Uma grande salva de palmas marcou a entrega da primeira edição do Prêmio IAF de Jornalismo Econômico. O anúncio, feito pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação do IAF, Maurício Ferreira, deu início ao Dezembro em Festa, comemoração de final de ano do Instituto, ocorrida ontem à noite em Salvador. O vencedor foi o repórter Richeli Bezerra da TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia, com uma reportagem que abordou o cultivo de manga na zona rural de Juazeiro.
A matéria mostrou através de uma linguagem simples e didática a influência da economia no cotidiano do homem do campo. “A ideia era mostrar como as pessoas do campo estão procurando aprender economia para melhorar seus negócios. Eu já pensava em fazer essa matéria e, quando soube do prêmio, percebi que era uma grande oportunidade”, revelou Richeli, que veio acompanhado da família e dos colegas Josenaldo Rodrigues (Chefe de Redação), Priscila Lima (produtora) e Joselito Rocha (cinegrafista).
O presidente do IAF, Helcônio Almeida, comemorou o resultado e já projeta novidades para o próximo ano: “Queremos ampliar o prêmio para a categoria de estudantes universitários, para estimular uma produção que ainda tem pouco incentivo na Bahia”, disse. O gerente de jornalismo da Rede Bahia, Giácomo Mancini também esteve presente à cerimônia e entregou o troféu ao colega.
“As iniciativas não se esgotam aqui. Este ano o IAF realizou o Café Com Leis, um curso de linguagem econômica e tributária para profissionais de comunicação e agora lançamos a Revista IAF, que vai ajudar a esclarecer temas econômicos para o cidadão comum”, acrescentou. A primeira edição do Prêmio IAF de Jornalismo teve como temas Finanças, Tributação, Economia e Gestão Pública referentes ao Estado da Bahia e o vencedor recebeu, além do troféu, R$ 3 mil em dinheiro.



Britto, completa a matéria… Que diabo é IAF?