem muitos que não concordam com o “reajuste”

  11. Acalme-se!!
    Não é nesta discursão com #xingamentos que as coisas se resolveram!!
    Alunos juntem-se e protestem de modo pacifico para que o aumento da mensalidade não seja tão grande!!

    • concordo com cada palavra sua. vejo vários alunos reclamando do DCE que não fez nada, agora me pergunto quantos alunos foram atrás do DCE para nos mobilizarmos, ou para dar alguma sugestão. Simplesmente criticam e acusam de não ter feito nada, depois cruzam os braços esperando que o DCE faça tudo.

  12. Enquanto isso, a FACAPE insiste em manter cursos de vagabundagem como Comercio Exterior, Secretariado e Turismo, que só dão prejuizo, tendo que as turmas de Direito e Administração arcar com as despesas dos turistas.
    O estacionamento é outro problema. Um monte de vagabundo estacionam como bem quer. Vão procurar a EPTTC e firmem uma parceria como foi firmado com o Shopping. Sem canetada ninguem se ajusta!
    A Xerox é outro que precisa de uns tapas. Cabe ao DCE fechar parceria com outra empresa e disponibilizar mais maquinas em outro local, pois somente com concorrencia aquele ali pode pensar em melhorar seus serviços.

    • todas as profissões são necessárias pois existem milhares de atividades ao redor do mundo, um advogado não faz tudo, um administrador não faz tudo, ninguém faz tudo, por isso todas as profissões são necessárias. Em relação ao estacionamento concordo com você, somente retirando o termo vagabundo, pois acredito que em uma faculdade não tem pessoas vagabundas e sim pessoas desinteressadas. Em relação as empresas que ficam na FACAPE, é entre a diretoria e as empresas, não cabe ao DCE tomar decisões deste porte. O que nos cabe é pleitearmos junto a diretoria da faculdade para que cobrem do pessoal da xerox para que medidas sejam tomadas, o que estarei me responsabilizando de faze-lo. Se quiser me procure no 4° período de direito turno matutino para que possamos melhorar a ideia e pleitear isso junto a coordenação. Aguardarei contato.

    • Senhorita Verlania,

      Olha você não parece ter noção da vida, sem palavras, não sabe nem do que esta falando, os cursos citados em principal COMEX, é um dos melhores cursos que tem na FACAPE, Não sei o que você cursa pra poder discutir com você. Por que se você não observou, aconteceu a FENAGRI e foi muito elogiado o curso de COMEX, pois fomos os únicos a aparecer e tomar informações como e por que funciona a feira, vai se informar antes de falar besteira. Te convido a conhecer melhor o curso.

    • É duro pesar que existem pessoas que usam palavras sujas e absurdas para falar de coisas que nem ao menos entende.
      Pode ser que não te agrade disser que : felizmente no mundo não apenas existem, ´´Advogados e Administradores´´ no mercado de trabalho. Para você que não sabe ou simplesmente não entende, por pura ignorância, os profissionais de COMÉRCIO Exterior, podem atuar em diversas áreas assim como você. Comércio Exterior é um curso amplo e diversificado capaz de formar pessoas tão dignas quanto DIREITO E ADMINISTRAÇAO.
      Verlania (se esse realmente for o seu nome),olhe em volta da FACAPE e veja, quem realmente são os ´´turistas´´, como você mesma citou.
      Antes de falar qualquer coisa de alguém ou de alguma coisa, procure usar termos adequados para uma pessoa que banca outras na faculdade. Seja tão rica em palavras, quanto você é de dinheiro…
      E só para terminar, pago mensalidade igual a você por isso, tenho direitos assim como você tem. Se o seu curso banca o MEU, infelizmente eu não sei o que acontece com o dinheiro que pagamos todos os meses!

    • Cada profissão precisa ser respeitada independente de qualquer coisa, não preciso cursar Direito ou Administração para não ser vagabunda. Desculpe, você que se diz não vagabunda não tem ética e nem respeito ao próximo, quero deixar bem claro para você, sou aluna de Turismo, com muito orgulho não tenho vergonha de dizer isso a ninguém por que foi o que eu escolhi para minha profissão.
      E se estou estudando na mesma faculdade que você, foi porque conquistei o meu espaço da mesma forma que você conquistou o seu.
      Lembre-se o mundo não é feito apenas de administrador e advogados não, você está muito desatualizada olhe a sua volta e você vai ver que o mundo mudou.
      Tenho pena de você pensamentos tão pequenos….

    • Eu não li isso kkkkkkk como tu quer começar a reclamar de uma cosia faltando o respeito? velho eu nunca vi tamanha ignorância e falta de informação em uma pessoa como eu vi em você, eu não curso nenhum desses cursos de “vagabundagem” como você diz, mas já cursei contábeis ai e tenho muitos amigos que cursam esses cursos, não sei que curso você faz mas sei que parece que sua educação ficou parada no ensino fundamental ou seus pais não lhe deram a devida educação, como diz um amigo meu “Respeito para com as pessoas não é uma opção é uma OBRIGAÇÃO” se você não gosta dos cursos problemas seu mas respeitar eles e quem faz é sua obrigação, e você perdeu todo direito de lutar por algo desse jeito, os amigos que conheço que cursam esse curso de verdade são mais educados, esforçados e informados do que você. Então só espero que mude seu pensamento para um dia poder chegar em algum lugar.

    • Exclusivo para VERLANIA se esse for o seu nome de verdade que eu duvido.
      Lamentavelmente existe pessoas que podem até se achar bem no nível social ( rica ) melhores do que outras mas no nível CULTURAL e de dar ”vergonha” olha cara VERLANIA eu aprendi que quando agente desconhece de um assunto agente fica calada ou pelo menos faz uma pesquisa para abrir a boca, pois é difícil uma pessoa leiga sem cultura querer propor um discurso.
      Fico em duvida qual a sua área que você pretende atuar; se for ADM cinto pena de você, pois você se expor ao ridículo …Sabe porque? para sua profissão existir depende exclusivamente de COMÉRCIO EXTERIOR, não é atoa que existe uma disciplina de comex em ADM. Minha querida você não nasceu no Brasil? você não sabe o que é ESCAMBO? nunca leu livro de história pelo menos do Brasil do seu próprio país.
      “saiba que a primeira profissão do Brasil foi COMÉRCIO EXTERIOR,(a primeira mercadoria internacional quem negociou foi um índio não um administrador ou um advogado depois vinham as negociações do pau Brasil e depois a cana de açúcar).A segunda foi Turismo(primeiro chegaram os portugueses depois vinham, holandeses, franceses, italianos, e outros para conhecer e explorar as belezas do país)quem é que vai bombar em 2014? turismo e comex. A terceira foi SECRETARIADO EXECULTIVO(você acha que foi quem que relatou e arquivou todos os documentos históricos)A quarta foi ECONOMIA(analizarão o potencial económico da região)…..
      É uma lastima a pessoa não ter conhecimento… COMEX é tudo já que você não suporta este curso proponho a você que a partir de hoje….
      Não coma mas, é comex
      Não se vista mas, é comex
      Não compre mas nada, é comex (se comprar na Internet pior comex puro logística)
      Não viaje mas, é comex e turismo(logística é área de comex leiga)
      sabe aquele sapato que você usa é comex e a pior noticia que tenho a lhe dar e que você não tem conhecimento em comex e logística você não tem em que trabalhar, pois o ponto fundamental para uma empresa é o comex junto com a logística como a mercadoria vai chegar ate você inteligente. Compra e venda e entrega e comex existe dois mercados interno e externo e exportação também e feita no mesmo país de um estado para o outro. Leia mas procure ter conhecimento, se não você vai ser administradora de vento e ainda despida,ops de vento não pois o sistema climático é uma variável que favorece o comercio exterior. E se você for de direito está estudando para que? pelo amor de Deus ai sim a FACAPE tem que ter vergonha desse aluno, o direito defende o direito e deveres da sociedade em comum, todos tem direitos iguais ,todos tem direito a saúde a EDUCAÇAO… e você está estudando para que?
      PARA O DIREITO DE NÃO TER DIREITO quero lhe dizer que o meu curso é MULTIDISCIPLINAR e eu tenho sido treinada e muito bem treinada pelo colegiado de comex para obter conhecimento em todas as áreas de atuação da facape e a sua é uma delas e como eu leio e pesquiso estou pronta para tomar seu lugar no mercado de trabalho, pensando bem eu não quero estar no seu lugar não! pois o meu curso tem área de atuação no Brasil e fora,
      MADE IN THE WORLD.
      ADM atua no Brasil e no mundo? não, comex sim
      Direito atua no Brasil e no mundo?não, comex sim(se passar na OAB poderá atuar no Brasil)
      comex atua no Direito Internacional e Tributário,então querida antes de falar Vamos pesquisar hoje você pode ter escolhido esse curso para agradar alguém ou simplesmente para ter status ou por o curso ter fama na sociedade,mas você só vai se privar a vestir uma roupinha social e ficar dentro de quatro paredes vendo as mesmas caras as mesmas pessoas, enquanto EU percorro o mundo obtendo mas conhecimento e para você que não sabe os alunos de comex facape são os que mas ganham dinheiro; Sabe quanto é um salário de um Prático? desculpa ai você não deve saber nem o que é Prático kkkkk vou lhe dar uma dica e uma área de comex lembra multi-disciplinar salário 90.000,00 é isso mesmo 90.000,00 mil reais mensais tem um aluno que esta lá pesquise a é de comex. Sabe o que é que move o país comex sua cidade é uma em destaque besta. você conhece o ministro das relacões exteriores, e aquele assunto que todo dia passa no Bom dia Brasil, no Jornal Hoje, no Jornal Nacional, no Jornal da Globo, G1, R7,no Brasil comex é tudo comercio exterior ,não sabe não aquele que fala de inflação,superavit, deficit, bolsa de valores, Banco central do Brasil(cambio)SFR,consulado, embaixada,diplomatas, portos e aeroportos, balança comercial É TUDO COMÉRCIO EXTERIOR …. besta até o papel que tu limpa a tua … é comex vai estudar super INTELECTUAL.Você sabe o que é ENAEX? não pesquise eu estarei lá ao lado de Dilma e todo acervo de COMEX só tope e você aonde vai está?essa é a importância do meu curso.
      sim! mas uma coisa amo comex tenho nome tenho cara não me escondo em nomes falsos, de agora que agente conhece o seu caráter.
      TRADUÇÃO PARA LEIGOS; “INTELECTUAL”- literário;cientifico;que diz respeito ao entendimento;pessoas dadas ao estudos literários ou cientifico.(Sinto que vc é tudo isso).
      Valdiane Bernardes

      • A maior prova de que comercio exterior é inútil é o seu texto cheio de lero lero e erros de Portugues que mostra que até um Indio sabia fazer comercio exterior sem precisar de faculdade.
        “Cinto pena” tirou sangue dos meus olhos azuis!

        • kkkkkkkkkkkk Verlania ou Verlandio é mesmo ; então porque você esta me respondendo ? agora eu sei porque olhos azuis é uma doença …… recalque
          estou te esperando na cordenaçao de Comex acione seu advogado quero ver, se você tem coragem de me encarar sem identidade o meu ja está acionado esperamos vc 7h na coordenação de comex. Turismo Secretariado e Comex.
          Atentado ao pudor
          Bullings na faculdade
          Preconceito e Racismo

        • Verlania
          21 de maio de 2013 às 11:23
          A maior prova de que comercio exterior é inútil é o seu texto cheio de lero lero e erros de Portugues que mostra que até um Indio sabia fazer comercio exterior sem precisar de faculdade.
          “Cinto pena” tirou sangue dos meus olhos azuis!

          Se diz a inteligente, e não sabe que a palavra Português tem acento…. ‘Cinto Pena’ acho que você queria falar Sinto, pois “Cinto” é a faixa de couro ou de outro material com que se ajusta o vestuário à cintura.

    • Querida Verlania,

      Sou aluna de Comércio Exterior na FACAPE, foi a minha primeira opção e pago a mensalidade todos os meses. Não vi ainda a necessidade de você vir aqui nesse blog desmoralizar os cursos de que infelizmente não tem conhecimento, não sei como uma universitária pode ser tão desinformada como você e não saber a importância desses cursos citados como “vagabundagem” para a economia local, nacional e também mundial. Você provavelmente não faz parte da administração e nem da contabilidade da instituição FACAPE para estar afirmando que os cursos de ADMINISTRAÇÃO E DIREITO “bancam” a autarquia, se o assunto em discursão no blog é o aumento da mensalidade a qual foi estipulado para todos os cursos inclusive aos que você sita como de “vagabundagem”. Ao invés de você estar perdendo seu tempo mostrando a sua falta de personalidade e de respeito aqui publicamente falando porcarias que não a tornam nem um pouco superior a nós, deveria seguir os conselhos dos meus queridos colegas de curso e buscar conhecimento e um pouco de educação, pois o que você conseguiu com esse pobre e medíocre comentário foi se mostrar inferior e vulgar. Fico triste por existir pessoas como você no mundo, pois o mercado de trabalho tá aí, e você com toda essa “riqueza” de ignorância provavelmente vai se dar muito mal na vida.!

  13. Bacana é que a lista de assinaturas da referida mobilização, só passou por direito, ao menos é o que parece.
    Em contabilidade ainda não chegou, vale ressaltar que contábeis e administração tem um número grande de alunos que mantem a faculdade em pé.

  14. Verlania
    17 de maio de 2013 às 15:37

    Enquanto isso, a FACAPE insiste em manter cursos de vagabundagem como Comercio Exterior, Secretariado e Turismo, que só dão prejuizo, tendo que as turmas de Direito e Administração arcar com as despesas dos turistas.

    Não sei se estou me referindo a senhorita ou senhora, mas vergonha é uma pessoa usar termos tão ” pobres” para se referir a um curso como Comércio Exterior, que faz a diferença na nossa região. Para a sua informação muitos dos alunos formados em “outros” cursos estão sem colocação no mercado, porém os de COMEX estão todos ativos. Sinto por você, pois não tem conhecimento nem para dar uma boa resposta.

    • Se os alunos desse curso não dão vantagem e porque que somos ativos no mercado financeiro e representamos a FACAPE em entidades importantes no vale, TURÍSMO , SECRETARIADO E COMERCIO EXTERIOR são leques de cursos que faz da faculdade CIÊNCIAS APLICADAS empregadas ao vale e esse que tem absorvido consideravelmente sem percas e ou danos a quem faz os cursos.
      Cara VERLANIA vc não me envergonha e muito pelo contrario eu te perdoou por errar mas continuar no erro é coisa de quadrupede entendeu né, agregue valor a sua faculdade fazendo a diferença e não criticando coisas sem fundamentações e estudos financeiros que aponte tal falência nos cursos em que vc veio a citar sem escrúpulos e pudor não mediu palavras e coloca o nome da FACAPE a merce de leitores de má índole e desencorajando pessoas que futuramente iriam fazer o vestibular, tendo eles o desprazer de ficar no mesmo âmbito que a vossa senhoria ainda trajeta mesmo que falando tão mal de seus colegas de instituição acadêmica. e é tão curso de vagabundagem que hoje posso falar sobre economia, finanças, controladoria, investimentos e remuneradores, comercio internacional, economia verde. te dou a chance de reformular o seu comentário e se ainda sim persistir…..
      logo vou promover um workshop na faculdade e vc terá o prazer de ver o que aprendi no curso de vagabundagem como vc citou anteriormente combinado? !!!

      aos meus cuidados,

      WILLIAN AISLAN DO VALE (COMERCIO EXTERIOR )

  15. Minha cara Verlania, nem parece que você estuda numa faculdade e que faz tal curso, pessoas como você teria que ter mais educação em chamar as outras de vagabundos, assim como você estudamos em uma Autarquia, e educação é o que mais temos. Por isso, não fale o que você não sabe sobre os outros cursos, e muito menos chame-nos de vagabundos. Para quem não sabe, tais alunos de comercio exterior, somos capaz de fazer provas com 60 questões e a maioria abertas, e fora as de marcar que temos que justificar, e te digo mais, meu curso só os fortes são capaz de fazer, não aprendemos apenas sobre o comércio internacional, porém tudo que o engloba ao seu redor, como economia, administração, contabilidade, até direito nos estudamos, será mesmo que somos vagabundos?
    Tenho ORGULHO de cursar comércio exterior, e não vai ser seu comentário medíocre que vai abalar o meu curso.

  16. Infelizmente não vejo nada de importante nesses comentários contra o DCE pois se acham algo de ruim e inescrupuloso então porque não melhoram ? Eu sou estudante e vejo a falta de comunicação da faculdade e o mais espantoso falta de iluminação nos corredores de DIREITO se falam que tem muito a melhorar então comecem a pedir ao menos o básico ! e falando sobre o ensino estamos vendo que professores não tem tempo de preparar aulas por estar lotado de aulas, então basicamente já esta visível o cansaço e a aprendizagem cai a cada dia deixando a desejar e não há ninguém da FACAPE que enxergue isso “.
    Sou aluno de escola publica e uma coisa sempre deixaram claro pra mim tirar do ruim o melhor e isso não vejo nenhum aluno fazer, que pena se tratar de pessoas que não leem e nem sabem se expressar diante de uma situação como essa. VC´S em um grupo isolado me envergonha e sujam o nome da faculdade a FACAPE representa 100% e nós 100%, se não houver essa força então será inversamente proporcionais !!!

    atenciosamente,
    dedicado aos alunos e demais leitores,

    WILLIAN AISLAN DO VALE ( COMERCIO EXTERIOR ) 3° PERÍODO !!!

  17. A maior prova de que comercio exterior é inútil é o seu texto cheio de lero lero e erros de Portugues que mostra que até um Indio sabia fazer comercio exterior sem precisar de faculdade.

    • Eu não sei por que você gosta tanto de falar dos erros dos outros, Verlania!
      Sera que você é tão boa assim? Você costuma julgar as pessoas sempre?! Mulher, pare um pouco e pense no que você está dizendo!
      E se você gosta tanto de falar, por que não se identifica com seu nome verdadeiro e fala na cara de todos que você esta tentando atingir?
      Sera que você tem coragem? Nãooooooo, porque você não passa de uma pobre coitada.
      Mostre quem você é e ao menos coloque seu nome de verdade e assuma as coisas que você disse. Vá ate as salas dos cursos que você citou e fale abertamente o que você acha.

      • Pra que ?
        o que ganharei com isso ?
        A inimizade de um monte de frustrados por cursarem a segunda opção do vestibular, ou capazes de qualquer atrocidade por ouvir a verdade ?
        A verdade doi minha querida.

        • Por isso mesmo minha querida Verlandia!
          Você é digna de pena. Uma pessoa pobre, sem cultura , sem estudo, com um vocabulário sujo e absurdo.
          Eu, como universitária de uma autarquia como a FACAPE, tenho vergonha de ter você como uma universitária. Você sim, suja o nome da universidade que você estuda. Seja você do curso de ADM ou Direito, você não é digna de cursar nenhum desses cursos.
          ´´Frustados´´– acho que a unica frustada que estou vendo por aqui é você. Uma pessoa ridícula e merecedora de pena!
          Em que munto você vive em? Minha filha atualize sua cabeça, se é que você tem uma, e veja em que tempo você estar.
          Todo mundo pode cursar ADM e Direito mais, infelizmente são poucos que conseguem ser bons profissionais. No seu caso, com esse pesamento e palavriado sujo e desleal, você não passa nem da porta da faculdade.
          Mulher ou homem, seja quem for você, deve ser alguém incapaz de dar resposta dignas para um aluna(O) que cursa tais cursos tão citados por você ADM/ Direito.
          Seja mulher ou homem suficiente para assumir suas tão faladas VERDADES.
          Você realmente é riducula.

        • É triste saber que infelizmente pessoas com esses pensamentos medíocres e preconceituosos estejam em um ambiente onde o saber, a socialização, o respeito, entre outros valores são diariamente trabalhados na formação pessoal e profissional desta instituição. Tenho certeza que seus companheiros de classe e futura profissão estão envergonhados com sua atitude. Garota, cuidado com o que você fala, pois as palavras tem poderes e o que você diz só afeta a si mesmo. Para você que não sabe, a FACAPE tem reconhecimento internacional devido a importante missão que o COMEX desempenha. Maiores informações, pesquise antes de falar o que não sabe. FICA A DICA!

          Tenho orgulho do meu curso!

        • “Prezada” Verlania,

          Quero informar a você que a Faculdade já está requerendo o reconhecimento da sua identidade junto ao BLOG DO CARLOS BRITO, para que possas responder juridicamente por todos os atos até então praticados (racismo, preconceito), e que estão gravados.
          Ressalto também, neste momento, a autoestima e satisfação vivenciada pelos alunos(as) do curso de COMÉRCIO EXTERIOR DA FACAPE, por terem escolhido este curso como profissão.

          • Racismo ?
            E estudante agora é RAÇA ?
            Voce devia mesmo ter feito direito querida pra saber pelo menos isso.
            A proposito curso não é profissão ainda. Quando acabar o curso, pode ser que 2 de voces arranjem algo em alguma vinicula, o resto vai virar caixa do Bom Preço.

    • Senhora VERLANIA preciso do erro para que possa melhorar sempre já que é um processo continuo. E me espanta o modo que age pouco escreve precavendo-se dos erros e nada acerta, mostra que sabe muito mesmo de mercadologia.
      vou sair da faculdade !!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. A FACAPE só é mantida com as mensalidades dos cursos de Direito e Administração? Não estudo na Facape mais nem por isso me calarei diante de tamanha ignorância de uma universitária que pelo jeito está no ensino médio ou fundamental. Isso é uma falta de respeito com os outros cursos. Só porque os cursos mais visados pela população na FACAPE são ADM e Direito quer dizer que isso dá o direito a Verlania de dizer que os outros cursos são vagabundagem? Isso é coisa de quem tem a mente fechada e sem maturidade.

  19. Acho engraçado como as pessoas usam tais termos para atingir os demais, uma criatura dessa ainda diz que turismo, secretariado e comércio exterior são cursos de vagabundagem. Palavras como estas são usadas para pessoas que não tem o que fazer e ficam comentando o que não sabem.

  20. Não vou perder muito meu tempo pra falar com essa pessoa “VERLANIA”, mas tinha que dar minha opinião…só tenho pena de você…e frustados não são os alunos de comex, mas sim, você, que perde seu tempo em postar coisas em um blog que não tem e nem vai ter fundamento nenhum…porq todos q tem inteligencia sabem a importancia do curso de COMEX., não é a sua opinião irrelevante e sem conhecimento que vai mudar isso. Saiba de uma coisa, não existe curso ruim, o sucesso depende do esforço e da intelingencia de cada um, e saber aproveitar e investir na carreira… e esse seu termo “VAGABUNDAGEM” bem se vê que você não tem classe, e não é uma pessoa muito bem instruida e com moral pra falar de ninguém…aproveite seu tempo estudando mais e procurando algo mais util pra fazer, você irá ganhar muito mais…

  21. É triste saber que convivemos com pessoas assim em um âmbito educacional. Que abre a boca para desmoralizar alunos e desqualificar nossa futura profissão. Cara colega Verlania, seria muito sensato de sua parte tomar conhecimento dos assuntos para logo apos se posicionar com argumentos plausíveis. Caso você não saiba o curso de Comercio Exterior é extremamente importante para a movimentação da economia. A exportação é o que sustenta a economia do Vale. Quase todos os produtos produzidos na região, principalmente uva e manga, são exportados. A exportação de uva e manga na região corresponde a mais de 90% das exportações do país. Sendo assim, a exportação é responsável pela geração de emprego e o aumento na renda do trabalhador rural. Só a titulo de conhecimento você acha que exportar é só colocar as mercadorias numa caixa e envia-las por sedex? Não minha cara, ha inúmeros processos que são necessários para que uma exportação aconteça, como por exemplo: a forma de pagamento da exportação, contratação de cambio, frete e seguro da mercadoria e dentre muitos outros que não irei mais detalhar porque não estou aqui para dar aula. Portanto, prezada colega, como já dito, antes de abri a boca para falar abobrinhas, tome conhecimento do assunto, pesquise. Seria muito descente da sua parte. Se Comercio Exterior é um curso de vagabundagem como você mesma diz, por que sera que é um curso indiscutivelmente importante para a economia? Tome muito cuidado no que diz e respeite a profissão dos demais.

  22. kkkkk, em que seus olhos azuis te dão vantagem Verlânia? Sabe, mudando o rumo da conversa um pouco, um ou outro aluno de direito é legal, de resto? São alunos que se acham superiores, fingem ser o que não são, chegam na praça de alimentação e ficam gritando numa imensa falta de educação, são MUITO mal educados, tomam os corredores se achando os donos, eu sinceramente deixo de passar pelos corredores das salas de direito pra não ter que aturar vcs monopolizando os corredores. Não sei em que vcs se julgam melhores que nós alunos dos cursos menos procurados, vcs ficam se matando pra uma área que está pra lá de saturada. Se acham não sei o que sendo que vários dos alunos de direito nem passam na OAB. Tá claro que vc com seus olhos azuis não enxerga como a maioria de vcs são arrogantes!

    Voltando a falar do DCE, sinceramente, nós, alunos dos períodos mais avançados de comércio exterior, só soubemos da farda depois que os alunos do primeiro périodo surgiram com ela. Não nos foi divulgado nada. Minha carteirinha de estudante que saíria em 10 dias saiu 1 mês depois.

    Mobilização pelo facebook não é o mesmo que reunir os alunos e fazer uma verdadeira manifestação, fazer um panelaço que seja, irmos a TV local, temos tantas rádios na cidade! Já participei de greve quando estudava em colégio público e a diretora saiu mas digo logo, traz malefícios por conta dos atrasos nas aulas mas como disse, a notícia se espalharia mais rápido com a mídia e isso serviria para solucionarmos o caso mais rápido. Minha gente, se acham que não vão conseguir, voltem um pouco ao passado e vejam o que fizeram os “caras pintadas” tirando o presidente da República do poder! Se houver manifestação, estarei lá mas uma andorinha só não faz verão!

  23. É realmente triste ver o tamanho da mediocridade da cabeça de pessoas como a sua Verlania. Se você realmente tivesse esse ponto de vista mostraria sua verdadeira identidade. Grande parte da economia e investimentos de Petrolina e do Vale ocorrem por causa das exportações de frutas no qual temos orgulho de envia-las ao redor do mundo. Um índio não precisa fazer comercio exterior para trabalhar? Vai você saber todas as leis internacionais tanto comerciais quanto politicas, vai você falar língua estrangeiras para poder fazer negociações com pessoas de ÂMBITO muito maior que o seu, vai você entender de toda uma rota INTERNACIONAL de logística entre milhares de outras coisas. Sinto pena pelo seu pensamento pequeno… frustada não sou eu não que TRABALHO EM UMA MULTINACIONAL COMO ANALISTA DE COMERCIO EXTERIOR… falo inglês, espanhol e francês e mais do que qualquer qualificação profissional tenho caráter e sei respeitar qualquer área e qualquer pessoa. Realmente comércio exterior não dá dinheiro, nem perspectiva … é por isso que uma das profissões mais bem pagas no mundo chamada de pratico de exportação (que eu tenho certeza que você nunca ouviu falar ) paga apenas 120 mil reais por mês ou vamos mais embaixo um simples concurso de analista de comércio exterior paga 13 mil reais, diplomacia 14 mil reais entre outros que não valem a pena citar porque não entra e não serve para pessoas pobres de espirito como você! Vai fundo CABEÇA PEQUENA, a vergonha da Facape não é os cursos de comércio exterior, turismo e secretariado mas sim abrigar alunos de cabeça como a sua! AU REVOIR FRUSTADA! hahaha

  24. VERLANIA!
    I feel bad to have people like you in my college…
    Je me sens mal d’avoir des gens comme vous dans mon collège …
    Me siento mal que tenga gente como usted en mi universidad …

  25. Adorei a sua lição Larissa, vamos ver se ela vai entender alguma coisa, bom, pode colocar no google tradutor (pai dos burros). kkkkkkkkk
    Outra coisa dona Verlânia, quero saber se vc tem essa coragem toda pra resolver isso em cima de um TATAME comigo!!! Provavelmente não né?! Pra colocar um nome horrível desse, ainda fake!!! Deve se borrar de medinho…
    Dê suas caras, o colegiado de Comércio Exterior todo, está querendo saber quem é você pra te dar os parabéns pela sua linda postagem. Queridinha, vc deve ter recebido uma grande recompensa pra se rebaixar dessa maneira em rede pública, porque só uma pessoa sem classe, sem educação, sem um pingo de decência, pra perder o seu tempo desmoralizando os outros, Ahh, deve ser desempregada também, acredito que no seu curso não tenha vagas de empregos, se quiser, você pode fazer COMÉRCIO EXTERIOR, a safra vem aí e com certeza estará TODO MUNDO empregado, menos você, é uma peninha!!!
    Tenta fazer um cursinho de inglês, quem sabe você entende o que Larissa tentou te passar.. kkkkkkkkkkk
    kisses baby… Good luck!

    • Até quando voces vão remoer esse post ?
      Não esperava que doesse tanto saber a verdade.
      Uma agora mal sabe portugues, quer mostrar que sabe alguma lingua, usando o Tradutor do Google claro, vai dar uma bela guia turistica, levando os argentinos de afranio pra conhecer o Bodromo. “Leste ser o Boldodromo”.
      A outra quer cair na porrada, tambem, coitadinha, vi no facebook dela que é feia e desajeitada, e ainda sem emprego. Não pega ninguem.
      Quanto a trabalhar na safra, até boa fria tem emprego, quanto mais boia fria com curso superior! ta feita por 3 meses!

      Verum nocet sed iacet interficiat

  26. Como aluna do curso de direito, sinto-me constrangida por ter como colega de curso e, futuramente, colega de profissão, pessoas como você Verlania, que, ao invés de engrandecer o curso, mostra o quão medíocre um ser humano pode chegar a ser. Antes de ofender as pessoas, procure se informar a respeito da história da Instituição na qual você diz estudar.Solicito, também, que a Coordenadora do Curso de Direito, Profa. Francisca Tenorio, e demais autoridades dessa instituição, tomem as devidas providencias, no sentido de identificar esta pessoa, para que a mesma possa responder, jurídica e publicamente, por esses atos que esta cometendo.

  27. Verlania,

    Até você perceber que deve respeitar as diferenças e escolhas que cada aluno teve ao escolher o seu curso. Pessoa entenda, abra a mente, estude, cada curso tem o seu devido valor diante da sociedade e diante do mundo, você não tem o direito de vir aqui e falar essas besteiras pra chamar a atenção, por que pra mim você quer é chamar a atenção de todos. Eu concordo com as minhas colegas de curso, Não vou discutir e nem usar palavras que ofenda ninguém, mais nós sabemos do valor que o curso de COMÉRCIO EXTERIOR tem, tanto pra nossa região, para o mundo e para nós mesmo. Agora que tenho muiiita pena, e vergonha de estudar em uma faculdade que abrigam esse tipo de pessoas.

  28. Estou morrendo de medinho de cair na porrada, coisa linda dos olhos azuis! Vc deve ser tão linda, começando pelo seu nome, manda seu facebook que eu quero olhar também, fica mais fácil a gente conversar pessoalmente, não acha?! Bom, eu acho… E acho mais educado também, é uma atitude mais corajosa! Sua linda, inteligente, culta. Estou amando você, louca pra te conhecer… Beijos recheados de desejo de saber quem vc é!
    Deixando claro: Trabalho em uma das melhores empresas de EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO DO VALE.. Desculpa baby!! =**

  29. Comentamos o post, pois você nos envergonha! Não por falar a SUA verdade, mas por se portar de forma tão covarde… Covarde quando, solta todas essas besteiras nos seus comentários, quando não tem coragem de se identificar, e o pior, ainda tem coragem de ir atras de facebook, para tentar rebaixar de alguma forma uma colega de faculdade.
    Se você não percebeu, só você compactua dessa opinião ridícula de que FACAPE é mantida pelos cursos A, B ou C. A FACAPE cobra mensalidade de todos os cursos, e os valores correspondem (acredito eu) pelos gastos que cada um necessita na mesma. O curso de COMEX disponibiliza N’s cursos para seus estudantes, e todos pagos pelos mesmos, e o aumento valeu para TODOS os cursos.
    Acredito que você deveria no mínimo se identificar e pedir desculpas para seus colegas e professores do curso que você fez questão de ofender sem ganhar absolutamente nada, apenas inimizade como você mesma disse.
    Prestei vestibular para Comércio Exterior como primeira opção, passei, e adoro o meu curso, em breve estarei formada, e muito, mas muito contrário do que você diz, conheço pessoas no meu curso que passam longe de serem vagabundos, pessoas que trabalham o dia inteiro na área ou não, e depois vão assistir aula com grande prazer de estarem ali.
    Tenho certeza que entristece a todos ver esse tipo de pensamento que você tem.

    • Verlania se é pra ser baixo pois eu vou ser, vagabunda é vc sua cadela
      e sua mãe que teve coraj de bota uma coisa como vc no mundo
      sou aluno de comex com muito orgulho!!!!!!
      agora mostre a sua cara para a minha pessoa pisar
      uma vagabunda dessa querendo ser diplomata kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  30. Pessoal, pra que isso ?
    Meus olhos azuis não estão acostumados a tanta baixaria. meu bloco é de alto nível.
    Tudo que eu disse, é UNANIMIDADE na FACAPE, e logo logo será OFICIAL quando o portal da transparencia sair de uma vez. Vão ver que o cursinho de voces é deficitário e arrasta todas as contas para o vermelho.
    O cursinho de voces não é o menos concorrido atoa, nele estão as pessoas que não descobriram a vocação, e por isso não levam muita coisa a sério, inclusive o pagamento das mensalidades que fica em terceiro plano. Não foi eu quem criou isso,é a realidade, tão dura que muitos se negam a .ter que admitir.
    mas tenho uma boa noticia para voces do curso de COMEX!
    Saibam que podia ser pior, podia ser Secretariado ou Turismo!
    Ja pensaram como Deus foi bom ?
    Para Anonimo, lembre-se: vender muamba do paraguai é contrabando não é comercio exterior ok ?

    • Mas gente, olha quem escreveu errado! Mulher, estamos com vergonha de vc na nossa faculdade! Tome prumo na sua vida, se toca que ficar julgando quem paga ou deixa de pagar, quem é primeira opção ou não, isso não lhe diz respeito! O primeiro vestibular que tentei foi comércio exterior e passei com louvor nas primeiras colocações e sempre foi o q eu quis, sempre me vi nesse ramo e sei que se vc escolheu direito ou adm foi nessa mesma intenção, entrou ciente do que queria e não diga que escolhemos comex como segunda opção. Quem és tu Barrabás? Julgando os outros, nem se formou e já tá na cadeira de juiz na condição de rebaixar e humilhar os outros. Tenha classe com esses seus olhos azuis, pelo que vi vc é uma rebaixada, carente de atenção e essa foi uma maneira rápida! Infelizmente vc não conseguiu somente atenção mas inclusive, repúdio de todos os integrantes da faculdade. Mulher, já deu, pode sair do picadeiro, atração principal!

  31. O que vejo: foco equivocado, falta de busca de provas, falta de pensar meios e entidades jurídicas aptas à modificar a situação. Alguém aí lembra da importãncia de conhecer OS FATOS?

  32. Alguém aí lembra o que são premissas? A autarquia alega que o problema financeiro decorre da dívida da prefeitura, que ela existe a vários anos e só agora pagaram 2 milhões. Vejamos: a dívida existia e a FACAPE estava em ótima situação financeira até o ano passado, agora que o município pagou 2 milhões a instituição ficou mal financeiramente.
    Foco: Vejamos os fatos, argumento e ideia não são fatos.
    DCE: Por que eles não participam dos manifestos? (Respondam com FATOS)
    COMO FOI FEITO ESTE AUMENTO E O QUE O OCASIONOU?

  33. Gente é simples vamos exigir nova eleição do dce e montar uma chapa que realmente represente os estudantes. Que de fato faça mobilização e assuma os interesses dos alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome