A grande plenária do Partido dos Trabalhadores (PT) mobilizou a legenda em Juazeiro (BA) na noite de sábado (24), no auditório do Clube dos Caçadores, na Avenida Adolfo Viana. O evento reuniu centenas de militantes, dirigentes e lideranças políticas da cidade e da região, e foi palco do lançamento oficial das pré-candidaturas de Vinícius Gonçalves à presidência do PT de Juazeiro e de Tássio Brito à presidência estadual do partido.
Durante sua fala, o vice-prefeito do município, Tiano Félix, emocionou o público ao declarar apoio aos dois companheiros, especialmente a Vinícius, a quem se referiu como “um irmão de caminhada”, destacando a trajetória semelhante de ambos, como homens oriundos da zona rural que lutam para ocupar espaços de poder e transformar a realidade das periferias, do campo e da cidade. “Ver Vinícius hoje disputando a presidência do nosso partido aqui em Juazeiro é mais do que simbólico. É a confirmação de que homens e mulheres do campo, como eu, como ele, podem e devem ocupar os espaços de decisão. Porque é a partir da nossa vivência que podemos construir políticas públicas verdadeiras para quem mais precisa“, declarou Tiano, emocionado.
Bandeiras do partido tomaram conta do espaço e do entorno, e diversas lideranças dos movimentos sociais, como o MST, marcaram presença, inclusive com caravanas em ônibus vindos de comunidades rurais para reforçar o apoio aos candidatos. A plenária também reforçou a importância da unidade do PT e da renovação com raízes nas bases populares.
A mesa do evento contou com a participação de importantes lideranças políticas e sociais, como Zé Carlos, do Coletivo Resistir e Avançar; Kauan Barros, da Juventude do PT (JPT); Érica Daiane, da Democracia Socialista e do Coletivo Enxame; Zé Mota, da Esquerda Popular Socialista e MST; Paulo Bomfim, ex-prefeito de Juazeiro; Jojó, da Secretaria de Organização Estadual, e Angélica, do Coletivo Renova e secretária estadual de Mulheres do PT; Tiziu, chefe de gabinete da prefeitura; Lucas Reis, chefe de gabinete do senador Jaques Wagner; Juvenilson Passos, ex-prefeito de Sento Sé; e Gleice Dinairam, presidente da Colônia de Pescadores de Juazeiro.
Observando os nomes das autoridades da mesa, vislumbra-se Paulo Bonfim, ex prefeito de Juazeiro. Como todos sabem foram quatro anos de de um poste que deixou outro mandar no executivo, por isso, hoje não tem qualquer representatividade, infelizmente. Agora milita no PT? É isso, adota-se aquela citação: ‘quem pensa muda!’. Se assim for, vá à luta sr. BONFIM.