Quilombolas de Orocó receberão curso gratuito de formação em audiovisual

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2023 às 21:00

O 3º Movimento Videoarte Comunidade – curso de formação em cinema e audiovisual exclusivo e gratuito – será realizado entre os dias 4 e 11 de novembro na comunidade quilombola da Mata de São José, em Orocó (PE), no Sertão do São Francisco.

O programa consiste em oito encontros presenciais, com duração de 40 horas, para um grupo de até 30 pessoas. A equipe que conduzirá a formação é composta por Aluan Braga (diretor, fotógrafo e ator), Fernanda Walentina (diretora, roteirista audiovisual e fotógrafa) e Robério Brasileiro (diretor, roteirista audiovisual e fotógrafo), com Pedro Lacerda encarregado da produção. Representando a comunidade, Maria Senhora (representante das mulheres) e Daniely Gonçalves (responsável pela mídia social), que facilitam a comunicação entre a comunidade e os participantes da oficina.

Nesta edição especial, por ser a primeira na região, o projeto visa à realização de duas produções inéditas, com temáticas diversas, valorizando a perspectiva das pessoas da comunidade que desejam aprimorar o conhecimento na linguagem audiovisual. “O movimento já formou e beneficiou mais de 80 jovens e adultos em todas as comunidades por onde passou. Desta vez, o curso é focado na formação de mulheres e homens remanescentes de quilombolas“, afirma Robério Brasileiro, idealizador do curso.

O 3º Movimento Videoarte Comunidade recebe o incentivo do Funcultura Audiovisual do Estado de Pernambuco, através do edital de Fomento 2021/2022, e conta com o apoio do Território Quilombola da Mata de São José. Essa iniciativa é realizada em parceria com a Alternativa B Filmes.

Projeto

O Movimento Videoarte Comunidade já atendeu jovens e adultos da periferia do Bairro Rio Corrente, em Petrolina, no espaço cultural Céu das Águas, nos anos de 2018 e 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Um Petrolinense real, assim foi Fernando, pois uns chamado carinhosamente de besourinho. Eu me lembro muito bem do SAMBOSSA, Fernando,…