PT quer Humberto Costa disputando Governo de PE, mas PSB trava diálogo

por Carlos Britto // 10 de janeiro de 2022 às 17:21

Foto: Ricardo Stuckert/reprodução

Se por parte da oposição em Pernambuco, um consenso entre os principais nomes cotados para a disputa pelo Campo das Princesas parece distante, o cenário não está muito diferente em relação aos governistas. Até o momento o PSB de Paulo Câmara ainda não acenou com o possível candidato a sucessor do socialista. De acordo com a Coluna Painel, da Folha de São Paulo, as conversações no Estado estão travadas entre PSB e PT.

No último encontro entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o do PSB, Carlos Siqueira, foi colocado na mesa o nome do senador petista Humberto Costa para ser o candidato a governador da Frente Popular. No entanto, os entendimentos não avançaram. Até porque, dentro da cúpula socialista, a intenção é de que a legenda tenha candidatura própria. Pelo menos é o que defende o prefeito do Recife, João Campos.

Mas essa ‘engenharia’ político-eleitoral entre os dois prováveis aliados para as eleições deste ano. Em São Paulo, principal colégio eleitoral do país, o petista Fernando Haddad aparece à frente do socialista Márcio França, outro que pretende disputar o governo estadual. O PSB ainda quer o apoio do PT em mais três Estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Como se vê, a maior liderança petista e virtual pré-candidato a presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, terá de demonstrar toda sua habilidade política para construir essa aliança. Mesmo porque todos esses acordos precisam desembocar no projeto nacional do PT de fazê-lo presidente pela terceira vez. É aguardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *