Três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBA) poderão ser criadas em 2011 nos municípios de Boninal, Ibipitanga e Remanso. A possibilidade foi admitida no último dia 31 de agosto, em Brasília, durante reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco.
O encontro foi provocado pelo candidato a deputado federal Emiliano José e contou com as presenças dos prefeitos de Boninal, Raimundo Eudes Paiva, de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues, e de Remanso, José Clementino de Carvalho Filho, além do reitor do IFBA, Sebastião Edson Moura, e do superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar da Secretaria de Educação da Bahia, José Maria Dutra.
Os prefeitos deverão elaborar as propostas de cada cidade e a aprovação dependerá dos projetos, que deverão indicar o número de habitantes, as características e as possibilidades dos municípios. Também deverão indicar quantos municípios o cercam, para avaliar o alcance das implantações, e quais os cursos mais adequados para cada região.



Já passou da hora de uma cidade como Remanso, cidade pólo que faz froteiras com municípios importantes como Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e o Estados do Piauí ter alguma instituição educacional de nível técnico e superior Federal ou Estadual. Porque o povo fica revoltado com a vergonha de uma cidade pólo como Remanso ser esquecido pelos Governos estadual e federal tem com essa região, até parece que é preconceito porque é do semi-árido.
Rapaz, isso tinha que acontecer logo, não é justo que nossa cidade perca tds os anos estudantes inteligentissimos pra outros municipios.Tendo que ficar longe de casa da familia, é horrivel.Tomara que esse seja o primeiro passo, e que o prefeito elabore bem esse projeto se não, um erro já era o sonho, quer dizer a realidade do IFBA