Questão do mototaxi em Petrolina exige medidas urgentes do Poder Público

por Carlos Britto // 05 de abril de 2009 às 10:15

A relação conflituosa, beirando a beligerância, entre os grupos de mototaxistas em Petrolina já deveria ter acendido há muito tempo o alerta vermelho dos poderes públicos constituídos em nossa cidade.

 Temos postado vários emails de leitores do Blog manifestando sua preocupação com as freqüentes brigas e trocas de acusações entre esses profissionais – ainda não autorizados pela justiça para prestar seus serviços, diga-se de passagem.

Não precisaria morrer ninguém para que as autoridades deixassem o seu silêncio imperioso e tomassem uma decisão urgente e austera nessa questão. Mas infelizmente o pior aconteceu.

A tragédia que culminou com a morte do mototaxista Antonio Carlos de Jesus, 39 anos anos, na noite da última quinta-feira (02) na Ponte Presidente Dutra, deveria servir de aviso.

Infelizmente é uma vida ceifada, mas poderia ter sido pior. Sim, porque o único a falecer foi ele. Por mais terrível que seja o fato, ele não estava com nenhum passageiro na garupa da sua moto. Mas, e esse estivesse? E se o passageiro também tivesse morrido?

Com certeza teríamos, no dia seguinte à tragédia, a notícia estampada nos jornais e maciçamente divulgada nos rádios e TVs: “primeiras mortes no mototaxi”. Mas não é só. Essa manchete fictícia, pelo menos até agora, pode acabar se tornando real não apenas em relação a eventuais acidentes como o que vitimou Antonio Carlos de Jesus. A animosidade entre os grupos rivais de mototaxistas pode acabar gerando vítimas, cedo ou tarde.     

Portanto, é mais do que louvável que a Prefeitura de Petrolina e o Ministério Público abram os olhos e intercedam o mais breve possível nessa questão. Se o serviço de mototaxi é bem vindo ou não, isso só o tempo vai dizer. Mas ninguém quer ver um serviço anunciado como essencial pelas lideranças do movimento acabar em páginas policiais, como já está acontecendo.

Questão do mototaxi em Petrolina exige medidas urgentes do Poder Público

  1. Watergate disse:

    Vou perguntar novamente.
    Onde esta a defensora da justiça e dos bons costumes de Petrolina, Dra. Ana Rubia ?
    Parece que é muito mais facil pra ela, atrapalhar festas e reunioes familiares de eleitores, do que dar um fim nessa bagunça de Mototaxistas, flanelinhas e Camelôs que se instaurou em Petrolina. Esses bandidos tomaram a cidade de assalto e ninguem faz NADA!

  2. tontonho disse:

    MUITO BEM LEMBRADO A FIGURA DA DEFENSORA DA LEI EM PETROLINA…
    MUITO BEM, CADE VOSSA EXCIA.? QUAL A ATITUDE DA DRA ANA RUBIA EM RELAÇAO AO MOTO TAXI?
    SERA QUE ELA ESTA ESPERANDO NOTICIAS DRASTICAS PARA UMA MEDIDA?
    AGUARDAREMOS….

  3. Francisco disse:

    Isso é fruto de muita briga entre mototaxistas, política pelo meio e muita desarganização e nenhum amparo da Lei. Previsão: Vai morrer mais.

  4. cadoca disse:

    Um amigo,medico de urgencia em juazeiro do NE , min falou que lá todo dia tem morte de mototaxista quando não vem direto da rua vem da U.T.I. Já acabaram com o transporte coletivo e a metade do serviço de taxi. Autoridades tentam em vão coibir , mas não conseguiram nunca mais. Aqui em petrolina será a mesma tragédia A solicitação constante do serviço de mototaxi, os obrigam a andar em alta velocidade. Para atender a demanda, eles fazem de tudo no transito [ tudo de errado] .

  5. JARBAS VASCONCELOS disse:

    EU QUERO SÓ VER ONDE ISSO VAI PARAR!

  6. Godofredo Bezerra disse:

    Medidas urgentes no Governo Júlio Lóssio ?????? Claro deverão acontecer dentro de uns 100 dias. Deixem de piadas, medidas urgentes neste governo não existem. Exeto se for para prejudicar opositores ao seu governo

  7. ROBSON PATRÍCIO disse:

    Ilmo Sr Carlos Brito, vou pedir encarecidamente que publique a pergunta que faço neste momento ao Presidente do SINDMOTO, COOPERMOTO, PREFEITURA DE PETROLINA, EPTTC, PROMOTORIA PÚBLICA, como irão ficar as crianças da APAAE, os idosos, os deficientes físicos e os portadores do vírus HIV, haja visto que ambos necessitam do transporte coletivo gratuitamente para realização dos seus tratamentos, uma conquista de muito tempo. Visto que a permanência dos mototaxi no transporte em nossa cidade tem sido errônea, e que por conseqüência irão provocar a quebra das empresas de transporte, e ai, na falta do transporte publico coletivo, quem irá proporcionar este transporte gratuito? o Prefeito Julio Lossio já parou pra pensar nisto, ou será que todas as autoridades de Petrolina irão ignorar o que é obvio.

  8. Manoel R. Castro disse:

    Esse Watergate é muito atrevido, mas infelizmente ele está com a razão.

  9. Augusto Santos disse:

    O problema não estar no serviço de mototaxi. A opção por este transporte trás vantagens essenciais para uma população que sofre com as deficiências do transporte público (que em Petrolina nunca foi dado atenção devida e, ficamos a deriva por estas empresas de ônibus, que não pagam seus funcionários em dia nem atendem bem os usuários; ou já esqueceram dos acidentes e até mortes causadas pelo mal atendimento dos ônibus, com pessoas idosas caindo pelas portas?)

    No entanto, o poder público e a sociedade de petrolina precisa amadurecer o debate urgente, afim de sugerir e executar normas sérias que regulem o serviço. O diálogo deve ser encarado com o pulso e a coragem de enfrentar o problema. Assim, só constatamos atualmente que essa nova prefeitura não quer encarar os fatos e os compromisso (de campanha).

    Sendo assim, chegamos a conclusão que o senhor prefeito e outras autoridades são inresponsáveis.

    Tomem coragem e se sintam “homens” públicos de verdade. Façam sua história com H. E marquem a nossa memória com fulgor e certezas de que é possível fazer mudanças.

  10. Maria disse:

    O que diz a Lei Nacional que regula o trânsito e transporte coletivo?
    A Lei Nacional libera mototaxi?
    Se não, porque Petrolina está na contravenção da Lei?
    Ora, um transporte inseguro, antihigiênico pode servir à população?
    A Lei é dura, mas é Lei. Cumpra-se, gostando ou não.

  11. geraldo luiz do nacimento disse:

    otransporte de moto taxi ten que ser regulamentado .sou favoravel, nos ja sabemos que as enpresas de onibus financia campanhas nas midias,divolgaçao, pra nao regulamenta esa profiçao.

  12. Josimar disse:

    O MOTO TAXI, representa um meio de transporte socialmente relevante para a população urbana, especialmente para a classe trabalhadora, que a utiliza, direta ou indiretamente, na sua vida diária – trabalho e escola. O seu custo acessível, inclusive de manutenção, a torna um instrumento, ainda que indireto, de profissionalização do trabalhador, contribuindo-lhe em mobilidade social, haja vista (e aqui estamos diante de uma conclusão óbvia) que o transporte coletivo, com destaque para o ônibus, apresenta uma limitação para conciliar trabalho e escola: a lentidão do sistema.

    Num desenvolvimento lógico de idéias, não é difícil afirmar que a facilidade de aquisição da motocicleta, o baixo de custo de manutenção e a economia com combustível, aliado a fatores como desemprego, falta de profissionalização do trabalhador brasileiro e, ainda, as conhecidas deficiências do transporte coletivo, criaram um ambiente propício para o desenvolvimento de um serviço alternativo de transporte: o mototáxi.

    Por essas razões eu estou com a maioria da população SOU A FAVOR DO MOTO TAXI EM PETROLINA.

  13. edson disse:

    Sou Presidente da Associação das Empresas de Mototaxi de Jacobina, aqui não é diferente enfretamos os mesmos problemas,pois já passamos por duas gestões e não regulamentamos o Serviço mototaxi, guando não tem impecilio pela empresas de ônibus ha disinteresse pelas autoridades.
    Edson -Presidente da asmoja
    Jacobina-Bahia tel (74) 36213600 ou 8108 1044

  14. junior malaquias disse:

    quero vir por meio desse blog para dizer que a colocaçao´´Esses bandidos tomaram a cidade de assalto e ninguem faz NADA“ esse (cara) Watergate isso mesmo (cara)! sem duvida quando ele fas uma colocaçao dessas e generaliza uma categoria trando como se todos que fasen parte como bandindos ele e so mais um idiota que nao vive a raealidade dos mototaxista de petrolina! sabendo ele que em meio a qualquer grupo profissional existe bandidos, entao ele te uma opinião que nao condiz com a realidade que vive a sociedade de petrolinese!

  15. edson bispo de souza disse:

    Estou entrando pela segunda vez em seu site, desta ves para pedir imformações sobre como é feito o procedimento do permissionário, se voces poder me informar.

    edson bispo de souza
    Presidente -ASMOJA
    (74) 8125 3770/ 9103 8760

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *