Renan Calheiros permanece na presidência do Senado, mas sai da linha sucessória

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2016 às 06:20

renanPor seis votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, manter o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência da Casa, mas tirá-lo da linha sucessória da Presidência da República.

Réu por peculato em uma ação motivada a partir de denúncia de VEJA – ele teve despesas particulares pagas pela empreiteira Mendes Jr – Renan Calheiros ganhou sobrevida no Supremo. Decano do STF, Celso de Mello apresentou a proposta que salvaria o senador alagoano por volta das 5 horas da tarde. O político pode se manter na presidência do Senado mesmo sendo réu, situação que não foi aplicada, por exemplo, ao peemedebista Eduardo Cunha à frente da Câmara dos Deputados.

A ressalva: se Michel Temer ou Rodrigo Maia não puderem assumir o Palácio do Planalto por qualquer razão, Renan Calheiros também não pode, mas continua como presidente do Senado.

Em seu voto, o magistrado alegou que não há “perigo na demora” de se manter o senador no posto de cúpula porque, em uma eventual ausência do presidente Michel Temer, o presidente da Câmara Rodrigo Maia poderia assumir o cargo normalmente. Foi seguido pelos ministros Teori Zavascki, que havia concedido liminar para afastar do cargo o peemedebista Eduardo Cunha, e por Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente Cármen Lúcia.

Ironia

Em duro voto, o ministro Marco Aurélio Mello criticou a postura de Renan Calheiros de desafiar o STF e não cumprir de imediato a ordem para deixar a presidência do Senado. “Hoje pensa o leigo que o Senado Federal é o senador Renan Calheiros. Se diz que sem ele, e a essa altura está sendo tomado como um salvador da pátria amada, não teremos a aprovação de medidas emergenciais visando combater o mal maior, a crise econômica e financeira a provocar desalento e ausência de esperança aos jovens que são projetados e colocados nesse mercado desequilibrado de trabalho. Quanto poder”, ironizou o magistrado. (fonte: Veja/foto reprodução arquivo)

Renan Calheiros permanece na presidência do Senado, mas sai da linha sucessória

  1. Maria disse:

    Meu Deus! Nem no STF, Órgão máximo do que seria Justiça podemos confiar. Como diz o Ministro Marco Aurélio, que poder esse que tem o Renan. Poder ou o rabo de todo mundo na mão.

  2. RAYMUNDO disse:

    ISSO É UMA VERGONHAAAAAAAAAAAA. ENTÃO AGORA O CIDADÃO COMUM TAMBÉM PODE RECUSAR RECEBER UMA INTIMAÇÃO OU NÃO CUMPRIR UMA ORDEM JUDICIAL ?
    ISSO É TROCA DE FAVORES ME DEIXA NO SENADO QUE NÃO COLOCO EM VOTAÇÃO A LEI DE ABUSO DE PODER.

  3. Cidadã disse:

    STF frouxo ficaram todos com rabinho entre as pernas com medo do cangaceiro das Alagoas, vergonhoso.

  4. ETROLINA;. E disse:

    José Francisco; se não serve para ocupar o gargo de presidente do pais; por se tornado reo como pode continuar como presidente o senado? reo é reo;o descumprimento a decisão superior; deixa claro que a falta de entendimentos entre os poderem;dificulta as buscas para um Brasil melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários