Rede pública de saúde em Petrolina estaria sem equipamento para realizar Teste da Orelhinha, diz comunitária

por Carlos Britto // 20 de maio de 2014 às 07:54

A aprovação da Lei 12.303, que torna obrigatória e gratuita a realização do exame conhecido como ‘Teste da Orelhinha’, não tem garantido este serviço em Petrolina, onde o teste não vem sendo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A denúncia partiu da comunitária Sandra David.

Segundo ela, o teste – que avalia a audição e pode detectar algum grau de surdez nos bebês – deveria ser oferecido gratuitamente no Centro Auditivo da cidade, porém o único equipamento disponível no local está quebrado desde 2013.

Sem ter a quem recorrer, ela informou ao Blog que as mães precisam desembolsar cerca de R$ 200 para submeter os filhos ao exame.

“A Secretaria de Saúde alega que mandou consertar o aparelho e que já não existem peças, e por isso iriam comprar um novo. Mas não sabem informar como está o processo. Eles justificam dizendo que o Hospital Dom Malan (HDM), por ser uma maternidade, deveria ter essa máquina. Resumindo: a única alternativa que temos até agora é pagar”, reclama.

O Blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. (foto:ilustração)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.