Rede óticas de alta qualidade deverão facilitar acesso à informação e beneficiar instituições em Petrolina e Juazeiro

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2014 às 07:40

tecnologia-da-informatica-9Petrolina e Juazeiro passam a contar a partir desta segunda-feira (8) com uma Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (Redevasf), iniciativa coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep).

O objetivo da Redecomep é implementar redes ópticas de alta velocidade em regiões com instituições de ensino e pesquisa.

A cerimônia de inauguração será realizada às 9h30 (horário local), no auditório da Biblioteca, do Campus Petrolina Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com a presença do reitor da instituição, Julianeli Tolentino de Lima; do prefeito de Petrolina, Julio Lossio; do secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Petrolina, Newton Matsumoto; do diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi; e do presidente do Comitê Gestor da Redevasf, Jonildo Cordeiro, além de representantes das instituições que compõem a rede.

Por Petrolina, estarão representantes do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Universidade de Pernambuco (UPE), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe); e por Juazeiro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Para a implantação da Redevasf, foram investidos R$ 1,8 milhão em 90 km de rede óptica, que interliga instituições de pesquisa e educação nos municípios de Petrolina e Juazeiro.

Acesso à informação

A nova rede parte da fase de expansão do programa Redecomep, que atualmente está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas de seis estados do país, por meio da implantação de 41 redes ópticas em todo o Brasil.

A Redevasf representa o desafio de expandir a infraestrutura de redes avançadas na cidade, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações.

A rede metropolitana constitui um patrimônio de alto valor, fruto da aplicação de recursos públicos para apoio ao desenvolvimento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Insere o país no cenário mundial de experimentação de redes ópticas de alto desempenho, oferecendo condições de igualdade aos pesquisadores brasileiros em projetos colaborativos internacionais. As informações são da assessoria da Univasf.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários