PT de Pernambuco quer Carlos Veras como ministro de Lula

por Carlos Britto // 28 de dezembro de 2022 às 08:01

Reunidos na noite desta terça (27), membros da cúpula do PT de Pernambuco decidiram encaminhar para a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, um pedido para que o deputado federal reeleito Carlos Veras assuma um dos ministérios no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A indicação atenderia ao pleito do diretório estadual do partido de ter uma participação mais direta na gestão que se inicia no próximo dia 1º de janeiro.

Os dois nomes mais fortes do PT pernambucano que poderiam a ocupar alguma pasta no governo Lula, Humberto Costa e Teresa Leitão, são considerados essenciais no Senado – onde reforçarão a bancada da legenda. Ambos foram sondados e chegaram a entrar nas bolsas de apostas para ocupar a Saúde e a Educação, respectivamente.

Já no caso de Veras, não há risco de ele se licenciar do mandato e deixar o PT sem um dos seus representantes. O seu possível afastamento da Câmara dos Deputados daria espaço para que a atual vereadora do Recife, a petista Liana Cirne, assumisse o mandato. “Continuaríamos com uma pessoa do PT no Congresso”, explicou uma das fontes ouvidas.  O grupo, no entanto, decidiu não pedir nenhuma pasta específica devido à grande disputa que vem ocorrendo em alguns setores. Tendo iniciado sua trajetória política na área rural, por exemplo, Veras teria mais afinidade com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O mais cotado para assumir a vaga é o senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

O seu nome seria o primeiro do PT de Pernambuco a ocupar uma espaço no Governo Lula, uma vez que os outros dois nomes já anunciados, José Múcio Monteiro na Defesa e Luciana Santos (PCdoB) na Ciência e Tecnologia, não têm vínculo com a legenda. No entanto, dos 37 ministérios que o futuro governo terá, só faltam ser anunciados os titulares de 15 deles – o que deverá acontecer ainda esta semana. A conversa com Gleisi Hoffmann será nesta quarta-feira (28).

Folha de Pernambuco

PT de Pernambuco quer Carlos Veras como ministro de Lula

  1. Paulo disse:

    Está certo tem de montar aquadrilha completa não pode deixar nem hum membro fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.