Rally dos Sertões 2023 começa a se despedir de Petrolina

por Carlos Britto // 16 de agosto de 2023 às 08:00

Foto: Duda Bairros/divulgação

O Rally dos Sertões 2923 vai botar o pé na estrada nesta quarta (16). Foram momentos intensos e de muita movimentação durante os sete dias em que a caravana do maior rally das Américas ficou baseada em Petrolina, que pela primeira vez recebeu a largada da prova e uma semana na mesma cidade, em função do formato inédito da prova em laços ou margaridas (larga e retorna para a mesma cidade). Povo hospitaleiro, cultura, artesanato e o Rio São Francisco, um dos maiores tesouros brasileiros, foram as atrações para os expedicionários do Sertões, aqueles que vieram para se divertir sem competir.

No caminho inverso, a Vila Sertões, a maior já montada na história dos 31 anos da prova, com 136 mil metros quadrados, recebeu milhares de visitantes, curiosos para ver de perto as supermáquinas do rally e as estrelas: os competidores. A cidade conta com população estimada em 360 mil habitantes e a base de sua economia está na produção de frutas (especialmente uva, manga, melancia, goiaba e banana) e leguminosas (feijão, batata-doce e aipim/macaxeira).

A região é atualmente o principal polo frutífero do país e, graças à presença de um aeroporto de média dimensão, boa parte da produção pode ser escoada diretamente para o exterior.

Vinícola

Com tantos atrativos, somados à hospitalidade do povo de Petrolina, as Expedições Sertões Aventura atraem turistas de várias partes do Brasil. São realizadas por operadores homologados pela Dunas e especializados em passeios off road com grupos de motos e carros 4×4. Nesse Sertões, as expedições contam com 154 pessoas.

O homologado KeepTrack 4×4 organizou visitação na Vinícola Rio Sol, em Lagoa Grande (PE), cidade a 50 km de Petrolina, onde a produção de vinhos começou nos anos 1980 e é destaque na região devido a três características climáticas: sol o ano todo, poucas chuvas e irrigação do Rio São Francisco.

O grupo pode andar pela plantação de uvas na fazenda de 120 hectares, com safra o ano todo, o que só é possível nessa região do planeta. Os 35 expedicionários conheceram as dependências da vinícola, visitaram a adega, experimentaram a uva tirada diretamente do pé no meio da plantação e claro, para concluir, a tão esperada degustação de vinhos seguido de almoço com cardápio regional e música ao vivo reverenciando os destaques locais como Luiz Gonzaga.

Museus Históricos

Como parte do passeio de city tour prévio à vinícola, as expedições visitaram o Museu do Sertão em Petrolina, que retrata e resgata a história do homem sertanejo em todos os seus aspectos. O acervo é constituído por mais de três mil objetos.

Outra opção é aproveitar a cultura histórica de cidades próximas. A Expedição Via 4×4 visitou o vilarejo de Canudos Velho (BA), que fica a 180 km de Petrolina. Os expedicionários conheceram o Museu Histórico de Canudos, criado por um dos primeiros habitantes do local. É um vilarejo pequeno e rico em cultura, onde ainda é possível conferir as ruínas da igreja de Antônio Conselheiro. Entre as exposições do museu encontram-se artigos como cartuchos e balas, espingardas e revólveres, facões e bainhas que teriam sido utilizados durante a Guerra de Canudos.

No artesanato, a cultura da produção de carrancas enche os olhos e emociona. A escultura que carrega a crença de proteção, tem uma cabeça de forma humana ou animal, produzida em madeira. Hoje é comercializada como objeto de decoração, mas foi utilizada a princípio na proa das embarcações que navegavam no Velho Chico. Na cidade é possível conhecer a Oficina do Artesão Mestre Quincas, onde os escultores passam o conhecimento de pai para filho, geram renda para a população ribeirinha e fortificam a cultura local. As informações são da assessoria.

Rally dos Sertões 2023 começa a se despedir de Petrolina

  1. Josefa Maria disse:

    Tem gosto pra tudo mesmo. Nunca vi coisa mais sem futuro e sem graça que essa. Pra mim, né? Cada um tem seu gosto.

  2. Francisco disse:

    Obrigado pela boa notícia. Já vão tarde. Chega de coisas que em nada contribuem para a edificação do carente ser humano.

  3. Severino Alves da Silva Junior disse:

    Um dos eventos mais importante que Petrolina recebeu nos últimos tempos. Muita gente de fora, muitos deles irão voltar. Conheceram a cidade e região, isso é muito bom para o povo de Petrolina, ótimo para a economia local hoje e no futuro. Este evento gigante juntamente com outros eventos na cidade traz importante contribuição para toda região e principalmente Petrolina. Que venha novamente, e também outros eventos. Temos que apostar no turismo de negócio, turismo passeio e turismo de esportes, todos sem excessão trazem contribuições relevantes para a cidade. Parabéns ao prefeito Simão por ter trazido os sertões este ano, que a gestão municipal traga outros eventos para uma diversificação neste segmento de negócio tão importante.

  4. Rogério disse:

    Já vai tarde, não devia nem terem vindo

  5. Francisco Gilberto de Souza Santos disse:

    Não é somente pilotar esses veículos, por trás de tudo isso tem tecnologia, são criadas peças componentes eletrónicos e etc. e passam por testes e são aplicadas nestes tipos de eventos, para proporcionar um conforto para os novos carros, admiro bastante este tipo de competição

  6. Francisco Gilberto de Souza Santos disse:

    Não é somente pilotar esses veículos, por trás de tudo isso tem tecnologia, são criadas peças componentes eletrónicos e etc. e passam por testes e são aplicadas nestes tipos de eventos, para proporcionar um conforto para os novos carros, admiro bastante este tipo de competição.

  7. Esperto disse:

    Evento muito bom, isso só eleva e projeta a cidade de Petrolina nacionalmente, que tais eventos se dessa magnitude aconteçam na cidade e região

  8. Sincero e sem pena disse:

    Os espíritos de porcos que estão criticando evento deveriam analisar que são centenas de pessoas que fazem parte da equipe de competição e apoio, gerando divisas para a cidade com hospedagem e consumo em restaurantes. Vão procurar oque fazer ao invés de criticar quem faz alguma coisa acontecer.

  9. Paulo disse:

    Se fosse um baile fank regado de cocaína estavam elogiando mas foi civilizado muitos não gostaram

  10. PAULO GONCALVES ARAUJO disse:

    Foram todos bem vindos,um evento nessa proporção trás para a cidade de Petrolina,uma grande geração de emprego,e renda hortelaria restaurantes e ajuda na economia da cidade, trazendo turistas de vários países e cidades,sem falar q e um Sport de grande proporção!

  11. PAULO GONCALVES ARAUJO disse:

    Toda equipe do rally dos sertões,estão de parabéns,

  12. Mauricio disse:

    Evento maravilhoso e pra Petrólina ter esse evento durante uma semana e pela primeira vez a largada ser aqui foi fantástico pra Petrolina.

  13. Jair Messias Bolsonaro disse:

    Vendedor de água,picolé ou espetinho movimentando a economia local,trazendo felicidades e inspirações.

  14. Acorda mano. disse:

    Vendedor de água,picolé ou espetinho movimentando a economia local,trazendo felicidades e inspirações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e, redatores deste conceituado meio de comunicação. Aproveitando para parabenizar, pela matéria postada, pois, é história e é…