Raquel Lyra destaca papel do Nordeste na transição para economia sustentável

por Carlos Britto // 09 de junho de 2024 às 07:00

Foto: Reprodução Folha PE

Em um debate sobre sustentabilidade no Fórum Esfera, realizado sábado (8) em Guarujá (SP), a governadora Raquel Lyra afirmou que o Nordeste é uma parte fundamental da solução para a transição do Brasil a uma economia sustentável. Ela destacou os esforços do Governo de Pernambuco para posicionar o Estado na nova economia global, focada na sustentabilidade e justiça social.

Durante o painel ‘O Brasil na Liderança da Sustentabilidade Global’, Raquel enfatizou iniciativas como o investimento no gás natural pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e o futuro lançamento do Plano de Ação da Mudança Econômica e Ecológica de Pernambuco (Permeie). “Estamos nos preparando para garantir que os investimentos na cadeia produtiva verde, com foco na descarbonização, estejam centrados na estratégia de crescimento de Pernambuco de forma justa e sustentável. O Nordeste brasileiro é grande parte da solução do Brasil para essa transição”, afirmou.

A governadora anunciou que, no início do próximo mês, será apresentado à sociedade o Plano de Ação da Mudança Econômica e Ecológica de Pernambuco, baseado na economia regenerativa. Ela também destacou a parceria com o BNDES no programa Floresta Viva, destinado a regenerar a Caatinga, e a transição energética em curso com a Copergás, que visa a substituir o carvão pelo gás natural e abrir caminho para o hidrogênio verde. Além disso, ela prometeu que o Porto de Suape será carbono zero em dois anos.

O evento, organizado pela Esfera Brasil, reuniu políticos, empreendedores e empresários para discutir o futuro sustentável do país. Entre os participantes do painel estavam a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni; o presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa; e o diretor industrial da Gerdau, Maurício Metz. A governadora estava acompanhada pelos secretários de Estado Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais); o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho; e a secretária executiva de Relacionamento com a Imprensa, Daniella Brito.

Raquel Lyra destaca papel do Nordeste na transição para economia sustentável

  1. O nordeste do Brasil precisa se destacar também no cenário nacional. Por muito tempo, o nordeste do Brasil era conhecido como a região do atraso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. O empresário Josival Amorim, mencionado nos comentários do jornalista como estrategista, na verdade puxa o tapete de seu parente, Odacy…